Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Miriam Maria Roberto Marmol
Orientador(a): Francisca Izabel Pereira Maciel
Banca de defesa: Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Monica Correia Baptista
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana.
id UFMG_7558075c8e404489975768f83c7b6bb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8H2L4S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisca Izabel Pereira MacielIsabel Cristina Alves da Silva FradeMonica Correia BaptistaMiriam Maria Roberto Marmol2019-08-10T06:37:36Z2019-08-10T06:37:36Z2011-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4SEsta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana.This research aimed at analyzing the opinion of literacy teachers at the end a continuing education course, coordinated by Ceale (Literacy, Reading and Writing Center) at the Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas, using the Literacy Devices collection. In order to achieve our goals, we have used as an instrument for analyzing this course an evaluation questionnaire, answered by participant teachers from public schools of the states of Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, and Rondõnia. To form the analyze corpus, we have randomly chosen 182 questionnaire, that were quantitatively and qualitatively analyzed. The data from the questionnaires allowed us to create analyze categories about learning time, material used, teacher and the relation between the content offered and the pedagogical practice. This analyzes pointed out the voices from those professionals on a governmental action on continuing education. In order to found our referential on teacher education, we have used the theoretical discussions from the following researchers: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) and Santos (1998/2007). Since continuing education is based on the literacy area, we have dialogued, yet, with Soares (1998/2004), Frade (2010) and others authors of the Literacy Instruments Collection. The data analyzed lead us to conclude that the continuing education was satisfactory to most of the teacher enrolled concerning time, material used, and the relation between content given and pedagogical practice, and the interaction between the educator and the student. In the other hand, there are issues that still need to be solved in the continuing education: making it available to all teachers from the public school net and not only to a few; expanding the dialog, the experience exchange between different socio-cultural realities, and not only to a group of literacy teacher from a exclusively urban realityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetizaçãoProfessores FormaçãoLeitura e escritaProfessores alfabetizadoresFormação continuadaProfessores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_miriam_marmol_2011.pdfapplication/pdf2084340https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/1/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf1c374331409d3689cf8f4dfefccbf746MD51TEXTdisserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txtdisserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain377380https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/2/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txt90a60bc57d54f714800d2770b445a7a0MD521843/BUOS-8H2L4S2019-11-14 08:54:29.222oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8H2L4SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
title Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
spellingShingle Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
Miriam Maria Roberto Marmol
Leitura e escrita
Professores alfabetizadores
Formação continuada
Educação
Alfabetização
Professores Formação
title_short Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
title_full Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
title_fullStr Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
title_full_unstemmed Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
title_sort Professores alfabetizadores e a formação continuada: um estudo de caso sobre o curso instrumentos da alfabetização
author Miriam Maria Roberto Marmol
author_facet Miriam Maria Roberto Marmol
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monica Correia Baptista
dc.contributor.author.fl_str_mv Miriam Maria Roberto Marmol
contributor_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Monica Correia Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Professores alfabetizadores
Formação continuada
topic Leitura e escrita
Professores alfabetizadores
Formação continuada
Educação
Alfabetização
Professores Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Professores Formação
description Esta pesquisa objetivou analisar a opinião de professores alfabetizadores com relação ao curso Instrumentos da Alfabetização e verificar se ele contibui para a capacitação dos profissionais da educação. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos como instrumento de análise um questionário de avaliação dessa formação, respondido por professores cursistas de escolas públicas dos estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia. Para compor o corpus de análise, foram escolhidos, aleatoriamente, 182 questionários, analisados quantitativa e qualitativamente. Os dados dos questionários permitiram criar categorias de análise sobre tempo da formação, material utilizado, formador e a relação dos conteúdos abordados e a prática pedagógica. Essa análise apontou as vozes desses profissionais sobre uma ação governamental de formação continuada. Para embasar o referencial sobre formação docente, foram utilizadas as discussões teóricas dos seguintes pesquisadores: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993/2002), Tardif (2002/2008), Shon (1992), Gatti (2003/2008/2009), Diniz-Pereira (2009) e Santos (1998/2007). Como a formação continuada baseia-se na área da alfabetização, dialogamos, ainda, com Soares (1998/2004), Frade (2010) e os autores da Coleção Instrumentos da Alfabetização. Os dados analisados nos levaram a concluir que a formação continuada atendeu à maioria dos professores cursistas no que tange ao tempo, ao material, à relação entre conteúdo e prática pedagógica e à interação entre formador e cursista. Em contrapartida, há questões que ainda precisam ser concretizadas nas formações continuadas, tais como: o atendimento a todos os professores da rede e não somente a alguns; e a ampliação do diálogo, da troca de experiências com diferentes realidades sócio-culturais e não apenas com certo grupo de professores alfabetizadores de realidade exclusivamente urbana.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T06:37:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T06:37:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H2L4S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/1/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8H2L4S/2/disserta__o_miriam_marmol_2011.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c374331409d3689cf8f4dfefccbf746
90a60bc57d54f714800d2770b445a7a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973320772091904