Desenvolvimento de escolares com diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Lilian de Fatima Dornelas
Orientador(a): Livia de Castro Magalhaes
Banca de defesa: Marisa Cotta Mancini, Maria Candida Ferrarez Bouzada Viana, Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado, Patricia Pelufo Silveira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWHSK
Resumo: Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é um termo frequentemente utilizado na área da saúde da criança, sendo aplicado muitas vezes, tanto no Brasil quanto no exterior, como diagnóstico final. Um problema, no entanto, é que este termo não delimita a imagem verdadeira da situação da criança, não cumprindo o papel de diagnóstico. Revisão de literatura sobre o tema revelou que, além das contradições que envolvem o termo, há escassez de estudos sobre a história natural do atraso. Dado o uso frequente e as confusões conceituais relacionadas ao uso do termo atraso do DNPM e visando contribuir com dados brasileiros sobre o desenvolvimento e desfecho dessas crianças, o objetivo geral desta tese foi buscar informações, por meio de busca bibliográfica sobre o termo atraso do DNPM visando resgatar sua origem e evolução conceitual ao longo do tempo e conhecer o desfecho do desenvolvimento na idade escolar de crianças que receberam diagnóstico de atraso do DNPM na Associação de Assistência à Criança Deficiente, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para atingir o objetivo, 45 crianças de sete e oito anos de idade, com diagnóstico de atraso do DNPM, foram avaliadas, por meio dos instrumentos Wechsler Intelligence Scale for Children WISCIII, Swanson, Nolan and Pelham-IV - SNAP-IV, Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI, Movement Assessment Battery for Children - MABC-2, Recursos do Ambiente Familiar - RAF, School Function Assessment SFA, e foram colhidas informações das professoras sobre o desempenho escolar da criança. Além disso, foram recrutadas crianças com desenvolvimento normal, pareadas por sexo, idade e renda familiar, para fins de comparação do desfecho do desenvolvimento motor (MABC-2), participação escolar (SFA), desempenho acadêmico (informações da professora) e qualidade do ambiente familiar (RAF). Os testes ANOVA e Binomial para duas Proporções foram utilizados para examinar se havia diferenças significativas nas variáveis investigadas entre crianças com e sem história de atraso do DNPM e, nas crianças com história de atraso do DNPM, entre aquelas com e sem diagnóstico não normal recebido como desfecho na idade escolar. Foi realizada análise de regressão logística, para predizer a probabilidade da criança ter o diagnóstico não normal. Para todas as análises foi considerado nível de significância de 0,05. Foi verificado que escolares com diagnóstico de atraso do DNPM apresentam limitações motoras persistentes e dificuldades funcionais. Além disso, essas crianças apresentaram mais problemas motores, menor participação escolar e desempenho acadêmico inferior em relação às crianças sem atraso. Fatores biológicos parecem ser mais determinantes do desfecho do desenvolvimento das crianças com atraso do DNPM avaliadas, pois não foram encontradas evidências de influência dos recursos econômicos e ambientais na promoção do desenvolvimento. Foi encontrada uma variedade de possíveis desfechos nas crianças com atraso, tanto normal quanto não normal, sendo que a idade materna ao nascimento (p=0,03; OR=1,47 e IC=1,04-2,09), o desempenho motor equilíbrio (p=0,04; OR=1,33 e IC=1,01-1,75) e o auxílio das tarefas cognitivas e comportamentais no contexto acadêmico (p=0,048; OR=1,08 e IC=1,00-1,17) mostraram-se úteis para sinalizar o desfecho não normal entre escolares com diagnóstico de atraso do DNPM. Os resultados dessa pesquisa sugerem que é possível fazer diagnóstico específico em escolares com atraso do DNPM e que o uso de avaliação interdisciplinar dos múltiplos domínios do desenvolvimento, com a participação dos pais contribui tanto para definição do diagnóstico específico, como para identificação da necessidade de suporte especializado. Deve-se ressaltar que o acompanhamento do desenvolvimento é uma estratégia que pode auxiliar os profissionais e pais a entenderem o que ocorre e dar suporte à criança, até a definição do diagnóstico final, uma vez que o termo atraso do DNPM funciona apenas como diagnóstico temporário.
