Sistema automático de detecção de falhas em rolamentos de roletes de correias transportadoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Marina Machado Loures
Orientador(a): Leonardo Antonio Borges Torres
Banca de defesa: Wallace do Couto Boaventura, Walmir Matos Caminhas, Marco Tulio Correa de Faria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D2FWU
Resumo: Os roletes são os elementos responsáveis pela movimentação das correias transportadoras, sendo seu bom funcionamento fundamental para o bom desempenho das mesmas. Para aumento da confiabilidade operacional e redução de manutenções preventivas, faz-se necessário um sistema eficiente de monitoramento do processo, que idealmente deve possibilitar a detecção de falhas incipientes. O objeto de estudo deste trabalho é a detecção de defeitos em rolamentos internos aos roletes, afinal estes são responsáveis pela maioria das falhas e travamentos em roletes. Além disso, técnicas de detecção de falhas em rolamentos são vastamente encontradas na literatura. Sinais de vibração em rolamentos têm sido tradicionalmente utilizados para detecção e classicação de falhas, por meio da análise cuidadosa dos seus conteúdos espectrais. Um procedimento usual consiste em se detectar picos significativos de densidade espectral de potência (PSD) em faixas de freqüências preedeterminadas, as quais correspondem a certos tipos de falhas específicas. Entretanto, tal julgamento é por vezes subjetivo, como nos casos de baixa relação sinal-ruído, ou janelamentoinadequado da série temporal coletada, o que conduz à produção de artefatos, na forma de picos espúrios. A fim de minimizar esse subjetivismo, propõe-se a incorporação, a uma máquina de inferência nebulosa, da probabilidade de que um dado valor de PSD, reconhecido numericamente como um máximo local, seja de fato um valor de pico. Além disso, avalia-se a import^ancia do valor de pico encontrado, comparando-o a uma estimativa da densidade espectral de potência de ruído branco presente nos dados. Os resultados preliminares mostram que a metodologia pode ser usada para aprimorar a representação do conhecimento de um especialista para diagnoóstico de falhas em rolamentos usados em roletes de correias transportadoras.
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