Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Elania Duarte Diniz
Orientador(a): Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Banca de defesa: Dilia Maria Andrade Glória, Angela Imaculada L de F Dalben
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPQJ
Resumo: A presente pesquisa procurou investigar como ocorre, em escolas organizadas por ciclos, a relação entre a família e a escola, focalizando, especificamente, as práticas e concepções em torno da avaliação escolar, apresentadas por essas duas instituições. Para atingir os objetivos previstos neste estudo, realizou-se uma investigação de cunho sociológico, pesquisando uma escola de nível fundamental da rede estadual de ensino em Belo Horizonte. Os dados da pesquisa foram colhidos através da observação e registro do cotidiano escolar, da análise de documentos escolares e governamentais e, sobretudo, das 17 entrevistas semi-estruturadas realizadas com educadores e pais de alunos. Procurou-se investigar de que forma e em que medida as lógicas e padrões de socialização da família e da escola se influenciam mutuamente, configurando condutas, concepções e estratégias de ambas as instituições em relação à avaliação na proposta de ciclos. A conclusão é de que o estabelecimento de ensino pesquisado vem empreendendo uma aproximação com os pressupostos teóricos da proposta de ciclos, no que se refere à dinâmica pedagógica, à relação com as famílias e ao processo avaliativo. No entanto, a efetivação das práticas e dos ideais estipulados por essa política educacional constitui-se, ainda, num processo, complexo, ambíguo e inconcluso na escola investigada, gerando incômodo e desorientação em relação às duas instâncias que protagonizaram este trabalho: família e escola. A avaliação escolar é, sem dúvida, uma das fontes de conflitos - implícitos ou explícitos - no quadro das interações entre pais e professores. Confirma-se, portanto, que há uma forte contradição entre as lógicas que orientam as práticas das famílias populares e as lógicas escolares naquilo que se refere à avaliação na proposta de ciclos.
id UFMG_66b6d85d219e3bea411ef58a4a8808dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XPQJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice de Lima Gomes NogueiraTânia de Freitas ResendeDilia Maria Andrade GlóriaAngela Imaculada L de F DalbenElania Duarte Diniz2019-08-09T15:31:26Z2019-08-09T15:31:26Z2008-09-11http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPQJA presente pesquisa procurou investigar como ocorre, em escolas organizadas por ciclos, a relação entre a família e a escola, focalizando, especificamente, as práticas e concepções em torno da avaliação escolar, apresentadas por essas duas instituições. Para atingir os objetivos previstos neste estudo, realizou-se uma investigação de cunho sociológico, pesquisando uma escola de nível fundamental da rede estadual de ensino em Belo Horizonte. Os dados da pesquisa foram colhidos através da observação e registro do cotidiano escolar, da análise de documentos escolares e governamentais e, sobretudo, das 17 entrevistas semi-estruturadas realizadas com educadores e pais de alunos. Procurou-se investigar de que forma e em que medida as lógicas e padrões de socialização da família e da escola se influenciam mutuamente, configurando condutas, concepções e estratégias de ambas as instituições em relação à avaliação na proposta de ciclos. A conclusão é de que o estabelecimento de ensino pesquisado vem empreendendo uma aproximação com os pressupostos teóricos da proposta de ciclos, no que se refere à dinâmica pedagógica, à relação com as famílias e ao processo avaliativo. No entanto, a efetivação das práticas e dos ideais estipulados por essa política educacional constitui-se, ainda, num processo, complexo, ambíguo e inconcluso na escola investigada, gerando incômodo e desorientação em relação às duas instâncias que protagonizaram este trabalho: família e escola. A avaliação escolar é, sem dúvida, uma das fontes de conflitos - implícitos ou explícitos - no quadro das interações entre pais e professores. Confirma-se, portanto, que há uma forte contradição entre as lógicas que orientam as práticas das famílias populares e as lógicas escolares naquilo que se refere à avaliação na proposta de ciclos.The existing research try to inquire how it works in established schools by cycles, the relationship between family and school, concentrating specifically in experiences and ideas concerning to school test presented by two of these institutions. In order to achieve the purpose expected in this study it was performed an investigation of sociological meaning prospecting an elementary school from state body in Belo Horizonte. The research informations were gathered observing and inspecting the school daily, analyzing school papers, government papers and beyond everything else 17 interviews partly organized with educators and parents of students. It was attempted to search in which reasonable scales and socialization patterns families and schools have mutual influence, constructing conducts, ideas and methods of both institutions related to the cycle proposal evaluation. The conclusion consists that the education institute researched in this case is responsable to undertake the premises of abstract aspects of this cycle proposal related to pedagogical activities with families and to the methods of