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spelling Livia de Castro MagalhaesMarisa Cotta ManciniMaria Candida Ferrarez Bouzada VianaSheyla Rossana Cavalcanti FurtadoPatricia Pelufo SilveiraLilian de Fatima Dornelas2019-08-11T04:16:38Z2019-08-11T04:16:38Z2014-02-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWHSKAtraso do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é um termo frequentemente utilizado na área da saúde da criança, sendo aplicado muitas vezes, tanto no Brasil quanto no exterior, como diagnóstico final. Um problema, no entanto, é que este termo não delimita a imagem verdadeira da situação da criança, não cumprindo o papel de diagnóstico. Revisão de literatura sobre o tema revelou que, além das contradições que envolvem o termo, há escassez de estudos sobre a história natural do atraso. Dado o uso frequente e as confusões conceituais relacionadas ao uso do termo atraso do DNPM e visando contribuir com dados brasileiros sobre o desenvolvimento e desfecho dessas crianças, o objetivo geral desta tese foi buscar informações, por meio de busca bibliográfica sobre o termo atraso do DNPM visando resgatar sua origem e evolução conceitual ao longo do tempo e conhecer o desfecho do desenvolvimento na idade escolar de crianças que receberam diagnóstico de atraso do DNPM na Associação de Assistência à Criança Deficiente, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para atingir o objetivo, 45 crianças de sete e oito anos de idade, com diagnóstico de atraso do DNPM, foram avaliadas, por meio dos instrumentos Wechsler Intelligence Scale for Children WISCIII, Swanson, Nolan and Pelham-IV - SNAP-IV, Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI, Movement Assessment Battery for Children - MABC-2, Recursos do Ambiente Familiar - RAF, School Function Assessment SFA, e foram colhidas informações das professoras sobre o desempenho escolar da criança. Além disso, foram recrutadas crianças com desenvolvimento normal, pareadas por sexo, idade e renda familiar, para fins de comparação do desfecho do desenvolvimento motor (MABC-2), participação escolar (SFA), desempenho acadêmico (informações da professora) e qualidade do ambiente familiar (RAF). Os testes ANOVA e Binomial para duas Proporções foram utilizados para examinar se havia diferenças significativas nas variáveis investigadas entre crianças com e sem história de atraso do DNPM e, nas crianças com história de atraso do DNPM, entre aquelas com e sem diagnóstico não normal recebido como desfecho na idade escolar. Foi realizada análise de regressão logística, para predizer a probabilidade da criança ter o diagnóstico não normal. Para todas as análises foi considerado nível de significância de 0,05. Foi verificado que escolares com diagnóstico de atraso do DNPM apresentam limitações motoras persistentes e dificuldades funcionais. Além disso, essas crianças apresentaram mais problemas motores, menor participação escolar e desempenho acadêmico inferior em relação às crianças sem atraso. Fatores biológicos parecem ser mais determinantes do desfecho do desenvolvimento das crianças com atraso do DNPM avaliadas, pois não foram encontradas evidências de influência dos recursos econômicos e ambientais na promoção do desenvolvimento. Foi encontrada uma variedade de possíveis desfechos nas crianças com atraso, tanto normal quanto não normal, sendo que a idade materna ao nascimento (p=0,03; OR=1,47 e IC=1,04-2,09), o desempenho motor equilíbrio (p=0,04; OR=1,33 e IC=1,01-1,75) e o auxílio das tarefas cognitivas e comportamentais no contexto acadêmico (p=0,048; OR=1,08 e IC=1,00-1,17) mostraram-se úteis para sinalizar o desfecho não normal entre escolares com diagnóstico de atraso do DNPM. Os resultados dessa pesquisa sugerem que é possível fazer diagnóstico específico em escolares com atraso do DNPM e que o uso de avaliação interdisciplinar dos múltiplos domínios do desenvolvimento, com a participação dos pais contribui tanto para definição do diagnóstico específico, como para identificação da necessidade de suporte especializado. Deve-se ressaltar que o acompanhamento do desenvolvimento é uma estratégia que pode auxiliar os profissionais e pais a entenderem o que ocorre e dar suporte à criança, até a definição do diagnóstico final, uma vez que o termo atraso do DNPM funciona apenas como diagnóstico temporário.Neuropsychomotor developmental (NPMD) delay is a term frequently used in the area of child health, being used often, both in Brazil and abroad, as a final diagnosis. One problem, however, is that this term