As modificações das práticas pedagógicas em psicologia utilizando animais não humanos no laboratório didático e os impactos no ensino da análise do comportamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Hebert Gonçalves Straehl lattes
Orientador(a): Thaís Porlan de Oliveira lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/31662
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias didáticas utilizadas na disciplina prática de Análise do Comportamento em instituições de ensino superior brasileiras, resgatando possíveis variáveis históricas e contextuais que influenciaram as mudanças nessa prática ao longo dos últimos dez anos. Para tanto, recorreu-se aos conceitos de práticas pedagógicas e utilização de animais não humanos vivos para ensino e pesquisa, além de se contextualizar a questão tendo em vista o conhecimento e as consequências da promulgação da Lei Arouca (Lei nº 11.794/2008) para a sobrevivência do laboratório didático de Análise Experimental do Comportamento. Na metodologia foram conjugados dois tipo de pesquisa: uma pesquisa documental e algumas estratégias de amostragem em bola de neve para localizar os participantes por intermédio de informantes-chave. A coleta de dados constituiu em entrevista semiestruturada e foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa do material coletado. Participaram desse estudo 40 professores de instituições de ensino superior públicas e privadas. Os resultados permitiram observar que a estratégia didática mais utilizada entre os participantes continua sendo o laboratório didático de Análise Experimental do Comportamento, seguido de práticas com seres humanos e softwares e que, além disso, alguns participantes não utilizam nenhuma atividade prática; correlato a esses, os dados mostram que não há consenso entre os participantes acerca das atividades práticas utilizadas para substituição dos animais não humanos no ensino de AEC. Permite-se discutir que o avanço no debate sobre a busca de alternativas para o ensino da prática, especialmente após a promulgação da Lei Arouca, é necessário e urgente.
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Permite-se discutir que o avanço no debate sobre a busca de alternativas para o ensino da prática, especialmente após a promulgação da Lei Arouca, é necessário e urgente.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIALaboratório didáticoAnálise experimental do comportamentoLei 11794/2008Ensino de psicologiaAs modificações das práticas pedagógicas em psicologia utilizando animais não humanos no laboratório didático e os impactos no ensino da análise do comportamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAs modificações das práticas pedagógicas em Psicologia utilizando animais não humanos no laboratório didático e os impactos no ensino da Análise do Comportamen.pdfAs modificações das práticas pedagógicas em Psicologia utilizando animais não humanos no laboratório didático e os impactos no ensino da Análise do Comportamen.pdfapplication/pdf2656703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31662/1/As%20modifica%c3%a7%c3%b5es%20das%20pr%c3%a1ticas%20pedag%c3%b3gicas%20em%20Psicologia%20utilizando%20animais%20n%c3%a3o%20humanos%20no%20laborat%c3%b3rio%20did%c3%a1tico%20e%20os%20impactos%20no%20ensino%20da%20An%c3%a1lise%20do%20Comportamen.pdfac009111bdd4eaaef86196dd5a1d2d87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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