A escola no horizonte de jovens camponeses de uma escola família agrícola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cristiane Benjamim de Freitas
Orientador(a): Geraldo Magela Pereira Leao
Banca de defesa: Lourdes Helena da Silva, Maria de Fatima Almeida Martins, Ines Assuncao de Castro Teixeira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAED-8DBHE7
Resumo: Esta pesquisa se debruçou sobre as experiências de escolarização de jovens do campo, estudantes da Escola Família Agrícola Paulo Freire, do município de Acaiaca-MG, investigando os motivos que levaram esses jovens a se matricularem na escola e como se constituíram suas trajetórias escolares. Foi definido como objetivo geral compreender eanalisar as experiências de escolarização de jovens rurais estudantes da Escola Família Agrícola Paulo Freire/Acaiaca-MG. Como objetivos específicos, pretendeu-se descrever e analisar os sentidos atribuídos à escolarização pelos jovens rurais; descrever os limites, conflitos e possibilidades vivenciados nesse processo; identificar as escolhas e as estratégias que foram construídas no processo de escolarização dos jovens; analisar a relação dessas experiências na construção de projetos de futuro e/ou prolongamento dos estudos e discutir a condição juvenil no campo e sua diversidade. Os sujeitos investigados foram jovens alunos do terceiro ano dessa escola. A coleta de dados ocorreu no ano de 2009 e deu-se por observação, entrevistas individuais e semi-estruturadas com 10 estudantes, além de um questionário aplicado a 71 jovens da escola. Esses instrumentos possibilitaram colher dados a respeito das características sociais, culturais e escolares dos jovens, aspectos da condição juvenil do campo e das experiências escolares dos jovens. A fundamentação teórica para a análise do material empírico baseou-se em trabalhos das áreas de estudos sobre o meio rural brasileiro, sobre as experiências das Escolas Famílias Agrícolas e a Pedagogia da Alternância e em autores da Sociologia da Educação e da Sociologia da Juventude. A análise revelou que a escola tem para os jovens do campo sentidos múltiplos, o que resulta de uma configuração de fatores. A escola constitui para os jovens um espaço de sociabilidade, de preparação para o trabalho e de reconhecimento social. Os sentidos atribuídos à escola pelos jovens possuem alguma ligação com as suas trajetórias escolares, que estavam por sua vez marcadas pelas condições sociais em que viviam e pelo pertencimento racial ou de gênero. Através da pesquisa, pode-se afirmar que, embora os jovens pertençam a uma mesma categoria social, esta não é homogênea e eles não vivenciam a experiência escolar a partir das mesmas condições. O sentido da escolarização para vários jovens esteve vinculado aos seus projetos profissionais. Observamos que, para a maioria dos jovens, a elaboração de seus projetos apresentava o dilema entre permanecerem no meio social familiar de origem, desenvolvendo algum tipo de trabalho ligado à agricultura familiar, ou migrarem para as cidades, continuando seus estudos e/ou se inserindo em algum emprego. Diante dessa situação, os projetos, em sua maioria, situavam-se na lógica da imprevisibilidade, das incertezas e dúvidas
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Como objetivos específicos, pretendeu-se descrever e analisar os sentidos atribuídos à escolarização pelos jovens rurais; descrever os limites, conflitos e possibilidades vivenciados nesse processo; identificar as escolhas e as estratégias que foram construídas no processo de escolarização dos jovens; analisar a relação dessas experiências na construção de projetos de futuro e/ou prolongamento dos estudos e discutir a condição juvenil no campo e sua diversidade. Os sujeitos investigados foram jovens alunos do terceiro ano dessa escola. A coleta de dados ocorreu no ano de 2009 e deu-se por observação, entrevistas individuais e semi-estruturadas com 10 estudantes, além de um questionário aplicado a 71 jovens da escola. Esses instrumentos possibilitaram colher dados a respeito das características sociais, culturais e escolares dos jovens, aspectos da condição juvenil do campo e das experiências escolares dos jovens. A fundamentação teórica para a análise do material empírico baseou-se em trabalhos das áreas de estudos sobre o meio rural brasileiro, sobre as experiências das Escolas Famílias Agrícolas e a Pedagogia da Alternância e em autores da Sociologia da Educação e da Sociologia da Juventude. A análise revelou que a escola tem para os jovens do campo sentidos múltiplos, o que resulta de uma configuração de fatores. A escola constitui para os jovens um espaço de sociabilidade, de preparação