É preciso propiciar a aprendizagem de inglês na escola: experiências bem-sucedidas para investir em uma mudança de paradigma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Climene Fernandes Brito Arruda
Orientador(a): Laura Stella Miccoli
Banca de defesa: Maria Raquel de Andrade Bambirra, Ana Maria Ferreira Barcelos, Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Heliana Ribeiro de Mello
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQPBD
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências bem-sucedidas de aprendizagem de inglês de oito estudantes da escola regular, quatro da rede pública de ensino, quatro da rede particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é documentar e descrever experiências bem sucedidas especialmente neste contexto para compreender como elas se explicam, uma vez que o paradigma vigente é o da ineficiência do ensino de inglês na escola. O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (1997-2013) e no marco de referência de experiências de aprendizagem de língua de estudantes proposto por Miccoli & Bambirra (BAMBIRRA, 2009), articulando-se em vários eixos temáticos: paradigma social (CAPRA, 1996); metodologia de pesquisa narrativa (LIEBLICH ET AL., 1998; CLANDININ & CONNELLY, 2000; BENSON, 2005; ARAGÃO, 2007; BARCELOS, 2006a , 2008; PAIVA, 2008); motivação associado ao sucesso, via Teoria Sociocultural (OXFORD & SHEARIN, 1994; GARDNER, 2005, 2006; DÖRNYEI, 2001, 2005; DÖRNYEI & USHIODA, 2011); e por fim, agência humana, à luz da Teoria Sociocultural (AHEARN, 2001; LANTOLF & PAVLENKO, 2001; LANTOLF & THORNE, 2006; VAN LIER, 2008). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de entrevista para comprovar proficiência linguística dos estudantes, de narrativas orais sobre seu processo de aprendizagem e, ainda, de narrativas de seus respectivos professores com percepções sobre o sucesso de seus alunos e sobre seu contexto de trabalho. Os resultados indicam inter-relação de aprendizagem de inglês, entre os contextos de sala de aula e fora de sala de aula, documentando entrelaçamento de experiências de naturezas cognitiva, motivacional, conceptual, contextual, social e afetiva, as quais viabilizam experiências de êxito dos aprendizes. O papel de agência dos estudantes, relacionada à sua motivação destaca-se na análise dos dados, revelando-se favorecido pelo contexto situado de aprendizagem que seus professores oferecem e pelos propiciamentos (affordances) encontrados fora de sala de aula e valorizados pelos estudantes. As implicações deste estudo, para a aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam agência e motivação, bem como, o contexto situado, os quais contribuem para o sucesso desses estudantes e na ênfase na necessidade de propiciar a aprendizagem de inglês na escola.
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O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (1997-2013) e no marco de referência de experiências de aprendizagem de língua de estudantes proposto por Miccoli & Bambirra (BAMBIRRA, 2009), articulando-se em vários eixos temáticos: paradigma social (CAPRA, 1996); metodologia de pesquisa narrativa (LIEBLICH ET AL., 1998; CLANDININ & CONNELLY, 2000; BENSON, 2005; ARAGÃO, 2007; BARCELOS, 2006a , 2008; PAIVA, 2008); motivação associado ao sucesso, via Teoria Sociocultural (OXFORD & SHEARIN, 1994; GARDNER, 2005, 2006; DÖRNYEI, 2001, 2005; DÖRNYEI & USHIODA, 2011); e por fim, agência humana, à luz da Teoria Sociocultural (AHEARN, 2001; LANTOLF & PAVLENKO, 2001; LANTOLF & THORNE, 2006; VAN LIER, 2008). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. 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As implicações deste estudo, para a aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam agência e motivação, bem como, o contexto situado, os quais contribuem para o sucesso desses estudantes e na ênfase na necessidade de propiciar a aprendizagem de inglês na escola.This paper presents a narrative study of the successful experiences in learning English of eight students from regular schools in Belo Horizonte, Minas Gerais: four from public schools and four from private schools. The objective of the research is to document and describe successful experiences, especially in a school context, to understand how they are explained, since the usual paradigm is that the teaching of English in schools is inefficient. The study is based on the concept of experience by Miccoli (1997-2013) and the frame of reference of students` language learning experiences proposed by Miccoli & Bambirra (BAMBIRRA, 2009), articulated into several themes: social paradigm (CAPRA, 1996); methodology of narrative research (LIEBLICH ET AL., 1998; CONNELLY & CLANDININ, 2000; BENSON, 2005; ARAGÃO, 2007; BARCELOS, 2006A, 2008; PAIVA, 2008); motivation associated with success on the Sociocultural Theory perspective (OXFORD & SHEARIN, 1994; GARDNER, 2005, 2006; DÖRNYEI, 2001, 2005; DÖRNYEI & USHIODA, 2011), and finally, human agency, in the light of the Sociocultural Theory (AHEARN, 2001; LANTOLF & PAVLENKO, 2001; LANTOLF & THORNE, 2006, VAN LIER, 2008). A quantitative and qualitative approach to the analysis and presentation of the results was adopted. The data were collected using interviews in order to assess students` language proficiency, oral narratives to understand their learning process and also, narratives by their teachers to gain insights on the students success and their working environment. The results show the interrelatedness of English learning in the classroom and non-classroom contexts and document intertwined experiences of cognitive, motivational, conceptual, contextual, social and emotional natures that enable successful student experiences. The role of students agency, related to their motivation, stands out in the data analysis, revealing itself to be aided by the situated context for learning that their teachers provide and by the contextual opportunities (affordances) found outside the classroom and valued by students. The implications of this study for learning English in schools are in understanding the elements that modulate agency and motivation, as well as the situated context, which together contribute to the success of these students and in emphasizing the need to afford English learning in schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagemAquisição de segunda linguagemLíngua inglesa Estudo e ensinoMotivaçãoagênciaAprendizagemPropiciamentosExperiências bem-sucedidasÉ preciso propiciar a aprendizagem de inglês na escola: experiências bem-sucedidas para investir em uma mudança de paradigmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_climene_arruda_2014_versao_final_entregue.pdfapplication/pdf3474347https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQPBD/1/tese_climene_arruda_2014_versao_final_entregue.pdff4d10586e85268a9705f463d4fea9941MD51TEXTtese_climene_arruda_2014_versao_final_entregue.pdf.txttese_climene_arruda_2014_versao_final_entregue.pdf.txtExtracted texttext/plain510891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQPBD/2/tese_climene_arruda_2014_versao_final_entregue.pdf.txt56ba412ae9b956aaaeaf58cb009b4b5cMD521843/MGSS-9MQPBD2019-11-14 11:16:11.814oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9MQPBDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:16:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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