Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ursula de Almeida Rosele
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Banca de defesa: Nisio Antonio Teixeira Ferreira, Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior, Érika Savernini Lopes, José Ricardo da Costa Miranda Junior
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE
Resumo: Esta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano.
id UFMG_84274c0f602671c3cfe016ea74b28ce8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8HHHE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lucia Menezes de AndradeNisio Antonio Teixeira FerreiraLuiz Carlos Gonçalves de Oliveira JuniorÉrika Savernini LopesJosé Ricardo da Costa Miranda JuniorUrsula de Almeida Rosele2019-08-13T08:11:31Z2019-08-13T08:11:31Z2017-10-21http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHEEsta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano.This thesis investigates Benny´s Video (1992), Funny Games (1997) and Hidden (Caché, 2005), three films from the austrian-german movie diretor Michael Haneke, regarding what we named image detour. The term was used as reference to manipulative videografic resources, like rewinding, fast-forwarding and pausing these movies´ images, by it´s characters. Those reflexive devices are employed with different purposes, and in diverse circumstances, and reveal fundamental aspects from Haneke´s work. From strategies of identification and distance, the director constructs a rigid and controlling cinema, which problematizes the artifices of cinematographic representation, which unfolds its acid criticism to the postmodern society and Hollywood mainstream cinema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHaneke, MichaelDiretores e produtores de cinemaCinemaPós-modernidadeMichael HanekeMise en scèneReflexividadeRecurso videográficoCinemaDesvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Hanekeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtesefinalcorrigidaursularoselle.pdfapplication/pdf11750803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8HHHE/1/tesefinalcorrigidaursularoselle.pdfe27a62cf8eb9101351eef977ccf16bf7MD51TEXTtesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txttesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txtExtracted texttext/plain624179https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8HHHE/2/tesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txt5993aa857fb58c020d7dd2a1a1642b3eMD521843/EBAP-B8HHHE2019-11-14 22:08:33.943oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8HHHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:08:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
title Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
spellingShingle Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
Ursula de Almeida Rosele
Pós-modernidade
Michael Haneke
Mise en scène
Reflexividade
Recurso videográfico
Cinema
Haneke, Michael
Diretores e produtores de cinema
Cinema
title_short Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
title_full Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
title_fullStr Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
title_full_unstemmed Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
title_sort Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
author Ursula de Almeida Rosele
author_facet Ursula de Almeida Rosele
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nisio Antonio Teixeira Ferreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Érika Savernini Lopes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv José Ricardo da Costa Miranda Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Ursula de Almeida Rosele
contributor_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior
Érika Savernini Lopes
José Ricardo da Costa Miranda Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
Michael Haneke
Mise en scène
Reflexividade
Recurso videográfico
Cinema
topic Pós-modernidade
Michael Haneke
Mise en scène
Reflexividade
Recurso videográfico
Cinema
Haneke, Michael
Diretores e produtores de cinema
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Haneke, Michael
Diretores e produtores de cinema
Cinema
description Esta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:11:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:11:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8HHHE/1/tesefinalcorrigidaursularoselle.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8HHHE/2/tesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e27a62cf8eb9101351eef977ccf16bf7
5993aa857fb58c020d7dd2a1a1642b3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891000809160704