does not define the true picture of the situation of the child, not fulfilling the role of diagnosis. Literature review on the topic revealed that, besides the contradictions associated with the term, there are few studies on the natural history of the delay. The frequent use, and the conceptual confusion related to the use of the delay term NPMD and to contribute to Brazilian data on the development and outcome of these children, the general aim of this thesis was to seek information through literature search on the term delay NPMD aiming to recover its conceptual origin and evolution over time and to determine the outcome of development in school age children who were diagnosed with delay at the Associação de Assistência à Criança Deficiente of the city of Uberlândia, Minas Gerais. To achieve the objective, 45 children aged seven to eight years old, diagnosed with NPMD delay, were evaluated using the instruments Wechsler Intelligence Scale for Children - WISCIII, Swanson, Nolan and Pelham - IV - SNAP - IV, Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI, Movement Assessment Battery for Children - MABC -2, Resources from family environment (Recursos do Ambiente Familiar) - RAF, School Function Assessment - SFA, and teachers information about the child's school performance were collected. In addition, typically developing children, matched by sex, age and family income were recruited for purposes of comparing the motor development outcome (MABC - 2), school participation (SFA), academic performance (teacher´s information) and the quality of family environment (RAF). ANOVA and Binomial tests for two proportions were used to examine whether there were significant differences in the investigated variables between children with and without a history of delayed NPMD and, among the children with a history of delayed NPMD, between those with and without "not normal" diagnosis received as outcome at school age. Logistic regression analysis was performed to predict the likelihood of the child having the "not normal" diagnosis. For all analyzes, significance level was set at 0.05. It was found that school age children diagnosed with delayed NPMD have persistent motor limitations and functional difficulties. In addition, these children had more motor problems, lower school participation and lower academic achievement compared to children without delay. Biological factors seem to be more decisive to the outcome of the children with NPMD delay evaluated, as evidences of the influence of economic and environmental resources in promoting the development were not found. A variety of possible outcomes for children with delay were found, either normal or not normal, and the mother´s age at birth (p=0.03, OR=1.47 and CI=1.04-2.09), motor performance - equilibrium (p=0.04, OR=1.33 and CI=1.01-1.75 ) and the need for support in cognitive and behavioral tasks in the academic context (p =0.048, OR=1.08 and CI=1.00-1.17) were shown to be useful to signal not normal outcome among children diagnosed with NPMD delay. The results of this research suggest that it is possible to make specific diagnosis in children with NPMD delay and the use of interdisciplinary assessment of multiple domains of the development, with the participation of parents, contributes both to define the specific diagnosis and to identify the need for specialized support. It should be emphasized that, since the term NPMD delay works only as a temporary diagnosis, developmental follow up is a strategy that can help professionals and parents to understand what is happening and give support to the child, until the definition of a final diagnosis.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiagnósticoCrianças Idade escolarCapacidade motora nas criançasCrianças DesenvolvimentoAtraso do desenvolvimento neuropsicomotorDiagnósticoCrianças na idade escolarDesenvolvimento infantilDesenvolvimento de escolares com diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlilian.pdfapplication/pdf2777109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWHSK/1/lilian.pdfa5c9fa6e9e19331cdd1bf64a3004a255MD51TEXTlilian.pdf.txtlilian.pdf.txtExtracted texttext/plain304514https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWHSK/2/lilian.pdf.txt292190eb1c05b24462b2738ae0fdd08eMD521843/BUOS-9KWHSK2019-11-14 09:34:23.98oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWHSKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:34:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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