Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Adriano Célio Gomide lattes
Orientador(a): Maria Angécia Melendi de Biasizzo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/31114
Resumo: A presente pesquisa foi motivada pelo interesse de estudar o papel dos colecionadores de arte moderna e contemporânea no sistema de arte brasileiro. O trabalho tem como objeto o colecionismo de cunho privado, exercido por indivíduos sem qualquer relação ou envolvimento oficial com os órgãos públicos, e cuja aquisição de obras de arte baseia-se em escolhas e interesses pessoais. Ao longo dela, verificou-se que o sistema de arte brasileiro nos últimos 25 anos se tornou cada vez mais complexo, e que definições de termos como colecionador e colecionismo não comportavam mais ideias fixas ou o significado que lhes foi atribuído. A reavaliação dos conceitos já estabelecidos e das definições preexistentes se fez necessária para uma correta adequação dos termos ao atual cenário de arte nacional. Levamos em consideração as obras de arte adquiridas através de relações de trocas voluntárias entre agentes econômicos – sejam eles artistas, colecionadores, galeristas, marchands ou leiloeiros –, as quais foram matéria de nossa atenção ao longo dos capítulos, como elementos envolvidos na relação estudada. Os trabalhos foram desenvolvidos através da caracterização dos vários modos de se adquirir e de se acumular obras de arte: mecenato, entesouramento e colecionismo, sendo este último o verdadeiro foco da pesquisa. Foram feitas entrevistas a dez colecionadores que, convidados, se dispuseram a compartilhar suas experiências em colecionismo. A contribuição de cada um deles permitiu conhecer suas motivações, estratégias e ideias relacionadas ao ato de colecionar obras de arte.
id UFMG_722deb031e96b414cc609ffc9e5db3e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31114
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Angécia Melendi de Biasizzohttp://lattes.cnpq.br/6187888484795809http://lattes.cnpq.br/4214221363218324Adriano Célio Gomide2019-11-20T14:42:42Z2019-11-20T14:42:42Z2014-08-01http://hdl.handle.net/1843/31114A presente pesquisa foi motivada pelo interesse de estudar o papel dos colecionadores de arte moderna e contemporânea no sistema de arte brasileiro. O trabalho tem como objeto o colecionismo de cunho privado, exercido por indivíduos sem qualquer relação ou envolvimento oficial com os órgãos públicos, e cuja aquisição de obras de arte baseia-se em escolhas e interesses pessoais. Ao longo dela, verificou-se que o sistema de arte brasileiro nos últimos 25 anos se tornou cada vez mais complexo, e que definições de termos como colecionador e colecionismo não comportavam mais ideias fixas ou o significado que lhes foi atribuído. A reavaliação dos conceitos já estabelecidos e das definições preexistentes se fez necessária para uma correta adequação dos termos ao atual cenário de arte nacional. Levamos em consideração as obras de arte adquiridas através de relações de trocas voluntárias entre agentes econômicos – sejam eles artistas, colecionadores, galeristas, marchands ou leiloeiros –, as quais foram matéria de nossa atenção ao longo dos capítulos, como elementos envolvidos na relação estudada. Os trabalhos foram desenvolvidos através da caracterização dos vários modos de se adquirir e de se acumular obras de arte: mecenato, entesouramento e colecionismo, sendo este último o verdadeiro foco da pesquisa. Foram feitas entrevistas a dez colecionadores que, convidados, se dispuseram a compartilhar suas experiências em colecionismo. A contribuição de cada um deles permitiu conhecer suas motivações, estratégias e ideias relacionadas ao ato de colecionar obras de arte.This research was motivated by the interest in studying the role of contemporary and modern art collectors in the Brazilian fine art system. The subject of this work is private art collecting, carried out by individuals unrelated or not officially tied to any public institution and who acquire art works based on personal choices and interests. Throughout the research, it was verified that the Brazilian art system has become increasingly complex in the past 25 years, and also that definitions of the terms art collector and art collecting no longer admit fixed ideas or the meanings that had been attributed to them. The revaluation of the concepts already established and existing definitions was necessary for proper adjustment of the terms to the current scenario of national art system. We consider the works of art acquired through voluntary exchange relationships between economic agents – be them artists, collectors, gallery owners, art dealers, or auctioneers - , which were the object of our attention throughout the chapters, as elements involving the studied relationship. The works were developed through the characterization of several ways of acquiring and accumulating art works: patronage, treasure gathering or true art collecting, the latter being the true focus of this research. Ten interviews were made with ten art collectors who were willing to share their experiences. The contribution of each of them allowed us a better understanding of their motivations, strategies and ideas related to the act of collecting art.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessArte modernaColecionadoresSistema de arte brasileiroColecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdfPPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdfAbertoapplication/pdf6793276https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/4/PPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdf37cf81da36ec7afb2c515cd9e8fb38c2MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/6/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD56TEXTPPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdf.txtPPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/7/PPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD571843/311142019-11-21 03:28:41.379oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-21T06:28:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
title Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
spellingShingle Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
Adriano Célio Gomide
Arte moderna
Colecionadores
Sistema de arte brasileiro
title_short Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
title_full Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
title_fullStr Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
title_full_unstemmed Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
title_sort Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo
author Adriano Célio Gomide
author_facet Adriano Célio Gomide
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angécia Melendi de Biasizzo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6187888484795809
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4214221363218324
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriano Célio Gomide
contributor_str_mv Maria Angécia Melendi de Biasizzo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte moderna
Colecionadores
Sistema de arte brasileiro
topic Arte moderna
Colecionadores
Sistema de arte brasileiro
description A presente pesquisa foi motivada pelo interesse de estudar o papel dos colecionadores de arte moderna e contemporânea no sistema de arte brasileiro. O trabalho tem como objeto o colecionismo de cunho privado, exercido por indivíduos sem qualquer relação ou envolvimento oficial com os órgãos públicos, e cuja aquisição de obras de arte baseia-se em escolhas e interesses pessoais. Ao longo dela, verificou-se que o sistema de arte brasileiro nos últimos 25 anos se tornou cada vez mais complexo, e que definições de termos como colecionador e colecionismo não comportavam mais ideias fixas ou o significado que lhes foi atribuído. A reavaliação dos conceitos já estabelecidos e das definições preexistentes se fez necessária para uma correta adequação dos termos ao atual cenário de arte nacional. Levamos em consideração as obras de arte adquiridas através de relações de trocas voluntárias entre agentes econômicos – sejam eles artistas, colecionadores, galeristas, marchands ou leiloeiros –, as quais foram matéria de nossa atenção ao longo dos capítulos, como elementos envolvidos na relação estudada. Os trabalhos foram desenvolvidos através da caracterização dos vários modos de se adquirir e de se acumular obras de arte: mecenato, entesouramento e colecionismo, sendo este último o verdadeiro foco da pesquisa. Foram feitas entrevistas a dez colecionadores que, convidados, se dispuseram a compartilhar suas experiências em colecionismo. A contribuição de cada um deles permitiu conhecer suas motivações, estratégias e ideias relacionadas ao ato de colecionar obras de arte.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-20T14:42:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-20T14:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31114
url http://hdl.handle.net/1843/31114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/4/PPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/5/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/6/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31114/7/PPGArtes_AdrianoCelioGomide_TeseDOUTORADO_TextoPARCIAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37cf81da36ec7afb2c515cd9e8fb38c2
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677287875149824