para o trabalho e de reconhecimento social. Os sentidos atribuídos à escola pelos jovens possuem alguma ligação com as suas trajetórias escolares, que estavam por sua vez marcadas pelas condições sociais em que viviam e pelo pertencimento racial ou de gênero. Através da pesquisa, pode-se afirmar que, embora os jovens pertençam a uma mesma categoria social, esta não é homogênea e eles não vivenciam a experiência escolar a partir das mesmas condições. O sentido da escolarização para vários jovens esteve vinculado aos seus projetos profissionais. Observamos que, para a maioria dos jovens, a elaboração de seus projetos apresentava o dilema entre permanecerem no meio social familiar de origem, desenvolvendo algum tipo de trabalho ligado à agricultura familiar, ou migrarem para as cidades, continuando seus estudos e/ou se inserindo em algum emprego. Diante dessa situação, os projetos, em sua maioria, situavam-se na lógica da imprevisibilidade, das incertezas e dúvidasThis research was based on the experiences of schooling of countryside Young people of the Família Agricola Paulo Freire School from the Acaiaca-MG town, investigating the reasons which took these young people to enroll in the school and how they constructed their school path. It was defined as general objective to understand and analyze the experiences of schooling of country young students of Escola Família Agricola Paulo Freire/Acaiaca-MG. As specified objectives it was intended to describe and analyze the senses given to the schooling by the young country people; describe the limits, conflicts, and possibilities lived during this process; identify the choices and strategies that were constructed in the process of the young schooling; analyze the relation of these experiences in the construction of future projects or extending ofstudies and discuss the young condition in the countryside and its diversity. The investigated subjects were young students of the third grade of this school. The data collect happened through observation, individual interviews and semi-structured with 10 students, besides a pool applied to 71 young people of the school. These instruments could pick data about the social characteristics, cultural and schooling of the young students. The theoretical basement for the empirical material analyses based on works of studying areas about Brazilian Countryside, about the experiences of the Escolas Famílias Agrícolas, and the alternative pedagogy and on authors of Education Sociology, and the Youth Sociology. The analysis demonstrated that the school has multiple senses for the young people of the countryside, which results in a setting up of factors. The school constitutes for the young students a space of sociability, preparation for the work and social recognition. The senses given to the school by the young students have a connection with their schooling path, which were by the way marked by the social condition in which they lived and by the racial belonging or of genre. Through this research one can state that despite the young pe ople belong to the same social category, this is not homogeneous and they dont live the schooling experience by the same conditions. The sense of schooling for several young people was linked to their professional projects. We have noticed that for the most of the young people the creation of their projects presented the dilemma between remaining to the family social environment of origin developing some kind of work connected tothe family agriculture or migrating to the cities, going on with their studies and/or inserting themselves in some job. Facing this situation, the projects at most located on the unpredictably logic, of unsure and doubtsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação ruralJuventude Aspectos sociaisEscolas ruraisEducação do campoA escola no horizonte de jovens camponeses de uma escola família agrícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtexto_final_disserta__o_cristiane.pdfapplication/pdf3512491https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAED-8DBHE7/1/texto_final_disserta__o_cristiane.pdfe86adc5a6f21ac30054ff5d32094fcedMD51TEXTtexto_final_disserta__o_cristiane.pdf.txttexto_final_disserta__o_cristiane.pdf.txtExtracted texttext/plain470266https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAED-8DBHE7/2/texto_final_disserta__o_cristiane.pdf.txtc2c4c774ead335a28b9fa28d7cbf52d3MD521843/FAED-8DBHE72019-11-14 10:47:45.062oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAED-8DBHE7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:47:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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