Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Fernando Avelar Resende
Orientador(a): Alexandre Queiroz Bracarense
Banca de defesa: Alexandre Martins Barros, Alessandra Lopes Carvalho
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3FHBU
Resumo: A frota mundial de veículos automotores tem crescido de maneira constante com o passar dos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2013 o número de veículos registrados aumentou 16%. A frota veicular brasileira atingiu a marca de 27 milhões de veículos em 2012, e esses números não param de aumentar. Para contrabalancear os efeitos negativos do aumento da frota, a indústria tem buscado formas de aumentar a eficiência dos automóveis, de forma a cumprir os requisitos legais de emissão e consumo de combustível. Não obstante, o aumento da eficiência dos veículos não pode ocorrer às expensas da satisfação do cliente. No competitivo mercado automobilístico atual, é especialmente importante que as empresas consigam atender adequadamente as expectativas de seus clientes. Existem diferentes abordagens que permitem atingir esse objetivo, dentre as quais destaca-se o Design for Six Sigma (DFSS). Nesse sentido, foi implementada na planta de Betim da FCA uma metodologia de aferição e comparação da eficiência de uso de material nos capôs automotivos, também chamada de eficiência de peso. Com o auxílio de informações disponíveis no banco de dados A2MAC1 (www.a2mac1.com) e utilizando o software de código aberto IMAGEJ, foram determinadas as eficiências de um conjunto de veículos da FCA e da concorrência. As informações adquiridas com a realização dessa análise permitiram determinar o grau de desenvolvimento dos veículos FCA frente aos seus concorrentes, bem como definir metas de redução de peso alinhadas com a realidade do mercado. Tais metas foram consideradas durante a execução do projeto DFSS. A metodologia DFSS é uma abordagem de uso amplo na indústria automotiva internacional que objetiva auxiliar os engenheiros em sua missão de projetar produtos, processos e serviços do zero de maneira econômica e simples de forma a atender às expectativas dos clientes. Ao executar os procedimentos prescritos nesse método, garante-se que os Requisitos do Cliente sejam sempre mantidos em vista da Equipe de Projeto. Na execução dos métodos propostos, a primeira ação tomada é a definição dos Requisitos do Cliente, chamados Voz do Cliente (VOC). As Vozes foram retiradas de projetos DFSS que já haviam sido executados na planta de Detroit (EUA) da FCA. Clientes brasileiros foram entrevistados por e-mail para determinação da importância de cada uma das Vozes. Em seguida, as Vozes foram traduzidas em métricas de engenharia, chamados Requisitos de Engenharia ou Críticos para a Qualidade (CTQ). Tratam-se de medidas físicas, que podem ser adequadamente mensuradas, que devem se relacionar com as Vozes (como posso medir o que meu cliente quer da minha peça?). Os CTQs mais importantes foram utilizados como critérios comparativos de diferentes conceitos de capô. A eles foram adicionadas contribuições feitas pela Equipe de Projeto sobre maneiras de comparar conceitos de capô. Esses critérios foram utilizados na Seleção de Conceitos de Pugh para comparar capôs de diferentes veículos e definir o que melhor satisfaz as expectativas do cliente. Como resultado da aplicação desse método, foi definido qual dos conceitos melhor atende o cliente tornando-se, assim, o novo conceito base de capôs automotivos.
