Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Marilena Consuelo Horta de Melo Popoff
Orientador(a): Heloisa Faria Braga Feichas
Banca de defesa: Marcos Vinício Cunha Nogueira, Walenia Marilia Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PAGKN
Resumo: Esta dissertação aborda a implementação do Projeto TIM Música nas Escolas, em duas escolas públicas do Barreiro Escola Estadual Padre João Botelho e Francisco Bicalho , em Belo Horizonte MG, e o impacto que causou, com a formação da Orquestra Brasileira de Minas Gerais, para o desenvolvimento deste projeto. Os pressupostos teóricos da Cultura de Paz da UNESCO norteou o projeto e serviu de orientação de toda tomada de decisão, dentro do contexto da atividade pedagógico-musical, da mais simples à mais complexa. Os quatro pilares da educação contemporânea do Relatório Delors aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer constituem os eixos e caminhos deste trabalho. A abordagem da pesquisa qualitativa permitiu a produção de dados descritivos e a opção por utilizar a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, sempre com o interesse de pensar a Música como disciplina importante no curriculum escolar de crianças e adolescentes.
id UFMG_8580d23ae29833ea46d6c59c2999c506
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8PAGKN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heloisa Faria Braga FeichasMarcos Vinício Cunha NogueiraWalenia Marilia SilvaMarilena Consuelo Horta de Melo Popoff2019-08-12T19:19:19Z2019-08-12T19:19:19Z2011-09-26http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PAGKNEsta dissertação aborda a implementação do Projeto TIM Música nas Escolas, em duas escolas públicas do Barreiro Escola Estadual Padre João Botelho e Francisco Bicalho , em Belo Horizonte MG, e o impacto que causou, com a formação da Orquestra Brasileira de Minas Gerais, para o desenvolvimento deste projeto. Os pressupostos teóricos da Cultura de Paz da UNESCO norteou o projeto e serviu de orientação de toda tomada de decisão, dentro do contexto da atividade pedagógico-musical, da mais simples à mais complexa. Os quatro pilares da educação contemporânea do Relatório Delors aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer constituem os eixos e caminhos deste trabalho. A abordagem da pesquisa qualitativa permitiu a produção de dados descritivos e a opção por utilizar a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, sempre com o interesse de pensar a Música como disciplina importante no curriculum escolar de crianças e adolescentes.This dissertation addresses the implementation of the TIM Music Project in the Schools. There are two public schools concerned, the State Public School Father John Botelho and Francisco Bicalho, both in the district of Barreiro, in Belo Horizonte, MG. The development of this dissertation is based in the social impact caused by this project with the formation of its Brazilian Orchestra of Minas Gerais.The social impact caused by this project through the formation of its Brazilian Orchestra of Minas Gerais is the base of the development of this dissertation. The theoretical of the 'Culture of Peace UNESCO' guided the project as a guideline for all decision-making within the context of educational and musical activity, from the simplest to the most complex. The four pillars of contemporary education the Delors Report "learn to be", "learning to do," "learn to live together" and "learning to know" are the axes of this work. The qualitative research approach enabled the production of descriptive data and the option to use the semi-structured interviews as the main instrument for data collection, always with the interest of thinking about music as important discipline in the school curriculum for children and adolescents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProjeto TIM Música nas EscolasMusicaEducação musicaleducação musicalProjeto socialimpactoOrquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALorquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdfapplication/pdf3590311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8PAGKN/1/orquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdff161f122303f7995ff92917266fe7c46MD51TEXTorquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdf.txtorquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdf.txtExtracted texttext/plain188123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8PAGKN/2/orquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdf.txt5ae117fe6c780cb64811ba0bc1fbafc5MD521843/AAGS-8PAGKN2019-11-14 19:37:18.982oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8PAGKNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:37:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
title Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
spellingShingle Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
Marilena Consuelo Horta de Melo Popoff
educação musical
Projeto social
impacto
Projeto TIM Música nas Escolas
Musica
Educação musical
title_short Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
title_full Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
title_fullStr Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
title_full_unstemmed Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
title_sort Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas
author Marilena Consuelo Horta de Melo Popoff
author_facet Marilena Consuelo Horta de Melo Popoff
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Vinício Cunha Nogueira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Walenia Marilia Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Marilena Consuelo Horta de Melo Popoff
contributor_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
Marcos Vinício Cunha Nogueira
Walenia Marilia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação musical
Projeto social
impacto
topic educação musical
Projeto social
impacto
Projeto TIM Música nas Escolas
Musica
Educação musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Projeto TIM Música nas Escolas
Musica
Educação musical
description Esta dissertação aborda a implementação do Projeto TIM Música nas Escolas, em duas escolas públicas do Barreiro Escola Estadual Padre João Botelho e Francisco Bicalho , em Belo Horizonte MG, e o impacto que causou, com a formação da Orquestra Brasileira de Minas Gerais, para o desenvolvimento deste projeto. Os pressupostos teóricos da Cultura de Paz da UNESCO norteou o projeto e serviu de orientação de toda tomada de decisão, dentro do contexto da atividade pedagógico-musical, da mais simples à mais complexa. Os quatro pilares da educação contemporânea do Relatório Delors aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer constituem os eixos e caminhos deste trabalho. A abordagem da pesquisa qualitativa permitiu a produção de dados descritivos e a opção por utilizar a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, sempre com o interesse de pensar a Música como disciplina importante no curriculum escolar de crianças e adolescentes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:19:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PAGKN
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8PAGKN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8PAGKN/1/orquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8PAGKN/2/orquesta_brasileira_de_minas_gerais.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f161f122303f7995ff92917266fe7c46
5ae117fe6c780cb64811ba0bc1fbafc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973116982394880