Traumatismo dentário em crianças de 8 a 10 anos de idade: fatores associados e impacto na qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Fernanda Bartolomeo Freire Maia
Orientador(a): Miriam Pimenta Parreira do Vale
Banca de defesa: Laura Salignac de Souza Guimarães Primo, Fernanda de Morais Ferreira, Cristiane Baccin Bendo, Luciana Fonseca Pádua Gonçalves Tourino
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9TEXY
Resumo: O traumatismo dentário (TD) pode impactar negativamente a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) das crianças. Foi realizado um estudo transversal com o objetivo de avaliar a prevalência do TD, os fatores associados e seu impacto na QVRSB das crianças. Este estudo será apresentado no formato de dois artigos científicos. Uma amostrarepresentativa de 1201 crianças de 8 a 10 anos de idade, matriculadas em escolas públicas e privadas da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi examinada nas escolas, de acordo com os critérios de Andreasenet al. (2007),por duas examinadoras previamente calibradas (Kappa intraexaminador = 0,91 e 0,89 e Kappa inter-examinador = 0,85). Para análise da QVRSB foi aplicado o CPQ8-10 às crianças, sendo os seus escores dicotomizadospela técnica de two-step cluster em baixo e alto impacto. A coleta de dados sociodemográficos foi realizada através de questionário enviado para os pais. Foram consideradas como variáveis individuais: o gênero,a idade, o número de residentes no domicílio, a escolaridade do responsável, a renda familiar e o traumatismo dentário (categorizado em: sem trauma, com fratura de esmalte e com trauma grave,para o artigo 1 e; sem trauma e/ou com fratura de esmalte e com trauma grave para o artigo 2). Cárie dentária e maloclusão foram consideradas co-variáveis. O tipo de escola (pública e privada) foi considerada variável contextual para o artigo 1. Para o artigo 2, variáveis contextuais foram o Índice de Vulnerabilidade Social e o tipo da escola. A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e Termosde Consentimento Livre e Esclarecido foram obtidos (n. ETIC 0465.0.203.000-09). Os dados foram analisados através do SPSS para Windows versão 19.0 e HLM 6.06, utilizando análises descritiva e bivariada para ambos artigos, complementada por análise logística multinomial no artigo 1 e análise multinível nos artigos 1 e 2,adotando valor de p<0,05. A prevalência de TD foi 14%, sendo 2,8% considerado trauma grave. No artigo 1, a análise logística multinomial revelou que a ocorrência de trauma grave foi estatisticamente associada a crianças do sexo masculino (OR= 2,37; 95% IC: 1,15-4,87), com maior idade (OR= 1,77; 95% IC: 1,10-2,87), menor renda familiar (OR= 2,79; 95% IC: 1,28-6,09) e overjet aumentado (OR= 2,59; 95%IC: 1,07-6,26). A fratura de esmalte não apresentou associação significativa com quaisquer dos fatores avaliados. A análise multinível mostrou que não houve diferença estatisticamente significativa entre o tipo de escola e o TD (modelo nulop> 0,05). Para o artigo 2, a análise multinível mostrou-se necessária (modelo nulop< 0,001) revelando influência do contexto na QVRSB. Estudantes de escolas públicas (OR= 2,70; 95% IC: 1,22-5,94), meninas (OR= 1,46; 95% IC: 1,10-1,92),crianças mais novas (OR= 0,81; 95% IC: 0,67-0,97), cujo responsável possuía menor escolaridade (OR= 1,72; 95% IC: 1,26-2,35) e comdiagnóstico de trauma grave (OR= 2,54; 95% IC: 1,21-5,31) apresentaram maior impacto negativo na QVRSB. Os domínios emocionais e sociais da QVRSB foram associados significativamente com gênero feminino (OR= 1,60; 95% IC: 1,19-2,15; OR= 1,38;95% IC: 1,01-1,89), menor escolaridade do responsável (OR= 1,70; 95% IC: 1,22- 2,34; OR= 1,75; 95% IC: 1,24-2,46), trauma grave (OR= 2,12; 95% IC: 1,01-4,43; OR= 2,18; 95% IC: 1,02-4,64) e escola pública (OR= 2,63; 95% IC: 1,37-5,06; OR= 2,92; 95% IC: 1,10-7,79). Conclui-se que a prevalência de TD nessa faixa etária foi relativamente alta quando se incluiu a fratura de esmalte e baixa, quando se considerou apenas o trauma grave. A fratura de esmalte não foi associado a quaisquer dos fatores pesquisados. Sugere-se que a fratura de esmalte deve seranalisadaseparada do trauma grave ou na categoria sem trauma. A dimensão contextual agrega informações às variabilidades individuais para explicar o impacto na QVRSB, com destaque para as desigualdades socioeconômicas. O TD grave impacta a QVRSB e seus aspectos emocionais e sociais em crianças de 8 a 10 anos de idade, o que deve ser considerado nas estratégias de saúde pública.
