Avaliação de impactos de programas de transferência condicionada de renda na redução da pobreza intergeracional: o programa Bolsa Família e a escolaridade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Julio Carepa de Souza
Orientador(a): Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Banca de defesa: Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto, Andre Junqueira Caetano
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANPP2Y
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo analisar as conseqüências estimadas, em anos de estudo adicionais, como resposta às condicionalidades de programas de transferência de renda, notadamente o Programa Bolsa Família (BF). Os dados utilizados provém da Avaliação de Impacto do Bolsa Família, realizada pelo Cedeplar em convênio com a SCIENCE, no ano de 2005. Para a mensuração da escolaridade, foi construída uma Tabela de Vida Escolar que compara, a partir das probabilidades observadas na transição de estado escolar (obtidas pela utilização de um modelo logit multinomial), o tempo esperado de permanência na escola, com aprovação, dos beneficiários do BF (grupo de tratamento) ante não-beneficiários (grupo de controle) que sejam elegíveis ao programa e não selam contemplados diretamente por nenhum programa de transferência de renda. Os resultados sugerem que crianças de famílias que recebem o auxílio do Bolsa Família tendem a apresentar menor número de anos esperados de freqüência à escola, nas primeiras séries,pois apresentam maior probabilidade de retenção, embora sua probabilidade de evasão seja menor que a dos não-participantes. Entretanto, com o passar dos anos, a diferença entre as probabilidades de retenção diminui, enquanto a de evasão aumenta (em favor dos beneficiários) gerando um efeito combinado de equalização do tempo esperado de freqüência escolar entre os grupos de tratamento e controle.
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