id UFMG_6549f8be231d4de6513d57f21cf9d7ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3FHBU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Queiroz BracarenseAlexandre Martins BarrosAlessandra Lopes CarvalhoFernando Avelar Resende2019-08-13T15:37:34Z2019-08-13T15:37:34Z2018-06-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3FHBUA frota mundial de veículos automotores tem crescido de maneira constante com o passar dos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2013 o número de veículos registrados aumentou 16%. A frota veicular brasileira atingiu a marca de 27 milhões de veículos em 2012, e esses números não param de aumentar. Para contrabalancear os efeitos negativos do aumento da frota, a indústria tem buscado formas de aumentar a eficiência dos automóveis, de forma a cumprir os requisitos legais de emissão e consumo de combustível. Não obstante, o aumento da eficiência dos veículos não pode ocorrer às expensas da satisfação do cliente. No competitivo mercado automobilístico atual, é especialmente importante que as empresas consigam atender adequadamente as expectativas de seus clientes. Existem diferentes abordagens que permitem atingir esse objetivo, dentre as quais destaca-se o Design for Six Sigma (DFSS). Nesse sentido, foi implementada na planta de Betim da FCA uma metodologia de aferição e comparação da eficiência de uso de material nos capôs automotivos, também chamada de eficiência de peso. Com o auxílio de informações disponíveis no banco de dados A2MAC1 (www.a2mac1.com) e utilizando o software de código aberto IMAGEJ, foram determinadas as eficiências de um conjunto de veículos da FCA e da concorrência. As informações adquiridas com a realização dessa análise permitiram determinar o grau de desenvolvimento dos veículos FCA frente aos seus concorrentes, bem como definir metas de redução de peso alinhadas com a realidade do mercado. Tais metas foram consideradas durante a execução do projeto DFSS. A metodologia DFSS é uma abordagem de uso amplo na indústria automotiva internacional que objetiva auxiliar os engenheiros em sua missão de projetar produtos, processos e serviços do zero de maneira econômica e simples de forma a atender às expectativas dos clientes. Ao executar os procedimentos prescritos nesse método, garante-se que os Requisitos do Cliente sejam sempre mantidos em vista da Equipe de Projeto. Na execução dos métodos propostos, a primeira ação tomada é a definição dos Requisitos do Cliente, chamados Voz do Cliente (VOC). As Vozes foram retiradas de projetos DFSS que já haviam sido executados na planta de Detroit (EUA) da FCA. Clientes brasileiros foram entrevistados por e-mail para determinação da importância de cada uma das Vozes. Em seguida, as Vozes foram traduzidas em métricas de engenharia, chamados Requisitos de Engenharia ou Críticos para a Qualidade (CTQ). Tratam-se de medidas físicas, que podem ser adequadamente mensuradas, que devem se relacionar com as Vozes (como posso medir o que meu cliente quer da minha peça?). Os CTQs mais importantes foram utilizados como critérios comparativos de diferentes conceitos de capô. A eles foram adicionadas contribuições feitas pela Equipe de Projeto sobre maneiras de comparar conceitos de capô. Esses critérios foram utilizados na Seleção de Conceitos de Pugh para comparar capôs de diferentes veículos e definir o que melhor satisfaz as expectativas do cliente. Como resultado da aplicação desse método, foi definido qual dos conceitos melhor atende o cliente tornando-se, assim, o novo conceito base de capôs automotivos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMetodologiaEngenharia mecânicaCapô automotivoRedução de pesoEficiência energéticaClosuresDesign for Six SigmaMetodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa___fernando___rev2.pdfapplication/pdf3683839https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3FHBU/1/disserta__o_completa___fernando___rev2.pdf2aea50ac550224a8b87c2b5a376ba63fMD51TEXTdisserta__o_completa___fernando___rev2.pdf.txtdisserta__o_completa___fernando___rev2.pdf.txtExtracted texttext/plain143367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3FHBU/2/disserta__o_completa___fernando___rev2.pdf.txtc3141d4349e6ac475a793528e3b44adfMD521843/BUOS-B3FHBU2019-11-14 13:47:43.694oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3FHBURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:47:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
title Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
spellingShingle Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
Fernando Avelar Resende
Capô automotivo
Redução de peso
Eficiência energética
Closures
Design for Six Sigma
Metodologia
Engenharia mecânica
title_short Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
title_full Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
