A escolha do curso de Medicina no contexto de implementação de políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gustavo Meirelles Ribeiro
Orientador(a): Claudio Marques Martins Nogueira
Banca de defesa: Luciano Campos da Silva, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, Cristina Goncalves Alvim, Wania Maria Guimaraes Lacerda
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWKMY5
Resumo: Nesta tese, investiga-se a escolha pelo curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal de Ouro Preto, a partir da adoção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e da Lei de Cotas, tendo como fundamentação teórica e metodológica a perspectiva da Sociologia da Educação. O problema central da pesquisa é verificar a escolha pelo curso de Medicina nesse cenário, uma vez que é um dos mais elitizados e concorridos dentre os cursos superiores oferecidos pelas instituições públicas do país. Segundo as teorias elaboradas pela Sociologia da Educação, grupos sociais distintos tenderiam a elaborar as escolhas pelo curso superior de maneiras diferentes, em geral, condicionados pelas possibilidades de acesso a estes cursos. Considerando-se o elevado grau de dificuldade para o acesso ao curso de Medicina, investigam-se os caminhos percorridos pelos alunos de grupos diversos para elaboração da escolha pelo curso, com vistas à percepção de semelhanças e diferenças entre esses grupos, definidos segundo critérios da Lei de Cotas. São estudadas amostras de estudantes que acessaram as duas instituições por meio do SiSU em 2016, aos quais se aplicaram questionários específicos elaborados para tal fim. Realizaram-se também entrevistas semiestruturadas das quais participou um grupo seleto de estudantes. São encontradas interseções entre os grupos de estudantes pesquisados, principalmente após análise dos questionários: a população estudada é majoritariamente jovem, entre 18 a 20 anos de idade, com predomínio de estudantes brancos e escassa representação de pretos; a escolaridade dos pais e das mães dos alunos é, em geral, elevada. As escolhas pela Medicina são elaboradas quase sempre em épocas da vida mais precoces, em relação ao momento da inscrição no SiSU, e os candidatos são aprovados, em grande maioria, na primeira das opções oferecidas na plataforma do sistema. Diferenças também são percebidas, em escala individual, como, por exemplo, a maior instabilidade de estudantes de grupos sociais menos favorecidos em sua trajetória escolar, ainda que eles se considerem estudantes dedicados. Os resultados sugerem que a população desses grupos tenha sido superselecionada, não possuindo o perfil escolar característico de seus grupos sociais de origem. Percebe-se ainda que o SiSU coloca os estudantes mais bem-sucedidos no ENEM em situações mais favoráveis aos concorrentes, no que se refere à escolha pelas instituições de maior prestígio e geograficamente melhor situadas.
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Segundo as teorias elaboradas pela Sociologia da Educação, grupos sociais distintos tenderiam a elaborar as escolhas pelo curso superior de maneiras diferentes, em geral, condicionados pelas possibilidades de acesso a estes cursos. Considerando-se o elevado grau de dificuldade para o acesso ao curso de Medicina, investigam-se os caminhos percorridos pelos alunos de grupos diversos para elaboração da escolha pelo curso, com vistas à percepção de semelhanças e diferenças entre esses grupos, definidos segundo critérios da Lei de Cotas. São estudadas amostras de estudantes que acessaram as duas instituições por meio do SiSU em 2016, aos quais se aplicaram questionários específicos elaborados para tal fim. Realizaram-se também entrevistas semiestruturadas das quais participou um grupo seleto de estudantes. São encontradas interseções entre os grupos de estudantes pesquisados, principalmente após análise dos questionários: a população estudada é majoritariamente jovem, entre 18 a 20 anos de idade, com predomínio de estudantes brancos e escassa representação de pretos; a escolaridade dos pais e das mães dos alunos é, em geral, elevada. As escolhas pela Medicina são elaboradas quase sempre em épocas da vida mais precoces, em relação ao momento da inscrição no SiSU, e os candidatos são aprovados, em grande maioria, na primeira das opções oferecidas na plataforma do sistema. Diferenças também são percebidas, em escala individual, como, por exemplo, a maior instabilidade de estudantes de grupos sociais menos favorecidos em sua trajetória escolar, ainda que eles se considerem estudantes dedicados. Os resultados sugerem que a população desses grupos tenha sido superselecionada, não possuindo o perfil escolar característico de seus grupos sociais de origem. Percebe-se ainda que o SiSU coloca os estudantes mais bem-sucedidos no ENEM em situações mais favoráveis aos concorrentes, no que se refere à escolha pelas instituições de maior prestígio e geograficamente melhor situadas.This thesis investigates the choice of the course of Medicine at the Federal University of Minas Gerais and at the Federal University of Ouro Preto after the adoption of the Unified Selection System (SiSU) and the Quota Law, using the perspective of the Sociology of Education as its theoretical and methodological basis. The purpose of the research is to elucidate the choice of the medical course in this scenario, since it is elitist and generates high competition levels among the University courses offered by the public institutions of the country. According to the theories elaborated by the Sociology of Education, distinct social groups would tend to elaborate the choices for the higher course in different ways, as a rule, and to limit their choices to the possibilities of access to these courses. Considering the high degree of difficulty for approval in the selective processes to gain access to the medical course, the study investigates the paths taken by the students of distinct groups for the elaboration of the choice for Medicine, searching for the perception of similarities and differences between these groups, as defined by the Quota Law. Samples of students who accessed the two institutions through the SiSU in 2016 are studied. The methodology used was the submission and analysis of specific questionnaires prepared for the study, and the conduction of semi-structured interviews, in a select group of students. Intersections between the groups of students surveyed are identified, mainly after the analysis of the questionnaires: the population studied is mostly young, from 18 to 20 years of age, with a prevalence of white and scant representation of black students; the parents' educational level is generally high. Choices for Medicine are almost always elaborated in earlier times of life, in relation to the moment of enrollment in the SiSU, and the candidates are approved in the first of the options offered by the system platform. Differences can also be perceived, on an individual scale, such as, for example, the greater instability of students from less favored social groups in their school trajectory, even when they consider themselves dedicated students. The results suggest that the population of these groups has been superselected and doesn't have the characteristic school profile of their social groups of origin. It is also noticeable that the SiSU places the students who are more successful in the ENEM in situations which are more favorable when compared to their competitors, regarding the choice of the most prestigious and geographically better situated institutions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade Federal de Minas GeraisDemocratização da educaçãoEducaçãoEnsino superior Minas GeraisEnsino superior Aspectos sociaisPolíticas públicas Educação Minas GeraisUniversidade Federal de Ouro PretoMedicina Ensino superiorSistema de seleção unificada sisuEscolha profissionalAções afirmativasAcesso ao ensino superiorA escolha do curso de Medicina no contexto de implementação de políticas de democratização do acesso ao Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_gustavo_meirelles_ribeiro.pdfapplication/pdf2607263https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWKMY5/1/tese_gustavo_meirelles_ribeiro.pdfb219b7afb0828c76f0e517476c31219cMD51TEXTtese_gustavo_meirelles_ribeiro.pdf.txttese_gustavo_meirelles_ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain753057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWKMY5/2/tese_gustavo_meirelles_ribeiro.pdf.txtad3f2d28d3c6760930ef47c80398dbc3MD521843/BUOS-AWKMY52019-11-14 22:16:23.806oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AWKMY5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:16:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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