Neo-tecnicismo no currículo por competências: a experiência da escola do SEBRAE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Betania Duarte Guimaraes
Orientador(a): Antonia Vitoria Soares Aranha
Banca de defesa: Marlucy Alves Paraiso, Lucilia Regina de Souza Machado, João Bosco Laudares
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-674PAF
Resumo: Esta investigação busca contribuir para a compreensão do processo de mudanças na organização e no trabalho pedagógico em uma escola de educação profissional de nível técnico face às demandas de adoção da lógica das competências. Tendo por base que há atualmente no mundo empresarial e no mercado de trabalho um grande apelo ao uso da lógica das competências, que algumas das reformas educacionais dos anos 90 têm nesta noção um de seus pilares e que isto visa obrigar os sistemas educacionais e as escolas a fazerem uma mudança paradigmática na organização dos currículos, nos processos de ensino-aprendizagem e na avaliação educacional, buscou-se verificar se: a escola tem efetivamente operado a mudança imposta por esse novo referencial em seus currículos, processos de ensino-aprendizagem e de avaliação; que tipo de relação ela estabelece com as normas do Estado e com a lógica empresarial a esse respeito e, caso não esteja operando tais mudanças, que fatores e relações a faz resistir ao uso dessa noção. Para tanto, analisar-se-á a implementação da reforma da Educação Profissional dos anos 90, na ETFG (Escola de Formação Gerencial) do SEBRAE-MG, a fim de verificar seus níveis de autonomia, resistência e conformação na relação da escola com as determinações do Estado, além de caracterizar o processo de discussão e (se houver) de implementação do novo paradigma na escola.
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