Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fernando Roberto da Costa Linhares
Orientador(a): Silvania Sousa Nascimento
Banca de defesa: Orlando Gomes de Aguiar Junior, PETER LEROY FARIA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSMEA
Resumo: Dentre os diversos temas que museus, centros de ciência e outros espaços de divulgação científica podem abordar, a Astronomia é uma das áreas que mais desperta curiosidade e fascínio em pessoas de todas as idades. Neste sentido, locais que promovem o ensino e a divulgação desta ciência, para diversos públicos, como os observatórios astronômicos, se tornam importantes como alternativas que contribuam para sanar as deficiências detectadas no ensino desta disciplina em espaços formais. No entanto, estes locais possuem, na maioria das vezes, algumas características que acabam dificultando a sua utilização por parte da comunidade escolar, como: o pequeno número dos locais destinados a esse fim, tendo em vista a grande extensão territorial do país; a falta de divulgação, fazendo com que muitos professores ainda não conheçam ou não saibam onde tais espaços estão localizados; e o restrito horário de funcionamento, geralmente noturno, que acaba prejudicando o acesso de muitas escolas. Além disso, a Astronomia não constitui uma disciplina escolar e tampouco é cobrada em provas e vestibulares. Ainda assim, o que se observa é uma grande procura por parte dos professores, que enfrentam todas as dificuldades impostas, inclusive toda a responsabilidade a que eles se submetem ao realizar uma viagem escolar noturna a outra cidade, com crianças e adolescentes. Sendo assim, esta pesquisa procurou investigar os objetivos dos professores que realizam regularmente visitas escolares ao Observatório Astronômico Frei Rosário, um importante local de ensino, divulgação e popularização de Astronomia, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tomando como base de dados todas as fichas de inscrição referentes às visitas escolares que ocorreram no período de 1997 a 2009, foi possível fazer um estudo quantitativo das escolas visitantes e das visitas escolares no referido período, bem como, a partir dele, identificar alguns professores que realizaram visitas regulares ao local. Em seguida, entrevistando dez destes professores, identificamos quais eram os objetivos que os levaram a visitar o local com seus alunos. Percebemos que todos eles possuíam claramente um objetivo direto, e vários outros objetivos indiretos, que mostravam a finalidade das saídas escolares e o modo como eles percebiam e utilizavam aquele espaço. Um dos resultados obtidos foi que, para esse conjunto de dez professores, o observatório astronômico tem a função de um espaço de ensino ou divulgação de Astronomia, sendo que para oito é um espaço onde ocorre ensino (educação formal) de Astronomia, ou de Ciências em geral, e para apenas dois é um espaço onde ocorre divulgação (educação não-formal) de Astronomia. Através deste estudo, foi possível ainda discutir outras questões relevantes a este campo de estudo, que ainda não foram muito exploradas por pesquisadores da área, de forma a indicar melhorias para o ensino de Astronomia em observatórios astronômicos e outros espaços não-formais, a fim de popularizar a sua utilização por parte dos professores e, assim, ampliar o potencial educativo de tais espaços.
