O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Glenda Cristina Valim de Melo
Orientador(a): Laura Stella Miccoli
Banca de defesa: Kevin John Keys
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA8PKD
Resumo: Tanto as instituições públicas como os cursos livres estão oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas on line. Os objetivos gerais deste trabalho são, primeiramente, conhecer a opinião de aprendizes de Língua Inglesa via Internet sobre esta nova tecnologia bem como verificar as contribuições, identificadas pelos aprendizes, que a nova ferramenta pode propiciar ao processo de aprendizagem. Nosso objetivo específico é analisar como os aprendizes lidam com a autonomia que a Internet lhes exige. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa é um estudo de caso de um curso de extensão de Inglês através da Internet oferecido por uma universidade pública. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: diário on line, diários da professora/pesquisadora e dois questionários. Optou-se pela triangulação dos dados para uma maior confiabilidade dos resultados obtidos. Os resultados evidenciaram que nem todos os alunos souberam lidar com a autonomia que a Internet lhes exigia, apesar da maioria ter gostado de usá-la em sala de aula. Finalmente, verificamos que o uso da Internet contribuiu para a sua aprendizagem dos participantes através do aprimoramento de vocabulário e da interação com nativos ou usuários da LI.
id UFMG_601bb7b9b42d54207c5f881f0fe11621
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA8PKD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Laura Stella MiccoliKevin John KeysGlenda Cristina Valim de Melo2019-08-12T01:54:30Z2019-08-12T01:54:30Z2000-08-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA8PKDTanto as instituições públicas como os cursos livres estão oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas on line. Os objetivos gerais deste trabalho são, primeiramente, conhecer a opinião de aprendizes de Língua Inglesa via Internet sobre esta nova tecnologia bem como verificar as contribuições, identificadas pelos aprendizes, que a nova ferramenta pode propiciar ao processo de aprendizagem. Nosso objetivo específico é analisar como os aprendizes lidam com a autonomia que a Internet lhes exige. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa é um estudo de caso de um curso de extensão de Inglês através da Internet oferecido por uma universidade pública. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: diário on line, diários da professora/pesquisadora e dois questionários. Optou-se pela triangulação dos dados para uma maior confiabilidade dos resultados obtidos. Os resultados evidenciaram que nem todos os alunos souberam lidar com a autonomia que a Internet lhes exigia, apesar da maioria ter gostado de usá-la em sala de aula. Finalmente, verificamos que o uso da Internet contribuiu para a sua aprendizagem dos participantes através do aprimoramento de vocabulário e da interação com nativos ou usuários da LI.Public and private institutions as well as graduate and undergraduate programs are taking advantage of innovative technology to offer courses on line. In response to the increasing use in classrooms the general objectives of this research are to verify the contributions of this new technology to the learning process mentioned by learners as well as to identify the opinions of students studying English mediated through the Internet. The specific objective is to analyze how learners deal with autonomy in the process of using the Internet. The methodology used in the study was a qualitative case study of an extension course offered by a Public University in the State of Minas Gerais. Data were collected using on line diaries, field notes of the researcher and two questionnaires administered among the five participants. The data were then cross-checked to assure validity. Results suggested that most of the learners were able to deal with autonomy in the context of learning English mediated Internet and most of them appreciated the experience of dealing with it. This new form of technology, in fact, contributed to a positive attitude toward learning English in addition to providing opportunities to expand vocabulary and learn to use the Internet effectively.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoEnsino à distânciaTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorInternet (Redes de computação) na educaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoEstudos LinguisticosO ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf607422https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA8PKD/1/ppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdf4ef855a5e558dcee365636d1323dbc04MD51TEXTppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdf.txtppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain250436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA8PKD/2/ppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdf.txt3620f0eeef32f3c4e6040ffa6000c457MD521843/BUBD-AA8PKD2019-11-14 09:56:40.245oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA8PKDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:56:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
title O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
spellingShingle O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
Glenda Cristina Valim de Melo
Estudos Linguisticos
Língua inglesa Métodos de ensino
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet (Redes de computação) na educação
Língua inglesa Estudo e ensino
title_short O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
title_full O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
title_fullStr O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
title_full_unstemmed O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
title_sort O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
author Glenda Cristina Valim de Melo
author_facet Glenda Cristina Valim de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laura Stella Miccoli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kevin John Keys
dc.contributor.author.fl_str_mv Glenda Cristina Valim de Melo
contributor_str_mv Laura Stella Miccoli
Kevin John Keys
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Linguisticos
topic Estudos Linguisticos
Língua inglesa Métodos de ensino
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet (Redes de computação) na educação
Língua inglesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa Métodos de ensino
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet (Redes de computação) na educação
Língua inglesa Estudo e ensino
description Tanto as instituições públicas como os cursos livres estão oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas on line. Os objetivos gerais deste trabalho são, primeiramente, conhecer a opinião de aprendizes de Língua Inglesa via Internet sobre esta nova tecnologia bem como verificar as contribuições, identificadas pelos aprendizes, que a nova ferramenta pode propiciar ao processo de aprendizagem. Nosso objetivo específico é analisar como os aprendizes lidam com a autonomia que a Internet lhes exige. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa é um estudo de caso de um curso de extensão de Inglês através da Internet oferecido por uma universidade pública. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: diário on line, diários da professora/pesquisadora e dois questionários. Optou-se pela triangulação dos dados para uma maior confiabilidade dos resultados obtidos. Os resultados evidenciaram que nem todos os alunos souberam lidar com a autonomia que a Internet lhes exigia, apesar da maioria ter gostado de usá-la em sala de aula. Finalmente, verificamos que o uso da Internet contribuiu para a sua aprendizagem dos participantes através do aprimoramento de vocabulário e da interação com nativos ou usuários da LI.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T01:54:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T01:54:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA8PKD
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA8PKD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA8PKD/1/ppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA8PKD/2/ppgestudoslinguisticos_glendacristinavalimmelo_dissertacaomestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ef855a5e558dcee365636d1323dbc04
3620f0eeef32f3c4e6040ffa6000c457
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677421141819392