title_fullStr Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
title_full_unstemmed Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
title_sort Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
author Fernando Avelar Resende
author_facet Fernando Avelar Resende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Queiroz Bracarense
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Martins Barros
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alessandra Lopes Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Avelar Resende
contributor_str_mv Alexandre Queiroz Bracarense
Alexandre Martins Barros
Alessandra Lopes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Capô automotivo
Redução de peso
Eficiência energética
Closures
Design for Six Sigma
topic Capô automotivo
Redução de peso
Eficiência energética
Closures
Design for Six Sigma
Metodologia
Engenharia mecânica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Metodologia
Engenharia mecânica
description A frota mundial de veículos automotores tem crescido de maneira constante com o passar dos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2013 o número de veículos registrados aumentou 16%. A frota veicular brasileira atingiu a marca de 27 milhões de veículos em 2012, e esses números não param de aumentar. Para contrabalancear os efeitos negativos do aumento da frota, a indústria tem buscado formas de aumentar a eficiência dos automóveis, de forma a cumprir os requisitos legais de emissão e consumo de combustível. Não obstante, o aumento da eficiência dos veículos não pode ocorrer às expensas da satisfação do cliente. No competitivo mercado automobilístico atual, é especialmente importante que as empresas consigam atender adequadamente as expectativas de seus clientes. Existem diferentes abordagens que permitem atingir esse objetivo, dentre as quais destaca-se o Design for Six Sigma (DFSS). Nesse sentido, foi implementada na planta de Betim da FCA uma metodologia de aferição e comparação da eficiência de uso de material nos capôs automotivos, também chamada de eficiência de peso. Com o auxílio de informações disponíveis no banco de dados A2MAC1 (www.a2mac1.com) e utilizando o software de código aberto IMAGEJ, foram determinadas as eficiências de um conjunto de veículos da FCA e da concorrência. As informações adquiridas com a realização dessa análise permitiram determinar o grau de desenvolvimento dos veículos FCA frente aos seus concorrentes, bem como definir metas de redução de peso alinhadas com a realidade do mercado. Tais metas foram consideradas durante a execução do projeto DFSS. A metodologia DFSS é uma abordagem de uso amplo na indústria automotiva internacional que objetiva auxiliar os engenheiros em sua missão de projetar produtos, processos e serviços do zero de maneira econômica e simples de forma a atender às expectativas dos clientes. Ao executar os procedimentos prescritos nesse método, garante-se que os Requisitos do Cliente sejam sempre mantidos em vista da Equipe de Projeto. Na execução dos métodos propostos, a primeira ação tomada é a definição dos Requisitos do Cliente, chamados Voz do Cliente (VOC). As Vozes foram retiradas de projetos DFSS que já haviam sido executados na planta de Detroit (EUA) da FCA. Clientes brasileiros foram entrevistados por e-mail para determinação da importância de cada uma das Vozes. Em seguida, as Vozes foram traduzidas em métricas de engenharia, chamados Requisitos de Engenharia ou Críticos para a Qualidade (CTQ). Tratam-se de medidas físicas, que podem ser adequadamente mensuradas, que devem se relacionar com as Vozes (como posso medir o que meu cliente quer da minha peça?). Os CTQs mais importantes foram utilizados como critérios comparativos de diferentes conceitos de capô. A eles foram adicionadas contribuições feitas pela Equipe de Projeto sobre maneiras de comparar conceitos de capô. Esses critérios foram utilizados na Seleção de Conceitos de Pugh para comparar capôs de diferentes veículos e definir o que melhor satisfaz as expectativas do cliente. Como resultado da aplicação desse método, foi definido qual dos conceitos melhor atende o cliente tornando-se, assim, o novo conceito base de capôs automotivos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T15:37:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T15:37:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3FHBU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3FHBU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3FHBU/1/disserta__o_completa___fernando___rev2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3FHBU/2/disserta__o_completa___fernando___rev2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2aea50ac550224a8b87c2b5a376ba63f
c3141d4349e6ac475a793528e3b44adf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677253174624256