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Para análise da QVRSB foi aplicado o CPQ8-10 às crianças, sendo os seus escores dicotomizadospela técnica de two-step cluster em baixo e alto impacto. A coleta de dados sociodemográficos foi realizada através de questionário enviado para os pais. Foram consideradas como variáveis individuais: o gênero,a idade, o número de residentes no domicílio, a escolaridade do responsável, a renda familiar e o traumatismo dentário (categorizado em: sem trauma, com fratura de esmalte e com trauma grave,para o artigo 1 e; sem trauma e/ou com fratura de esmalte e com trauma grave para o artigo 2). Cárie dentária e maloclusão foram consideradas co-variáveis. O tipo de escola (pública e privada) foi considerada variável contextual para o artigo 1. Para o artigo 2, variáveis contextuais foram o Índice de Vulnerabilidade Social e o tipo da escola. A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e Termosde Consentimento Livre e Esclarecido foram obtidos (n. ETIC 0465.0.203.000-09). 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Conclui-se que a prevalência de TD nessa faixa etária foi relativamente alta quando se incluiu a fratura de esmalte e baixa, quando se considerou apenas o trauma grave. A fratura de esmalte não foi associado a quaisquer dos fatores pesquisados. Sugere-se que a fratura de esmalte deve seranalisadaseparada do trauma grave ou na categoria sem trauma. A dimensão contextual agrega informações às variabilidades individuais para explicar o impacto na QVRSB, com destaque para as desigualdades socioeconômicas. O TD grave impacta a QVRSB e seus aspectos emocionais e sociais em crianças de 8 a 10 anos de idade, o que deve ser considerado nas estratégias de saúde pública.Traumatic dental injury in children 8-10 years of age: associated factors and impact on quality of life Traumatic dental injury (TDI) can negatively impact the quality of life- related to the oral health (OHRQoL) of children. A cross-sectional study was carried out to assess the prevalence of TD, associated factors and their impact on OHRQoL of children. This study will be presented by two scientific papers. A representative sample of1201 children, all between the ages of 8-10 years old, enrolled in public and private schools in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, were examined at the schools, according to the criteria of Andreasen et al. (2007), for two previously calibrated examiners (intra-examiner Kappa = 0.91 and 0.89 and Kappa inter-examiner = 0.85). To analyze the OHRQoL, CPQ8-10was applied to children, and their scores dichotomized by the technique of "two-step cluster" in low and high impact. The collection of demographic data was conducted through a questionnaire sent to parents. The following were considered as individual variables: gender, age, the number of residents in the household, parents/caregiverslevel of education, family income and TDI (categorized into: no trauma, with enamel fracture and severe trauma to the article 1 and, without trauma and / or enamel fracture and severe trauma to article 2). Dental caries and malocclusion were considered covariates. The type of school (public and private) was considered a contextual variable for article 1. For article 2, contextual variables were the Social Vulnerability Index and school type. The approval of the Research Ethics Committee in Human Beings and Terms of Consent were obtained (n. ETIC 0465.0.203.000-09). Data were analyzed using SPSS for Windows version 19.0 and HLM 6:06, using descriptive and bivariate analyzes for both articles, complemented by multinomial logistic analysis in article 1 and multilevel analysis in article 1 and 2, adopting p <0.05. The prevalence of TDI was 14%, with 2.8% considered severe trauma. In article 1, the multinomial logistic analysis revealed that severe trauma occurrence was statistically associated with male children (OR = 2.37; 95% CI: 1.15 to 4.87), with higher age (OR = 1 77; 95% CI: 1.01 to 2.87), lower income (OR = 2.79; 95% CI: 1.28 to 6.09) and increased overjet (OR = 2.59; 95% CI: 1.07 to 6.26). Enamel fracture was not significantly associated with any of the evaluated factors. The multilevel analysis showed no statistically significant difference between the type of school and the TDI (null-model p> 0.05). In article 2, multilevel analysis was needed (null-model p <0.001) revealing the influence of context on OHRQoL. Students from public schools (OR = 2.70; 95% CI: 1.22 to 5.94), girls (OR = 1.46; 95% CI: 1.10 to 1.92), younger children (OR = 0.81; 95% CI: .67-.97), whose parents had a lower education (OR = 1.72; 95% CI: 1.26 to 2.35) and with severe trauma (OR = 2.54; 95% CI: 1.21 to 5.31) showed greater negative impact on OHRQoL. The emotional and social areas of OHRQoL were significantly associated with female gender (OR = 1.60; 95% CI: 1.19 to 2.15; OR = 1.38; 95% CI: 1.01 to 1.89), whose parents had a lower education(OR = 1.70; 95% CI: 1.22 to 2.34; OR = 1.75; 95% CI: 1.24 to 2.46), severe trauma (OR = 2, 12; 95% CI: 1.01 to 4.43; OR = 2.18; 95% CI: 1.02 to 4.64) and public school (OR = 2.63; 95% CI: 1,37- 5.06; OR = 2.92; 95% CI: 1.10 to 7.79). It follows that the prevalence of TDI in this age group was relatively high when enamel fracture were included, compared to when only severe trauma was considered. Enamel fracture was not associated with any of the studied factors.It is suggested that, in researchs, the enamel fracture should be analyze separately or in the category of no TDI.The contextual dimensionadds information to the individual variability to explain the impact on OHRQoL, especially socioeconomic inequalities. The severe TDI impacts OHRQoL and their emotional and social domain in children 8-10 years of age, which should be considered in public health strategies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise multinívelTraumatismos dentários/epidemiologiaQualidade de vidaSaúde bucalTraumatismos dentáriosCriançaAnálise multinívelQualidade de vida relacionada à saúde bucalTraumatismo dentárioCriançasTraumatismo dentário em crianças de 8 a 10 anos de idade: fatores associados e impacto na qualidade de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fernanda_bartolomeo_2015.pdfapplication/pdf6130143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9TEXY/1/tese_fernanda_bartolomeo_2015.pdf4434d6d1223036ba30dcd2d9dac9acf8MD51TEXTtese_fernanda_bartolomeo_2015.pdf.txttese_fernanda_bartolomeo_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain290870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9TEXY/2/tese_fernanda_bartolomeo_2015.pdf.txtfcd5cbfa0740d55d5d7860683d46f94bMD521843/BUBD-A9TEXY2019-11-14 08:56:48.536oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9TEXYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:56:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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