Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Carla Souto Bahillo
Orientador(a): Maria Jussara Fernandes Fontes
Banca de defesa: Cristiane de Freitas Cunha, Patricia Cotta Mancini, Keila Alessandra Knobel, Silvana Maria Monte Coelho Frota
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRD
Resumo: Este estudo objetivou verificar os hábitos sonoros e o conhecimento sobre os riscos auditivos e não auditivos relacionados ao uso dos estéreos pessoais, a repercussão desses hábitos e a aquisição de atitudes protetivas após a implementação do programa de educação em saúde auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! em alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de dois colégios particulares do município de Belo Horizonte. Foi observado que os alunos das escolas adotaram atitudes mais protetivas em relação ao ruído, considerando este algo a ser evitado, após um ano de intervenção. A utilização de estéreos pessoais foi o hábito mais comum entre os jovens independente do sexo, e com fone do tipo inserção. Entretanto os alunos do sexo masculino apresentam maior exposição ao som do que os do sexo feminino. Concluiu-se que o programa de educação auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! mostrou-se adequado ao contexto escolar, necessitando apenas de alguns ajustes em função do projeto pedagógico das escolas. A inclusão da educação em saúde auditva é pertinente e eficaz na escola, uma vez que as perdas auditivas induzidas pela exposição à musica estão evidenciadas, e por meio de um processo educativo constitui uma eficiente ferramenta para evitá-las.
id UFMG_781d6234b93979d31efdb1313aa31b9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B56HRD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Jussara Fernandes FontesCristiane de Freitas CunhaPatricia Cotta ManciniKeila Alessandra KnobelSilvana Maria Monte Coelho FrotaCarla Souto Bahillo2019-08-11T13:23:52Z2019-08-11T13:23:52Z2014-09-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRDEste estudo objetivou verificar os hábitos sonoros e o conhecimento sobre os riscos auditivos e não auditivos relacionados ao uso dos estéreos pessoais, a repercussão desses hábitos e a aquisição de atitudes protetivas após a implementação do programa de educação em saúde auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! em alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de dois colégios particulares do município de Belo Horizonte. Foi observado que os alunos das escolas adotaram atitudes mais protetivas em relação ao ruído, considerando este algo a ser evitado, após um ano de intervenção. A utilização de estéreos pessoais foi o hábito mais comum entre os jovens independente do sexo, e com fone do tipo inserção. Entretanto os alunos do sexo masculino apresentam maior exposição ao som do que os do sexo feminino. Concluiu-se que o programa de educação auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! mostrou-se adequado ao contexto escolar, necessitando apenas de alguns ajustes em função do projeto pedagógico das escolas. A inclusão da educação em saúde auditva é pertinente e eficaz na escola, uma vez que as perdas auditivas induzidas pela exposição à musica estão evidenciadas, e por meio de um processo educativo constitui uma eficiente ferramenta para evitá-las.This study aimed to verify the sound habits and knowledge about hearing and not hearing risks related to the use of personal stereos, the impact of these habits and the acquisition of protective attitudes after the implementation of the education program for hearing health "Take care of your hearing: pass this idea ahead! "students in the 6th to 9th grade of elementary school two private schools in the city of Belo Horizonte. It was observed that students of schools adopted more protective attitudes towards noise, considering it something to be avoided, after one year of intervention. The use of personal stereos was the most common habit among young people regardless of sex, and with the insert earphone type. However the male students have greater exposure to sound than females. It was concluded that the program of education hearing "Take care of your hearing: Pass this idea forward" was adequate to the school context, requiring only a few adjustments for the pedagogical design of schools. The inclusion of education in auditva health is relevant and effective in school, since the hearing loss induced by exposure to music are discussed, and through an educational process is an efficient tool to avoid them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em saúdeAdolescentesAudiçãoInstituições acadêmicasAvaliaçãoAudiçãoEducação em SaúdeAdolescênciaEscolaEstéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkarla.pdfapplication/pdf2341050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B56HRD/1/karla.pdf5e971e8f1f15ee049e70720626125489MD51TEXTkarla.pdf.txtkarla.pdf.txtExtracted texttext/plain217885https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B56HRD/2/karla.pdf.txt98c326e4321376a46b883adcccde80b5MD521843/BUOS-B56HRD2019-11-14 11:37:43.85oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B56HRDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:37:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
title Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
spellingShingle Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
Carla Souto Bahillo
Avaliação
Audição
Educação em Saúde
Adolescência
Escola
Educação em saúde
Adolescentes
Audição
Instituições acadêmicas
title_short Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
title_full Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
title_fullStr Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
title_full_unstemmed Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
title_sort Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos
author Carla Souto Bahillo
author_facet Carla Souto Bahillo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Jussara Fernandes Fontes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristiane de Freitas Cunha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Patricia Cotta Mancini
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Keila Alessandra Knobel
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silvana Maria Monte Coelho Frota
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Souto Bahillo
contributor_str_mv Maria Jussara Fernandes Fontes
Cristiane de Freitas Cunha
Patricia Cotta Mancini
Keila Alessandra Knobel
Silvana Maria Monte Coelho Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Audição
Educação em Saúde
Adolescência
Escola
topic Avaliação
Audição
Educação em Saúde
Adolescência
Escola
Educação em saúde
Adolescentes
Audição
Instituições acadêmicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde
Adolescentes
Audição
Instituições acadêmicas
description Este estudo objetivou verificar os hábitos sonoros e o conhecimento sobre os riscos auditivos e não auditivos relacionados ao uso dos estéreos pessoais, a repercussão desses hábitos e a aquisição de atitudes protetivas após a implementação do programa de educação em saúde auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! em alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de dois colégios particulares do município de Belo Horizonte. Foi observado que os alunos das escolas adotaram atitudes mais protetivas em relação ao ruído, considerando este algo a ser evitado, após um ano de intervenção. A utilização de estéreos pessoais foi o hábito mais comum entre os jovens independente do sexo, e com fone do tipo inserção. Entretanto os alunos do sexo masculino apresentam maior exposição ao som do que os do sexo feminino. Concluiu-se que o programa de educação auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! mostrou-se adequado ao contexto escolar, necessitando apenas de alguns ajustes em função do projeto pedagógico das escolas. A inclusão da educação em saúde auditva é pertinente e eficaz na escola, uma vez que as perdas auditivas induzidas pela exposição à musica estão evidenciadas, e por meio de um processo educativo constitui uma eficiente ferramenta para evitá-las.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T13:23:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T13:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRD
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B56HRD/1/karla.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B56HRD/2/karla.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e971e8f1f15ee049e70720626125489
98c326e4321376a46b883adcccde80b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890935127408640