Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana. |
id |
UFMG_7558075c8e404489975768f83c7b6bb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8H2L4S |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Francisca Izabel Pereira MacielIsabel Cristina Alves da Silva FradeMonica Correia BaptistaMiriam Maria Roberto Marmol2019-08-10T06:37:36Z2019-08-10T06:37:36Z2011-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4SEsta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana.This research aimed at analyzing the opinion of literacy teachers at the end a continuing education course, coordinated by Ceale (Literacy, Reading and Writing Center) at the Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas, using the Literacy Devices collection. In order to achieve our goals, we have used as an instrument for analyzing this course an evaluation questionnaire, answered by participant teachers from public schools of the states of Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, and Rondõnia. To form the analyze corpus, we have randomly chosen 182 questionnaire, that were quantitatively and qualitatively analyzed. The data from the questionnaires allowed us to create analyze categories about learning time, material used, teacher and the relation between the content offered and the pedagogical practice. This analyzes pointed out the voices from those professionals on a governmental action on continuing education. In order to found our referential on teacher education, we have used the theoretical discussions from the following researchers: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) and Santos (1998/2007). Since continuing education is based on the literacy area, we have dialogued, yet, with Soares (1998/2004), Frade (2010) and others authors of the Literacy Instruments Collection. The data analyzed lead us to conclude that the continuing education was satisfactory to most of the teacher enrolled concerning time, material used, and the relation between content given and pedagogical practice, and the interaction between the educator and the student. In the other hand, there are issues that still need to be solved in the continuing education: making it available to all teachers from the public school net and not only to a few; expanding the dialog, the experience exchange between different socio-cultural realities, and not only to a group of literacy teacher from a exclusively urban realityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetizaçãoProfessores FormaçãoLeitura e escritaProfessores alfabetizadoresFormação continuadaProfessores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_miriam_marmol_2011.pdfapplication/pdf2084340https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/1/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf1c374331409d3689cf8f4dfefccbf746MD51TEXTdisserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txtdisserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain377380https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/2/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txt90a60bc57d54f714800d2770b445a7a0MD521843/BUOS-8H2L4S2019-11-14 08:54:29.222oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8H2L4SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
title |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
spellingShingle |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização Miriam Maria Roberto Marmol Leitura e escrita Professores alfabetizadores Formação continuada Educação Alfabetização Professores Formação |
title_short |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
title_full |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
title_fullStr |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
title_full_unstemmed |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
title_sort |
Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização |
author |
Miriam Maria Roberto Marmol |
author_facet |
Miriam Maria Roberto Marmol |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisca Izabel Pereira Maciel |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monica Correia Baptista |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miriam Maria Roberto Marmol |
contributor_str_mv |
Francisca Izabel Pereira Maciel Isabel Cristina Alves da Silva Frade Monica Correia Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Professores alfabetizadores Formação continuada |
topic |
Leitura e escrita Professores alfabetizadores Formação continuada Educação Alfabetização Professores Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Alfabetização Professores Formação |
description |
Esta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T06:37:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T06:37:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/1/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/2/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c374331409d3689cf8f4dfefccbf746 90a60bc57d54f714800d2770b445a7a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797973320772091904 |