Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE |
Resumo: | Esta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano. |
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Ana Lucia Menezes de AndradeNisio Antonio Teixeira FerreiraLuiz Carlos Gonçalves de Oliveira JuniorÉrika Savernini LopesJosé Ricardo da Costa Miranda JuniorUrsula de Almeida Rosele2019-08-13T08:11:31Z2019-08-13T08:11:31Z2017-10-21http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHEEsta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano.This thesis investigates Benny´s Video (1992), Funny Games (1997) and Hidden (Caché, 2005), three films from the austrian-german movie diretor Michael Haneke, regarding what we named image detour. The term was used as reference to manipulative videografic resources, like rewinding, fast-forwarding and pausing these movies´ images, by it´s characters. Those reflexive devices are employed with different purposes, and in diverse circumstances, and reveal fundamental aspects from Haneke´s work. From strategies of identification and distance, the director constructs a rigid and controlling cinema, which problematizes the artifices of cinematographic representation, which unfolds its acid criticism to the postmodern society and Hollywood mainstream cinema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHaneke, MichaelDiretores e produtores de cinemaCinemaPós-modernidadeMichael HanekeMise en scèneReflexividadeRecurso videográficoCinemaDesvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Hanekeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtesefinalcorrigidaursularoselle.pdfapplication/pdf11750803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8HHHE/1/tesefinalcorrigidaursularoselle.pdfe27a62cf8eb9101351eef977ccf16bf7MD51TEXTtesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txttesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txtExtracted texttext/plain624179https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8HHHE/2/tesefinalcorrigidaursularoselle.pdf.txt5993aa857fb58c020d7dd2a1a1642b3eMD521843/EBAP-B8HHHE2019-11-14 22:08:33.943oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8HHHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:08:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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