Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado Profissional
|
Departamento: |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/58468 |
Resumo: | O transporte de materiais utilizando caminhões fora-de-estrada em minas a céu aberto é largamente difundido no mundo, já que apresenta vantagens como ganho de escala pela alta capacidade e flexibilidade operacional. No entanto, algumas minas a céu aberto adotam sistemas de transportadores de correias durante a fase de lavra para o transporte de materiais entre as frentes de lavra e as plantas de processamento. Esse modal conhecido como lavra por correias foi utilizado no Brasil com pioneirismo pela Samarco nas minas do Complexo de Alegria, em Minas Gerais. A lavra por correias traz vantagens em relação à utilização de caminhões, dentre elas destacam-se menores custos operacionais e benefícios ambientais relacionados à descarbonização das operações, que são temas muito discutidos atualmente. Para que a lavra por correia seja viabilizada e maximizada nas operações é necessário que exista um detalhamento do planejamento de longo prazo com foco na lavra por correias, considerando o desenho do desenvolvimento e a evolução dos leitos de correias ao longo dos anos de forma a tornar viável sua execução. Com objetivo de maximizar a lavra por correias na Samarco, desenvolveu-se um plano de lavra de médio com um alto nível de detalhamento dos transportadores de correias e sua evolução durante os anos e calculou-se a partir dele a massa a ser lavrada por correias no período sequenciado, avaliando também a capacidade instalada dos sistemas. Os resultados mostraram que a maximização da lavra por correias no médio e longo prazo viabiliza a lavra de 45,9 milhões de toneladas pelo modal entre 2023 e 2027, atingindo participação de até 60% do ROM em alguns períodos. Os resultados, portanto, confirmam a importância de um planejamento de lavra focado em viabilizar seu aproveitamento e maximização. |
id |
UFMG_64386bdae67ed428e0792b0f0c5cfcdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/58468 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alizeibek Saleimen Naderhttp://lattes.cnpq.br/6680501007713686Roberto GaleryRenan Collantes Candiahttp://lattes.cnpq.br/7471997356784872Douglas Emerich Gonçalves Oliveira2023-09-05T18:55:33Z2023-09-05T18:55:33Z2023-06-23http://hdl.handle.net/1843/58468O transporte de materiais utilizando caminhões fora-de-estrada em minas a céu aberto é largamente difundido no mundo, já que apresenta vantagens como ganho de escala pela alta capacidade e flexibilidade operacional. No entanto, algumas minas a céu aberto adotam sistemas de transportadores de correias durante a fase de lavra para o transporte de materiais entre as frentes de lavra e as plantas de processamento. Esse modal conhecido como lavra por correias foi utilizado no Brasil com pioneirismo pela Samarco nas minas do Complexo de Alegria, em Minas Gerais. A lavra por correias traz vantagens em relação à utilização de caminhões, dentre elas destacam-se menores custos operacionais e benefícios ambientais relacionados à descarbonização das operações, que são temas muito discutidos atualmente. Para que a lavra por correia seja viabilizada e maximizada nas operações é necessário que exista um detalhamento do planejamento de longo prazo com foco na lavra por correias, considerando o desenho do desenvolvimento e a evolução dos leitos de correias ao longo dos anos de forma a tornar viável sua execução. Com objetivo de maximizar a lavra por correias na Samarco, desenvolveu-se um plano de lavra de médio com um alto nível de detalhamento dos transportadores de correias e sua evolução durante os anos e calculou-se a partir dele a massa a ser lavrada por correias no período sequenciado, avaliando também a capacidade instalada dos sistemas. Os resultados mostraram que a maximização da lavra por correias no médio e longo prazo viabiliza a lavra de 45,9 milhões de toneladas pelo modal entre 2023 e 2027, atingindo participação de até 60% do ROM em alguns períodos. Os resultados, portanto, confirmam a importância de um planejamento de lavra focado em viabilizar seu aproveitamento e maximização.The transportation of materials using off-highway trucks in open pit mines is widespread in the world, as it has advantages such as cost reduction through economies of scale and high operational flexibility. However, some open pit mines adopt belt conveyor systems during the mining phase to transport materials between the mining fronts and the processing plants. This modality, known as belt mining, was pioneered in Brazil by Samarco at the Alegria Complex mines in Minas Gerais. Conveyor belt mining has advantages over the use of trucks, among which are lower operating costs and environmental benefits related to the decarbonization of the operations, which are issues that are much discussed today. For the conveyor belt mining to be feasible and maximized in the operations it is necessary to have a detailed long-term planning focused on it, considering the development design and evolution of the conveyor belt beds over the years to make its execution feasible. With the objective of maximizing conveyor belt mining at Samarco, a medium-term mining plan was developed with a great level of detailing of the belt conveyors and their evolution over the years and based on this, the mass to be mined by belts was calculated for the scheduling taking in consideration the installed capacity of the systems. The results show that the maximization of belt mining in the medium and long term allows the mining of 45.9 million tons by this method between 2023 and 2027, reaching a share of up to 60% of the ROM in some periods. The results, therefore, confirm the importance of a mining planning focused on enabling its utilization and maximization.