Juventude e socialização: os modos de ser jovem aluno das camadas médias em uma escola privada de Belo Horizonte MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Gelson Antonio Leite
Orientador(a): Geraldo Magela Pereira Leao
Banca de defesa: Juarez Tarcisio Dayrell, Marcia Stengel
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PKLBC
Resumo: A pesquisa buscou compreender os modos de ser jovem aluno de camadas médias de uma escola privada, confessional, do ensino médio de Belo Horizonte, problematizando os significados atribuídos a sua condição juvenil e a sua condição de aluno. Pretendeu-se, ainda, discutir algumas formas de sociabilidade no espaço escolar e seus projetos de futuro. O referencial teórico usado nesta pesquisa foi articulado numa composição de autores vinculados ao campo das Ciências Sociais, especialmente da Sociologia da Educação e da Juventude. A pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa, procurando apreender os processos pelos quais os jovens pesquisados constroem significados para o seu modo de ser jovem no espaço escolar. A pesquisa de campo teve uma duração de seis meses. Foram utilizados variados instrumentos de coletas de dados: observação de campo, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A observação de campo foi feita em duas turmas do 2º ano do ensino médio, com uma duração de quatro meses. O questionário foi aplicado para 73 alunos, contemplando essas duas turmas. As entrevistas semi-estruturadas foram feitas com nove jovens tendo em média a duração de uma hora cada. Além disso, foi realizado um grupo de discussão com seis jovens com duração de duas horas. Os resultados sugeriram que, para os jovens das camadas médias pesquisados, a escola ocupa um tempo privilegiado em suas vivências cotidianas, influenciando significativamente suas formas de sociabilidade. Constatamos, também, que as estratégias familiares são condicionantes fundamentais no processo de escolarização desses jovens e nas elaborações dos seus projetos de futuro. Quanto aos significados atribuídos a essa fase da vida, os jovens utilizaram, principalmente, as noções de responsabilidade e de autonomia, demonstrando maneiras diferentes de representação da condição juvenil
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Foram utilizados variados instrumentos de coletas de dados: observação de campo, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A observação de campo foi feita em duas turmas do 2º ano do ensino médio, com uma duração de quatro meses. O questionário foi aplicado para 73 alunos, contemplando essas duas turmas. As entrevistas semi-estruturadas foram feitas com nove jovens tendo em média a duração de uma hora cada. Além disso, foi realizado um grupo de discussão com seis jovens com duração de duas horas. Os resultados sugeriram que, para os jovens das camadas médias pesquisados, a escola ocupa um tempo privilegiado em suas vivências cotidianas, influenciando significativamente suas formas de sociabilidade. Constatamos, também, que as estratégias familiares são condicionantes fundamentais no processo de escolarização desses jovens e nas elaborações dos seus projetos de futuro. Quanto aos significados atribuídos a essa fase da vida, os jovens utilizaram, principalmente, as noções de responsabilidade e de autonomia, demonstrando maneiras diferentes de representação da condição juvenilThe research tried to comprehend the ways of being a young student of the middle class of a private school, confessional, of high schools from Belo Horizonte, questioning the assigned meanings of his/hers juvenile condition and his/hers student condition. It was further intended to discuss some sociability ways in the scholar space and its future. The theoretical reference used in this research was articulated in a composition of bound authors from the Social Sciences field, specially the ones in the Sociology of Education and Youth.The research utilized a qualitative approach, looking for the apprehension of the process by which the researched young people build meanings for their own way of being young in their scholar space. The field research had a 6 months duration. Various instruments of data collection were used: field observation, questionnaire application and semi-structured interviews application. The field observation was applied in two high school classes in their junior year, with a duration of four months. The questionnaire was applied for 73 students, contemplating these two classes. The semi-structured interviews were performed with nine students, and the duration was about of one hour each. Besides, it was also performed a group of discussion with six students with the duration of two hours. The results suggested that the school occupies a privileged time in the middle class young students everyday life, causing a significant influence their sociability ways. We also found out that the family strategies are fundamental conditions in the schooling process of these young students and in the elaboration of future projects. Besides, the young students signified this phase of their lives by using, mainly, of the responsibility and autonomy notions, showing the different manners of representation of the juvenile conditionUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoClasse media  Aspectos sociaisJuventude  Aspectos sociais  BrasilEnsino médio  Belo Horizonte (MG)Classe médiaJuventudeEscolaJuventude e socialização: os modos de ser jovem aluno das camadas médias em uma escola privada de Belo Horizonte MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___gelson_leite_ii.pdfapplication/pdf1732131https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PKLBC/1/disserta__o___gelson_leite_ii.pdfd07a5e84223c21d1e0bf06d929e18dfeMD51TEXTdisserta__o___gelson_leite_ii.pdf.txtdisserta__o___gelson_leite_ii.pdf.txtExtracted texttext/plain279522https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PKLBC/2/disserta__o___gelson_leite_ii.pdf.txt12cd3fd7152de944af316701b54a0563MD521843/BUOS-8PKLBC2019-11-14 19:45:05.871oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8PKLBCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:45:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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