Profissão para homem?: a escolha feminina por cursos de recrutamento majoritariamente masculino na UFMG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sandra Regina Dantas Flontino
Orientador(a): Claudio Marques Martins Nogueira
Banca de defesa: Maria da Luz Alves Ferreira, Flavia Pereira Xavier
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARRHWD
Resumo: A dissertação Profissão para homem? A escolha feminina por cursos de recrutamento majoritariamente masculino na UFMG busca investigar influências das atribuições de gênero na escolha das profissões. Historicamente verifica-se um significativo aumento da participação feminina no Ensino Superior, mas essa participação ocorre de maneira segmentada, com uma grande variação conforme os cursos e as áreas. Vários estudos apontam uma dicotomia nesse âmbito: área de Humanas é mais feminina; área de Exatas, mais masculina, o que demonstra que o gênero continua sendo um demarcador importante das trajetórias escolares e das escolhas profissionais. Nesse sentido, faz-se necessário compreender as estudantes que ingressam em cursos representados como masculinos para, através da análise de sua trajetória escolar, compreender a condição singular de mulheres em profissões socialmente masculinizadas. Dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG foram utilizados para identificar os cursos da universidade com menor presença feminina e examinar o perfil do público discente na universidade como um todo e nos cursos escolhidos para este trabalho: Engenharia Mecânica e Física. Além disso, optou-se por enriquecer esses dados com a construção de um questionário próprio, aplicado a todos/as os/as estudantes, nas turmas de primeiros e segundos períodos dos dois cursos. De posse desses dados mais gerais, partiu-se para a etapa de entrevistas, que foi realizada apenas com as mulheres dos dois cursos estudados, a fim de colher elementos mais próximos aos objetivos da pesquisa. Com base na organização e análise de todos esses elementos, buscamos compreender as estudantes que se preparam para ser físicas e engenheiras mecânicas e como elas percebem suas trajetórias e suas escolhas profissionais. A pesquisa mostrou, entre outras particularidades, que o processo de escolha do curso superior é um caminho árduo e irregular, muitas vezes calcado num intrincado processo de autosseleção que Bourdieu (1998) chamou de escolha pelo possível. Entretanto, a percepção das estudantes entrevistadas tem um tom de esperança: de que as conquistas já realizadas sobre as concepções de gênero possam levar a um cenário mais igualitário na sociedade num futuro bem próximo.
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Nesse sentido, faz-se necessário compreender as estudantes que ingressam em cursos representados como masculinos para, através da análise de sua trajetória escolar, compreender a condição singular de mulheres em profissões socialmente masculinizadas. Dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG foram utilizados para identificar os cursos da universidade com menor presença feminina e examinar o perfil do público discente na universidade como um todo e nos cursos escolhidos para este trabalho: Engenharia Mecânica e Física. Além disso, optou-se por enriquecer esses dados com a construção de um questionário próprio, aplicado a todos/as os/as estudantes, nas turmas de primeiros e segundos períodos dos dois cursos. De posse desses dados mais gerais, partiu-se para a etapa de entrevistas, que foi realizada apenas com as mulheres dos dois cursos estudados, a fim de colher elementos mais próximos aos objetivos da pesquisa. Com base na organização e análise de todos esses elementos, buscamos compreender as estudantes que se preparam para ser físicas e engenheiras mecânicas e como elas percebem suas trajetórias e suas escolhas profissionais. A pesquisa mostrou, entre outras particularidades, que o processo de escolha do curso superior é um caminho árduo e irregular, muitas vezes calcado num intrincado processo de autosseleção que Bourdieu (1998) chamou de escolha pelo possível. Entretanto, a percepção das estudantes entrevistadas tem um tom de esperança: de que as conquistas já realizadas sobre as concepções de gênero possam levar a um cenário mais igualitário na sociedade num futuro bem próximo.The dissertation "Job for man? The female choice by mostly male recruitment courses at UFMG" investigates influences of gender assignments in the choice of professions. Historically there has been a significant increase in female participation in higher education, but such participation is a segmented way, with a large variation as the courses and areas. Several studies point to a dichotomy in this context: Human area is more feminine; Exact area, more male, which shows that gender remains an important path of learning paths and career choices. In this sense, it is necessary to understand the students enrolled in courses represented as male to, through the analysis of their school life, understand the unique status of women in socially masculinized professions. Data provided by the Dean of Undergraduate UFMG were used to identify the university courses with less presence and female students examine the public profile at the university as a whole and in courses chosen for this job: Mechanical Engineering and Physics. In addition, it was decided to enrich the data with the construction of a separate questionnaire, applied to all / as the / the students, the first in class and second periods of the two courses. With these more general data, broke to the interview stage, which only took place with the women of the two courses studied, in order to reap closer to research objectives elements. Based on the organization and analysis of all these elements, we seek to understand the students preparing to be physical and mechanical engineers and how they perceive their careers and their professional choices. The research has shown, among other features, the process of choosing a college is hard and bumpy path often trodden in an intricate process of self-selection that Bourdieu (1998) called "the choice possible". However, the perception of the students interviewed have a hopeful tone that the achievements already made on gender concepts can lead to a more egalitarian scenario in society in the near future.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMulheres na educaçãoUniversidades e faculdadesOrientação profissionalRelações de gêneroEscolha do curso superiorTrajetórias escolaresGêneroDesigualdadeProfissão para homem?: a escolha feminina por cursos de recrutamento majoritariamente masculino na UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALflontino__s_r_d_profiss_o_para_homem.pdfapplication/pdf1427053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARRHWD/1/flontino__s_r_d_profiss_o_para_homem.pdfc3d9459887a0bce7cadee453d8a6de97MD51TEXTflontino__s_r_d_profiss_o_para_homem.pdf.txtflontino__s_r_d_profiss_o_para_homem.pdf.txtExtracted texttext/plain304471https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARRHWD/2/flontino__s_r_d_profiss_o_para_homem.pdf.txte8c3be3d073f5e20fa86ccbfee7efcd7MD521843/BUOS-ARRHWD2019-11-14 13:33:38.711oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARRHWDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:33:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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