Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos
Orientador(a): Maria Laura Magalhaes Gomes
Banca de defesa: Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Nora Olinda Cabrera Zuniga
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6Q
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre a presença de jogos e materiais concretos nos livros didáticos de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Focalizamos três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2007 (PNLD 2007). Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, o processo de pesquisa envolveu a adoção de um conceito para jogo e materiais concretos, o estudo da proposição desses recursos por alguns autores, a escolha de critérios para a seleção das obras e atividades a serem analisadas e o uso da análise de conteúdo para selecionar as coleções e examinar as atividades nelas propostas. As análises empreendidas nos possibilitaram identificar diversos aspectos que permeiam o emprego de jogos e materiais concretos nas coleções e que estão diretamente relacionados ao movimento da Educação Matemática e às concepções adjacentes e às demandas do PNLD. Procuramos destacar, principalmente, as concepções que norteiam esse tipo de atividade nas coleções estudadas, o que pode oferecer contribuições ao campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que este estudo possibilita uma reflexão a respeito do uso de jogos e materiais concretos no ensino da Matemática.
id UFMG_816f809a9fd167542fb52bdc7aac5804
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83WQ6Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Laura Magalhaes GomesIsabel Cristina Alves da Silva FradeNora Olinda Cabrera ZunigaMaria Fernanda Tavares de Siqueira Campos2019-08-13T22:07:07Z2019-08-13T22:07:07Z2009-08-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6QNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre a presença de jogos e materiais concretos nos livros didáticos de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Focalizamos três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2007 (PNLD 2007). Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, o processo de pesquisa envolveu a adoção de um conceito para jogo e materiais concretos, o estudo da proposição desses recursos por alguns autores, a escolha de critérios para a seleção das obras e atividades a serem analisadas e o uso da análise de conteúdo para selecionar as coleções e examinar as atividades nelas propostas. As análises empreendidas nos possibilitaram identificar diversos aspectos que permeiam o emprego de jogos e materiais concretos nas coleções e que estão diretamente relacionados ao movimento da Educação Matemática e às concepções adjacentes e às demandas do PNLD. Procuramos destacar, principalmente, as concepções que norteiam esse tipo de atividade nas coleções estudadas, o que pode oferecer contribuições ao campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que este estudo possibilita uma reflexão a respeito do uso de jogos e materiais concretos no ensino da Matemática.This master thesis project presents the results of an investigation concerning the presence of games and concrete materials in Mathematics textbooks to be used in the first educational level (named Fundamental Education). Three collections approved by the 2007 edition of the National Textbook Program (PNLD) were focused. Regarding the theoretical-methodological aspects, the research process involved the adoption of a conceptual model for games and concrete materials, a study on the proposal of these resources by some authors, the criteria adopted for the selection of works and activities that are going to be analyzed and the use of content analysis as a way to select the collections and to examine the activities proposed by them. The analysis undertaken made possible to identify the diverse aspects that involve the use of games and concrete materials in those collections and which are directly related to the Mathematics Education movement and adjacent conceptions, and to the demands from the PNLD. We gave special emphasis to the concepts that guide this type of activity in the collections studied, which may offer contributions to the Mathematics Education research field, since that this study opens the possibility a reflection on the use of games and concrete materials it the teaching of Mathematics .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLivros didáticosJogosEducação matemáticaMateriaisConcretosJogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcampos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdfapplication/pdf2693708https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/1/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf9958d4cfea95ee391e309f61e906a456MD51TEXTcampos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txtcampos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain477539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/2/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txtb3fd92301e51aac275a3f5b4a6020cbaMD521843/FAEC-83WQ6Q2019-11-14 03:44:24.571oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83WQ6QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
title Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos
Livros didáticos
Jogos
Educação matemática
Materiais
Concretos
Educação
title_short Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
title_full Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
author Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos
author_facet Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos
contributor_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Jogos
Educação matemática
Materiais
Concretos
topic Livros didáticos
Jogos
Educação matemática
Materiais
Concretos
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre a presença de jogos e materiais concretos nos livros didáticos de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Focalizamos três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2007 (PNLD 2007). Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, o processo de pesquisa envolveu a adoção de um conceito para jogo e materiais concretos, o estudo da proposição desses recursos por alguns autores, a escolha de critérios para a seleção das obras e atividades a serem analisadas e o uso da análise de conteúdo para selecionar as coleções e examinar as atividades nelas propostas. As análises empreendidas nos possibilitaram identificar diversos aspectos que permeiam o emprego de jogos e materiais concretos nas coleções e que estão diretamente relacionados ao movimento da Educação Matemática e às concepções adjacentes e às demandas do PNLD. Procuramos destacar, principalmente, as concepções que norteiam esse tipo de atividade nas coleções estudadas, o que pode oferecer contribuições ao campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que este estudo possibilita uma reflexão a respeito do uso de jogos e materiais concretos no ensino da Matemática.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T22:07:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T22:07:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6Q
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/1/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/2/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9958d4cfea95ee391e309f61e906a456
b3fd92301e51aac275a3f5b4a6020cba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973293426278400