A representação da pele na pintura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Christiana Quady Firmato Brant lattes
Orientador(a): Patricia Dias Franca-Huchet lattes
Banca de defesa: Marilice Villeroy Corona, Wanda de Paula Tofani, Maria Elisa Martins Campos do Amaral, Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/47032
Resumo: A Representação da Pele na Pintura constitui uma análise aprofundada do fenômeno da representação da pele na pintura e suas possibilidades pictóricas. A partir do quadro La Baigneuse de Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres, serão instaurados cinco conceitos operatórios que atuarão por meio de cinco instrumentos a fim de realizar uma abordagem que responda pela complexidade da pele como instância na pintura. Cada instrumento realizará uma intervenção na pele da figura do quadro de Ingres e revelará questões específicas que envolvem a representação na bidimensão, indicando uma forma e um significado de pele. O estudo provém de questionamentos nascidos de minhas pesquisas práticas e consiste, além da análise da pele nas obras dos artistas selecionados: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lúcio Fontana, Adriana Varejão, um exame do sentido da pele em minha própria obra.
id UFMG_8f706783161fc0b7d31adec0191998b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47032
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Dias Franca-Huchethttp://lattes.cnpq.br/9065267896846482Marilice Villeroy CoronaWanda de Paula TofaniMaria Elisa Martins Campos do AmaralStéphane Denis Albert René Philippe Huchethttp://lattes.cnpq.br/1054645675233377Christiana Quady Firmato Brant2022-11-08T16:26:48Z2022-11-08T16:26:48Z2012-11-30http://hdl.handle.net/1843/47032A Representação da Pele na Pintura constitui uma análise aprofundada do fenômeno da representação da pele na pintura e suas possibilidades pictóricas. A partir do quadro La Baigneuse de Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres, serão instaurados cinco conceitos operatórios que atuarão por meio de cinco instrumentos a fim de realizar uma abordagem que responda pela complexidade da pele como instância na pintura. Cada instrumento realizará uma intervenção na pele da figura do quadro de Ingres e revelará questões específicas que envolvem a representação na bidimensão, indicando uma forma e um significado de pele. O estudo provém de questionamentos nascidos de minhas pesquisas práticas e consiste, além da análise da pele nas obras dos artistas selecionados: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lúcio Fontana, Adriana Varejão, um exame do sentido da pele em minha própria obra.A Representação da Pele na Pintura is a thorough examination of the phenomenon of representation in painting skin and its pictorial possibilities. From the painting of La Baigneuse de Valpinçon by Jean Auguste Dominique Ingres five operative concepts are instituted by using five instruments in order to achieve an approach that accounts for the complexity of skin as a concept in painting. Each instrument will perform an intervention on the skin of the figure in Ingres’s painting and reveal specific issues involving representation in the bidimensional, pointing to a shape and a meaning for the skin. The study comes from questions born of my practical research and along with skin analysis in the works of selected artists: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lucio Fontana, Adriana Varejao, an examination of the significance of skin in my own work.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPelePinturaFigura humana na arteArtesPelePinturaFiguraA representação da pele na pinturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALImpressão final Sendspace LIMPO CHRIS FINAL Sendspace 05.11.2012 - Cópia.pdfImpressão final Sendspace LIMPO CHRIS FINAL Sendspace 05.11.2012 - Cópia.pdfapplication/pdf30209694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/1/Impress%c3%a3o%20final%20Sendspace%20LIMPO%20CHRIS%20FINAL%20Sendspace%2005.11.2012%20-%20C%c3%b3pia.pdf063900399f1d402ffd765ad88f71b9dcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/470322022-11-08 13:26:49.186oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T16:26:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação da pele na pintura
title A representação da pele na pintura
spellingShingle A representação da pele na pintura
Christiana Quady Firmato Brant
Pele
Pintura
Figura
Pele
Pintura
Figura humana na arte
Artes
title_short A representação da pele na pintura
title_full A representação da pele na pintura
title_fullStr A representação da pele na pintura
title_full_unstemmed A representação da pele na pintura
title_sort A representação da pele na pintura
author Christiana Quady Firmato Brant
author_facet Christiana Quady Firmato Brant
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Dias Franca-Huchet
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9065267896846482
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marilice Villeroy Corona
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wanda de Paula Tofani
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Elisa Martins Campos do Amaral
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1054645675233377
dc.contributor.author.fl_str_mv Christiana Quady Firmato Brant
contributor_str_mv Patricia Dias Franca-Huchet
Marilice Villeroy Corona
Wanda de Paula Tofani
Maria Elisa Martins Campos do Amaral
Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
dc.subject.por.fl_str_mv Pele
Pintura
Figura
topic Pele
Pintura
Figura
Pele
Pintura
Figura humana na arte
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pele
Pintura
Figura humana na arte
Artes
description A Representação da Pele na Pintura constitui uma análise aprofundada do fenômeno da representação da pele na pintura e suas possibilidades pictóricas. A partir do quadro La Baigneuse de Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres, serão instaurados cinco conceitos operatórios que atuarão por meio de cinco instrumentos a fim de realizar uma abordagem que responda pela complexidade da pele como instância na pintura. Cada instrumento realizará uma intervenção na pele da figura do quadro de Ingres e revelará questões específicas que envolvem a representação na bidimensão, indicando uma forma e um significado de pele. O estudo provém de questionamentos nascidos de minhas pesquisas práticas e consiste, além da análise da pele nas obras dos artistas selecionados: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lúcio Fontana, Adriana Varejão, um exame do sentido da pele em minha própria obra.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T16:26:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T16:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47032
url http://hdl.handle.net/1843/47032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/1/Impress%c3%a3o%20final%20Sendspace%20LIMPO%20CHRIS%20FINAL%20Sendspace%2005.11.2012%20-%20C%c3%b3pia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 063900399f1d402ffd765ad88f71b9dc
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797972999541882880