Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Douglas Emerich Gonçalves Oliveira lattes
Orientador(a): Alizeibek Saleimen Nader lattes
Banca de defesa: Roberto Galery, Renan Collantes Candia
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado Profissional
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/58468
Resumo: O transporte de materiais utilizando caminhões fora-de-estrada em minas a céu aberto é largamente difundido no mundo, já que apresenta vantagens como ganho de escala pela alta capacidade e flexibilidade operacional. No entanto, algumas minas a céu aberto adotam sistemas de transportadores de correias durante a fase de lavra para o transporte de materiais entre as frentes de lavra e as plantas de processamento. Esse modal conhecido como lavra por correias foi utilizado no Brasil com pioneirismo pela Samarco nas minas do Complexo de Alegria, em Minas Gerais. A lavra por correias traz vantagens em relação à utilização de caminhões, dentre elas destacam-se menores custos operacionais e benefícios ambientais relacionados à descarbonização das operações, que são temas muito discutidos atualmente. Para que a lavra por correia seja viabilizada e maximizada nas operações é necessário que exista um detalhamento do planejamento de longo prazo com foco na lavra por correias, considerando o desenho do desenvolvimento e a evolução dos leitos de correias ao longo dos anos de forma a tornar viável sua execução. Com objetivo de maximizar a lavra por correias na Samarco, desenvolveu-se um plano de lavra de médio com um alto nível de detalhamento dos transportadores de correias e sua evolução durante os anos e calculou-se a partir dele a massa a ser lavrada por correias no período sequenciado, avaliando também a capacidade instalada dos sistemas. Os resultados mostraram que a maximização da lavra por correias no médio e longo prazo viabiliza a lavra de 45,9 milhões de toneladas pelo modal entre 2023 e 2027, atingindo participação de até 60% do ROM em alguns períodos. Os resultados, portanto, confirmam a importância de um planejamento de lavra focado em viabilizar seu aproveitamento e maximização.
id UFMG_64386bdae67ed428e0792b0f0c5cfcdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58468
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alizeibek Saleimen Naderhttp://lattes.cnpq.br/6680501007713686Roberto GaleryRenan Collantes Candiahttp://lattes.cnpq.br/7471997356784872Douglas Emerich Gonçalves Oliveira2023-09-05T18:55:33Z2023-09-05T18:55:33Z2023-06-23http://hdl.handle.net/1843/58468O transporte de materiais utilizando caminhões fora-de-estrada em minas a céu aberto é largamente difundido no mundo, já que apresenta vantagens como ganho de escala pela alta capacidade e flexibilidade operacional. No entanto, algumas minas a céu aberto adotam sistemas de transportadores de correias durante a fase de lavra para o transporte de materiais entre as frentes de lavra e as plantas de processamento. Esse modal conhecido como lavra por correias foi utilizado no Brasil com pioneirismo pela Samarco nas minas do Complexo de Alegria, em Minas Gerais. A lavra por correias traz vantagens em relação à utilização de caminhões, dentre elas destacam-se menores custos operacionais e benefícios ambientais relacionados à descarbonização das operações, que são temas muito discutidos atualmente. Para que a lavra por correia seja viabilizada e maximizada nas operações é necessário que exista um detalhamento do planejamento de longo prazo com foco na lavra por correias, considerando o desenho do desenvolvimento e a evolução dos leitos de correias ao longo dos anos de forma a tornar viável sua execução. Com objetivo de maximizar a lavra por correias na Samarco, desenvolveu-se um plano de lavra de médio com um alto nível de detalhamento dos transportadores de correias e sua evolução durante os anos e calculou-se a partir dele a massa a ser lavrada por correias no período sequenciado, avaliando também a capacidade instalada dos sistemas. Os resultados mostraram que a maximização da lavra por correias no médio e longo prazo viabiliza a lavra de 45,9 milhões de toneladas pelo modal entre 2023 e 2027, atingindo participação de até 60% do ROM em alguns períodos. Os resultados, portanto, confirmam a importância de um planejamento de lavra focado em viabilizar seu aproveitamento e maximização.The transportation of materials using off-highway trucks in open pit mines is widespread in the world, as it has advantages such as cost reduction through economies of scale and high operational flexibility. However, some open pit mines adopt belt conveyor systems during the mining phase to transport materials between the mining fronts and the processing plants. This modality, known as belt mining, was pioneered in Brazil by Samarco at the Alegria Complex mines in Minas Gerais. Conveyor belt mining has advantages over the use of trucks, among which are lower operating costs and environmental benefits related to the decarbonization of the operations, which are issues that are much discussed today. For the conveyor belt mining to be feasible and maximized in the operations it is necessary to have a detailed long-term planning focused on it, considering the development design and evolution of the conveyor belt beds over the years to make its execution feasible. With the objective of maximizing conveyor belt mining at Samarco, a medium-term mining plan was developed with a great level of detailing of the belt conveyors and their evolution over the years and based on this, the mass to be mined by belts was calculated for the scheduling taking in consideration the installed capacity of the systems. The results show that the maximization of belt mining in the medium and long term allows the mining of 45.9 million tons by this method between 2023 and 2027, reaching a share of up to 60% of the ROM in some periods. The results, therefore, confirm the importance of a mining planning focused on enabling its utilization and maximization.