assessments. However the accomplished execution and the provided ideals of the cycles educational process is based still in a complex case, ambiguous and unfinished on this inquired school, creating an inopportune and bewilderment feeling among these two groups: family and school. There is no hesitation to say that the school test is a source of conflict - implicit or explicit - on the scene of interactions between parents and teachers. This theory supports the intense contradiction among the conduct common-sense of popular families and schools common-sense on that refer cycle proposal evaluation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEducaçãoEducação Aspectos sociaisAvaliação escolarRelação família-escolaSociologia da educaçãoCiclosAvaliação escolarRelação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdfapplication/pdf574510https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPQJ/1/disserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf922c606d3b02641dae5b3cbfdf35e278MD51TEXTdisserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf.txtdisserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf.txtExtracted texttext/plain304707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPQJ/2/disserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf.txtb38f68e1f3c3716bba6e77f9128e544dMD521843/FAEC-84XPQJ2019-11-14 07:51:18.881oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XPQJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:51:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
title Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
spellingShingle Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
Elania Duarte Diniz
Relação família-escola
Sociologia da educação
Ciclos
Avaliação escolar
Sociologia educacional
Educação
Educação Aspectos sociais
Avaliação escolar
title_short Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
title_full Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
title_fullStr Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
title_full_unstemmed Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
title_sort Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclos
author Elania Duarte Diniz
author_facet Elania Duarte Diniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tânia de Freitas Resende
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dilia Maria Andrade Glória
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angela Imaculada L de F Dalben
dc.contributor.author.fl_str_mv Elania Duarte Diniz
contributor_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Tânia de Freitas Resende
Dilia Maria Andrade Glória
Angela Imaculada L de F Dalben
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Sociologia da educação
Ciclos
Avaliação escolar
topic Relação família-escola
Sociologia da educação
Ciclos
Avaliação escolar
Sociologia educacional
Educação
Educação Aspectos sociais
Avaliação escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia educacional
Educação
Educação Aspectos sociais
Avaliação escolar
description A presente pesquisa procurou investigar como ocorre, em escolas organizadas por ciclos, a relação entre a família e a escola, focalizando, especificamente, as práticas e concepções em torno da avaliação escolar, apresentadas por essas duas instituições. Para atingir os objetivos previstos neste estudo, realizou-se uma investigação de cunho sociológico, pesquisando uma escola de nível fundamental da rede estadual de ensino em Belo Horizonte. Os dados da pesquisa foram colhidos através da observação e registro do cotidiano escolar, da análise de documentos escolares e governamentais e, sobretudo, das 17 entrevistas semi-estruturadas realizadas com educadores e pais de alunos. Procurou-se investigar de que forma e em que medida as lógicas e padrões de socialização da família e da escola se influenciam mutuamente, configurando condutas, concepções e estratégias de ambas as instituições em relação à avaliação na proposta de ciclos. A conclusão é de que o estabelecimento de ensino pesquisado vem empreendendo uma aproximação com os pressupostos teóricos da proposta de ciclos, no que se refere à dinâmica pedagógica, à relação com as famílias e ao processo avaliativo. No entanto, a efetivação das práticas e dos ideais estipulados por essa política educacional constitui-se, ainda, num processo, complexo, ambíguo e inconcluso na escola investigada, gerando incômodo e desorientação em relação às duas instâncias que protagonizaram este trabalho: família e escola. A avaliação escolar é, sem dúvida, uma das fontes de conflitos - implícitos ou explícitos - no quadro das interações entre pais e professores. Confirma-se, portanto, que há uma forte contradição entre as lógicas que orientam as práticas das famílias populares e as lógicas escolares naquilo que se refere à avaliação na proposta de ciclos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:31:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:31:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPQJ
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPQJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPQJ/1/disserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPQJ/2/disserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 922c606d3b02641dae5b3cbfdf35e278
b38f68e1f3c3716bba6e77f9128e544d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891010188673024