A expansão de furos de aços dual phase da classe 1000 MPa processados em diferentes condições

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rodrigo Cruz Oliveira
Orientador(a): Paulo Roberto Cetlin
Banca de defesa: Haroldo Béria Campos, Alisson Duarte da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WUHJR
Resumo: Na indústria automotiva existe, atualmente, uma preocupação com o meio ambiente (emissão de CO2) e segurança veicular. Para atender esta preocupação existem diversos estudos na área da siderurgia visando obter novos produtos com alta resistência para reduzir o peso do carro, gerando uma diminuição do consumo de combustível, e simultaneamente aumentar a segurança do carro. Este trabalho teve por objetivo estudar a influência de três diferentes aços de alta resistência, especificamente o Dual Phase da classe 1000MPa de resistência, onde foram modificados a composição química e processamento durante recozimento, no resultado do teste de expansão de furo. Foram amostradas três bobinas diferentes do aço DP, onde foram analisadas as propriedades mecânicas, microestruturas e a razão de expansão de furo. A partir dos resultados encontrados foi possível analisar a influência da microestrutura no resultado da razão de expansão de furo e suas propriedades mecânicas.
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