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado ProfissionalUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de minasTecnologia mineralMina a céu abertoLavra de minasCaminhõesTransporte de materiaisMina a céu abertoPlanejamento de lavraCaminhões fora-de-estradaLavra por correiasTransporte em minasPlanejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu abertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPLANEJAMENTO DE LAVRA COM FOCO NO SEQUENCIAMENTO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE LAVRA POR CORREIAS EM UMA MINA A CÉU ABERTO.pdfPLANEJAMENTO DE LAVRA COM FOCO NO SEQUENCIAMENTO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE LAVRA POR CORREIAS EM UMA MINA A CÉU ABERTO.pdfapplication/pdf2684413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/4/PLANEJAMENTO%20DE%20LAVRA%20COM%20FOCO%20NO%20SEQUENCIAMENTO%20OPERACIONAL%20DE%20UM%20SISTEMA%20DE%20LAVRA%20POR%20CORREIAS%20EM%20UMA%20MINA%20A%20C%c3%89U%20ABERTO.pdfaae919fd6a0e0eaf1eada3937edde4aeMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/2/license_rdfd434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4eMD521843/584682023-09-05 15:55:34.068oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-05T18:55:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
title Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
spellingShingle Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
Douglas Emerich Gonçalves Oliveira
Mina a céu aberto
Planejamento de lavra
Caminhões fora-de-estrada
Lavra por correias
Transporte em minas
Engenharia de minas
Tecnologia mineral
Mina a céu aberto
Lavra de minas
Caminhões
Transporte de materiais
title_short Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
title_full Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
title_fullStr Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
title_full_unstemmed Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
title_sort Planejamento de lavra com foco no sequenciamento operacional de um sistema de lavra por correias em uma mina a céu aberto
author Douglas Emerich Gonçalves Oliveira
author_facet Douglas Emerich Gonçalves Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alizeibek Saleimen Nader
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6680501007713686
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Galery
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renan Collantes Candia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7471997356784872
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas Emerich Gonçalves Oliveira
contributor_str_mv Alizeibek Saleimen Nader
Roberto Galery
Renan Collantes Candia
dc.subject.por.fl_str_mv Mina a céu aberto
Planejamento de lavra
Caminhões fora-de-estrada
Lavra por correias
Transporte em minas
topic Mina a céu aberto
Planejamento de lavra
Caminhões fora-de-estrada
Lavra por correias
Transporte em minas
Engenharia de minas
Tecnologia mineral
Mina a céu aberto
Lavra de minas
Caminhões
Transporte de materiais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de minas
Tecnologia mineral
Mina a céu aberto
Lavra de minas
Caminhões
Transporte de materiais
description O transporte de materiais utilizando caminhões fora-de-estrada em minas a céu aberto é largamente difundido no mundo, já que apresenta vantagens como ganho de escala pela alta capacidade e flexibilidade operacional. No entanto, algumas minas a céu aberto adotam sistemas de transportadores de correias durante a fase de lavra para o transporte de materiais entre as frentes de lavra e as plantas de processamento. Esse modal conhecido como lavra por correias foi utilizado no Brasil com pioneirismo pela Samarco nas minas do Complexo de Alegria, em Minas Gerais. A lavra por correias traz vantagens em relação à utilização de caminhões, dentre elas destacam-se menores custos operacionais e benefícios ambientais relacionados à descarbonização das operações, que são temas muito discutidos atualmente. Para que a lavra por correia seja viabilizada e maximizada nas operações é necessário que exista um detalhamento do planejamento de longo prazo com foco na lavra por correias, considerando o desenho do desenvolvimento e a evolução dos leitos de correias ao longo dos anos de forma a tornar viável sua execução. Com objetivo de maximizar a lavra por correias na Samarco, desenvolveu-se um plano de lavra de médio com um alto nível de detalhamento dos transportadores de correias e sua evolução durante os anos e calculou-se a partir dele a massa a ser lavrada por correias no período sequenciado, avaliando também a capacidade instalada dos sistemas. Os resultados mostraram que a maximização da lavra por correias no médio e longo prazo viabiliza a lavra de 45,9 milhões de toneladas pelo modal entre 2023 e 2027, atingindo participação de até 60% do ROM em alguns períodos. Os resultados, portanto, confirmam a importância de um planejamento de lavra focado em viabilizar seu aproveitamento e maximização.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-05T18:55:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-05T18:55:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58468
url http://hdl.handle.net/1843/58468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado Profissional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/4/PLANEJAMENTO%20DE%20LAVRA%20COM%20FOCO%20NO%20SEQUENCIAMENTO%20OPERACIONAL%20DE%20UM%20SISTEMA%20DE%20LAVRA%20POR%20CORREIAS%20EM%20UMA%20MINA%20A%20C%c3%89U%20ABERTO.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/5/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58468/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aae919fd6a0e0eaf1eada3937edde4ae
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
d434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677211208515584