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado ProfissionalUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de minasTecnologia mineralMina a céu abertoLavra de minasCaminhõesTransporte de materiaisMina a céu abertoPlanejamento de lavraCaminhões fora-de-estradaLavra por correiasTransporte em minasPlanejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu abertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPLANEJAMENTO DE LAVRA COM FOCO NO SEQUENCIAMENTO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE LAVRA POR CORREIAS EM UMA MINA A CÉU ABERTO.pdfPLANEJAMENTO DE LAVRA COM FOCO NO SEQUENCIAMENTO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE LAVRA POR CORREIAS EM UMA MINA A CÉU ABERTO.pdfapplication/pdf2684413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/4/PLANEJAMENTO%20DE%20LAVRA%20COM%20FOCO%20NO%20SEQUENCIAMENTO%20OPERACIONAL%20DE%20UM%20SISTEMA%20DE%20LAVRA%20POR%20CORREIAS%20EM%20UMA%20MINA%20A%20C%c3%89U%20ABERTO.pdfaae919fd6a0e0eaf1eada3937edde4aeMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/2/license_rdfd434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4eMD521843/584682023-09-05 15:55:34.068oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-05T18:55:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
title |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
spellingShingle |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto Douglas Emerich Gonçalves Oliveira Mina a céu aberto Planejamento de lavra Caminhões fora-de-estrada Lavra por correias Transporte em minas Engenharia de minas Tecnologia mineral Mina a céu aberto Lavra de minas Caminhões Transporte de materiais |
title_short |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
title_full |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
title_fullStr |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
title_full_unstemmed |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
title_sort |
Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto |
author |
Douglas Emerich Gonçalves Oliveira |
author_facet |
Douglas Emerich Gonçalves Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alizeibek Saleimen Nader |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6680501007713686 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Galery |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Renan Collantes Candia |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7471997356784872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Douglas Emerich Gonçalves Oliveira |
contributor_str_mv |
Alizeibek Saleimen Nader Roberto Galery Renan Collantes Candia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mina a céu aberto Planejamento de lavra Caminhões fora-de-estrada Lavra por correias Transporte em minas |
topic |
Mina a céu aberto Planejamento de lavra Caminhões fora-de-estrada Lavra por correias Transporte em minas Engenharia de minas Tecnologia mineral Mina a céu aberto Lavra de minas Caminhões Transporte de materiais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de minas Tecnologia mineral Mina a céu aberto Lavra de minas Caminhões Transporte de materiais |
description |
O transporte de materiais utilizando caminhões fora-de-estrada em minas a céu aberto é largamente difundido no mundo, já que apresenta vantagens como ganho de escala pela alta capacidade e flexibilidade operacional. No entanto, algumas minas a céu aberto adotam sistemas de transportadores de correias durante a fase de lavra para o transporte de materiais entre as frentes de lavra e as plantas de processamento. Esse modal conhecido como lavra por correias foi utilizado no Brasil com pioneirismo pela Samarco nas minas do Complexo de Alegria, em Minas Gerais. A lavra por correias traz vantagens em relação à utilização de caminhões, dentre elas destacam-se menores custos operacionais e benefícios ambientais relacionados à descarbonização das operações, que são temas muito discutidos atualmente. Para que a lavra por correia seja viabilizada e maximizada nas operações é necessário que exista um detalhamento do planejamento de longo prazo com foco na lavra por correias, considerando o desenho do desenvolvimento e a evolução dos leitos de correias ao longo dos anos de forma a tornar viável sua execução. Com objetivo de maximizar a lavra por correias na Samarco, desenvolveu-se um plano de lavra de médio com um alto nível de detalhamento dos transportadores de correias e sua evolução durante os anos e calculou-se a partir dele a massa a ser lavrada por correias no período sequenciado, avaliando também a capacidade instalada dos sistemas. Os resultados mostraram que a maximização da lavra por correias no médio e longo prazo viabiliza a lavra de 45,9 milhões de toneladas pelo modal entre 2023 e 2027, atingindo participação de até 60% do ROM em alguns períodos. Os resultados, portanto, confirmam a importância de um planejamento de lavra focado em viabilizar seu aproveitamento e maximização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-05T18:55:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-05T18:55:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/58468 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/58468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado Profissional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/4/PLANEJAMENTO%20DE%20LAVRA%20COM%20FOCO%20NO%20SEQUENCIAMENTO%20OPERACIONAL%20DE%20UM%20SISTEMA%20DE%20LAVRA%20POR%20CORREIAS%20EM%20UMA%20MINA%20A%20C%c3%89U%20ABERTO.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/5/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aae919fd6a0e0eaf1eada3937edde4ae cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 d434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801677211208515584 |