A representação da pele na pintura
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/47032 |
Resumo: | A Representação da Pele na Pintura constitui uma análise aprofundada do fenômeno da representação da pele na pintura e suas possibilidades pictóricas. A partir do quadro La Baigneuse de Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres, serão instaurados cinco conceitos operatórios que atuarão por meio de cinco instrumentos a fim de realizar uma abordagem que responda pela complexidade da pele como instância na pintura. Cada instrumento realizará uma intervenção na pele da figura do quadro de Ingres e revelará questões específicas que envolvem a representação na bidimensão, indicando uma forma e um significado de pele. O estudo provém de questionamentos nascidos de minhas pesquisas práticas e consiste, além da análise da pele nas obras dos artistas selecionados: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lúcio Fontana, Adriana Varejão, um exame do sentido da pele em minha própria obra. |
id |
UFMG_8f706783161fc0b7d31adec0191998b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47032 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Patricia Dias Franca-Huchethttp://lattes.cnpq.br/9065267896846482Marilice Villeroy CoronaWanda de Paula TofaniMaria Elisa Martins Campos do AmaralStéphane Denis Albert René Philippe Huchethttp://lattes.cnpq.br/1054645675233377Christiana Quady Firmato Brant2022-11-08T16:26:48Z2022-11-08T16:26:48Z2012-11-30http://hdl.handle.net/1843/47032A Representação da Pele na Pintura constitui uma análise aprofundada do fenômeno da representação da pele na pintura e suas possibilidades pictóricas. A partir do quadro La Baigneuse de Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres, serão instaurados cinco conceitos operatórios que atuarão por meio de cinco instrumentos a fim de realizar uma abordagem que responda pela complexidade da pele como instância na pintura. Cada instrumento realizará uma intervenção na pele da figura do quadro de Ingres e revelará questões específicas que envolvem a representação na bidimensão, indicando uma forma e um significado de pele. O estudo provém de questionamentos nascidos de minhas pesquisas práticas e consiste, além da análise da pele nas obras dos artistas selecionados: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lúcio Fontana, Adriana Varejão, um exame do sentido da pele em minha própria obra.A Representação da Pele na Pintura is a thorough examination of the phenomenon of representation in painting skin and its pictorial possibilities. From the painting of La Baigneuse de Valpinçon by Jean Auguste Dominique Ingres five operative concepts are instituted by using five instruments in order to achieve an approach that accounts for the complexity of skin as a concept in painting. Each instrument will perform an intervention on the skin of the figure in Ingres’s painting and reveal specific issues involving representation in the bidimensional, pointing to a shape and a meaning for the skin. The study comes from questions born of my practical research and along with skin analysis in the works of selected artists: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lucio Fontana, Adriana Varejao, an examination of the significance of skin in my own work.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPelePinturaFigura humana na arteArtesPelePinturaFiguraA representação da pele na pinturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALImpressão final Sendspace LIMPO CHRIS FINAL Sendspace 05.11.2012 - Cópia.pdfImpressão final Sendspace LIMPO CHRIS FINAL Sendspace 05.11.2012 - Cópia.pdfapplication/pdf30209694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/1/Impress%c3%a3o%20final%20Sendspace%20LIMPO%20CHRIS%20FINAL%20Sendspace%2005.11.2012%20-%20C%c3%b3pia.pdf063900399f1d402ffd765ad88f71b9dcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/470322022-11-08 13:26:49.186oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T16:26:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A representação da pele na pintura |
title |
A representação da pele na pintura |
spellingShingle |
A representação da pele na pintura Christiana Quady Firmato Brant Pele Pintura Figura Pele Pintura Figura humana na arte Artes |
title_short |
A representação da pele na pintura |
title_full |
A representação da pele na pintura |
title_fullStr |
A representação da pele na pintura |
title_full_unstemmed |
A representação da pele na pintura |
title_sort |
A representação da pele na pintura |
author |
Christiana Quady Firmato Brant |
author_facet |
Christiana Quady Firmato Brant |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Patricia Dias Franca-Huchet |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9065267896846482 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marilice Villeroy Corona |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Wanda de Paula Tofani |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Elisa Martins Campos do Amaral |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1054645675233377 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christiana Quady Firmato Brant |
contributor_str_mv |
Patricia Dias Franca-Huchet Marilice Villeroy Corona Wanda de Paula Tofani Maria Elisa Martins Campos do Amaral Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pele Pintura Figura |
topic |
Pele Pintura Figura Pele Pintura Figura humana na arte Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pele Pintura Figura humana na arte Artes |
description |
A Representação da Pele na Pintura constitui uma análise aprofundada do fenômeno da representação da pele na pintura e suas possibilidades pictóricas. A partir do quadro La Baigneuse de Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres, serão instaurados cinco conceitos operatórios que atuarão por meio de cinco instrumentos a fim de realizar uma abordagem que responda pela complexidade da pele como instância na pintura. Cada instrumento realizará uma intervenção na pele da figura do quadro de Ingres e revelará questões específicas que envolvem a representação na bidimensão, indicando uma forma e um significado de pele. O estudo provém de questionamentos nascidos de minhas pesquisas práticas e consiste, além da análise da pele nas obras dos artistas selecionados: Jean-Auguste Dominique Ingres, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Lucian Freud, Jenny Saville, Lúcio Fontana, Adriana Varejão, um exame do sentido da pele em minha própria obra. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-08T16:26:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-08T16:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47032 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/1/Impress%c3%a3o%20final%20Sendspace%20LIMPO%20CHRIS%20FINAL%20Sendspace%2005.11.2012%20-%20C%c3%b3pia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47032/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
063900399f1d402ffd765ad88f71b9dc cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797972999541882880 |