Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Gabriel Braga Calegari lattes
Orientador(a): Marco Aurélio Máximo Prado lattes
Banca de defesa: Katia Maheire, Angela Cristina Salgueiro Marques
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/57584
Resumo: FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
id UFMG_8fa905fdb086306189d704df9bd31ef5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57584
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marco Aurélio Máximo Pradohttp://lattes.cnpq.br/6622025960142025Katia MaheireAngela Cristina Salgueiro Marqueshttp://lattes.cnpq.br/8356355940690241Gabriel Braga Calegari2023-08-07T21:43:58Z2023-08-07T21:43:58Z2023-05-15http://hdl.handle.net/1843/57584FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisO CURA (Circuito Urbano de Arte), projeto da cidade de Belo Horizonte promove desde 2017 festivais de pinturas de empenas de prédios, oficinas culturais, debates, se tornando o maior festival de arte pública de Minas Gerais. Suas obras são diversas e reúne artistas de variadas origens. Duas de suas obras sofreram algum tipo de imbróglio cível, sendo um processo e um inquérito policial. Nesta dissertação, orientado pelas proposições teóricas e metodológicas de Jacques Rancière, se objetiva analisar as cenas de dissenso, as querelas, em torno dessas duas obras e do projeto como um todo. Para isso utilizou-se também uma lente interseccional para apoiar as proposições do francês, juntamente com pixos anônimos, poetas marginais de Belo Horizonte, todos colocados aqui enquanto pensadores a fundamentar a argumentação sobre o CURA, seguindo o método da igualdade proposto por Rancière. A análise dos documentos, feita de forma conjunta com as imagens, nos permite amplificar o conflito entre as partilhas do sensível e suas ordens policial e política, sendo este conflito atravessado por gênero, raça e classe.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAPsicologia - TesesArte - TesesRancière, Jacques, 1940-DanoDissensoArtes VisuaisCURARancièreImagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALImagem Dano e CURA cenas dissensuais em Belo Horizonte Gabriel Kalegari2.pdfImagem Dano e CURA cenas dissensuais em Belo Horizonte Gabriel Kalegari2.pdfapplication/pdf8507214https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57584/4/Imagem%20Dano%20e%20CURA%20cenas%20dissensuais%20em%20Belo%20Horizonte%20Gabriel%20Kalegari2.pdf40a0c1c1a4008290d43a79ce84ddaec5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57584/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/575842023-08-08 09:12:02.354oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-08T12:12:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
title Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
spellingShingle Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
Gabriel Braga Calegari
Dano
Dissenso
Artes Visuais
CURA
Rancière
Psicologia - Teses
Arte - Teses
Rancière, Jacques, 1940-
title_short Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
title_full Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
title_fullStr Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
title_full_unstemmed Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
title_sort Imagem, dano e CURA : cenas dissensuais em Belo Horizonte
author Gabriel Braga Calegari
author_facet Gabriel Braga Calegari
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marco Aurélio Máximo Prado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6622025960142025
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Katia Maheire
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angela Cristina Salgueiro Marques
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8356355940690241
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel Braga Calegari
contributor_str_mv Marco Aurélio Máximo Prado
Katia Maheire
Angela Cristina Salgueiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Dano
Dissenso
Artes Visuais
CURA
Rancière
topic Dano
Dissenso
Artes Visuais
CURA
Rancière
Psicologia - Teses
Arte - Teses
Rancière, Jacques, 1940-
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicologia - Teses
Arte - Teses
Rancière, Jacques, 1940-
description FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T21:43:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T21:43:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57584
url http://hdl.handle.net/1843/57584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57584/4/Imagem%20Dano%20e%20CURA%20cenas%20dissensuais%20em%20Belo%20Horizonte%20Gabriel%20Kalegari2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57584/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 40a0c1c1a4008290d43a79ce84ddaec5
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890832561995776