id UFMG_913b65e7f17ae49c29ccf1c8fab0f74a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSMEA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvania Sousa NascimentoOrlando Gomes de Aguiar JuniorPETER LEROY FARIAFernando Roberto da Costa Linhares2019-08-10T12:58:46Z2019-08-10T12:58:46Z2011-08-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSMEADentre os diversos temas que museus, centros de ciência e outros espaços de divulgação científica podem abordar, a Astronomia é uma das áreas que mais desperta curiosidade e fascínio em pessoas de todas as idades. Neste sentido, locais que promovem o ensino e a divulgação desta ciência, para diversos públicos, como os observatórios astronômicos, se tornam importantes como alternativas que contribuam para sanar as deficiências detectadas no ensino desta disciplina em espaços formais. No entanto, estes locais possuem, na maioria das vezes, algumas características que acabam dificultando a sua utilização por parte da comunidade escolar, como: o pequeno número dos locais destinados a esse fim, tendo em vista a grande extensão territorial do país; a falta de divulgação, fazendo com que muitos professores ainda não conheçam ou não saibam onde tais espaços estão localizados; e o restrito horário de funcionamento, geralmente noturno, que acaba prejudicando o acesso de muitas escolas. Além disso, a Astronomia não constitui uma disciplina escolar e tampouco é cobrada em provas e vestibulares. Ainda assim, o que se observa é uma grande procura por parte dos professores, que enfrentam todas as dificuldades impostas, inclusive toda a responsabilidade a que eles se submetem ao realizar uma viagem escolar noturna a outra cidade, com crianças e adolescentes. Sendo assim, esta pesquisa procurou investigar os objetivos dos professores que realizam regularmente visitas escolares ao Observatório Astronômico Frei Rosário, um importante local de ensino, divulgação e popularização de Astronomia, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tomando como base de dados todas as fichas de inscrição referentes às visitas escolares que ocorreram no período de 1997 a 2009, foi possível fazer um estudo quantitativo das escolas visitantes e das visitas escolares no referido período, bem como, a partir dele, identificar alguns professores que realizaram visitas regulares ao local. Em seguida, entrevistando dez destes professores, identificamos quais eram os objetivos que os levaram a visitar o local com seus alunos. Percebemos que todos eles possuíam claramente um objetivo direto, e vários outros objetivos indiretos, que mostravam a finalidade das saídas escolares e o modo como eles percebiam e utilizavam aquele espaço. Um dos resultados obtidos foi que, para esse conjunto de dez professores, o observatório astronômico tem a função de um espaço de ensino ou divulgação de Astronomia, sendo que para oito é um espaço onde ocorre ensino (educação formal) de Astronomia, ou de Ciências em geral, e para apenas dois é um espaço onde ocorre divulgação (educação não-formal) de Astronomia. Através deste estudo, foi possível ainda discutir outras questões relevantes a este campo de estudo, que ainda não foram muito exploradas por pesquisadores da área, de forma a indicar melhorias para o ensino de Astronomia em observatórios astronômicos e outros espaços não-formais, a fim de popularizar a sua utilização por parte dos professores e, assim, ampliar o potencial educativo de tais espaços.Among the many issues that museums, science centers and other scientific popularization places may broach, the Astronomy is the branch than raises more curiosity and fascination between people of all ages. Thus, spaces that provide the teaching and the popularization of this science for several types of public, like the astronomical observatories, become importants as being an alternative that contribute to solve the deficiences detected at formal spaces. Nevertheless, at most of the time, such places have some features which get to damage their use by the school community, such as: the small number of designed places to this role, once mentioned the country territorys large extension; the divulgation absence, which makes that much of the teachers do not yet know about this places or even their localization; and the restricted working time, often nocturnal, which fix the access as unavailable to several schools. Moreover, it happens than the Astronomy is not to be a school subject, and even less is claimed on tests or vestibular tests. Despite this, what is noted is a large search by the teachers, that otherwise face all the put difficulties, including all the responsibility they bring to themselves when they do manage a nightly school travel to another city with children and teenagers. Thence, this research has sought investigate the objectives of the teachers that regularly undertake school visits to the Observatio Astronico Frei Rosio, a very important place for teaching, divulgation and popularization of Astronomy, situated at the metropolitan region of the Belo Horizonte city. Taking as database all of the subscription record cards related to the school visits that occurred on interval from 1997 to 2009, it has been possible to make a quantitative study about the visitors schools and the school visits on the reference period, as well as, from it, identify some teachers which have made regular visits to that place. Next, by interviewing ten of these teachers, we have realized which were the objectives that took them to visit that place with your students. Weve verified that all of them clearly have had a direct objective, and also many other indirect objectives, which showed the end purpose of school excursions and the way they realized and have used that space. One of the gotten results was that, for this ten teachers set, the astronomical observatory has the role of a Astronomy teaching space or of one of Astronomy popularization, whereas for eight teachers its a space where occurs teaching (formal education) of Astronomy, or of Sciences in general, and for only two of them its a space where occurs Astronomy popularization (non-formal education). Through this study it has even been possible to discuss other relevant questions to this research field, which have not been much exploited by the area researchers, in the sense to indicate improvements to the Astronomy teaching at the astronomical observatories and at other non-formal places, in order to popularize their use by the teachers and, whence, increase the educational potential of such spaces.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGObservatorios astronomicosAstronomia Estudo e ensinoEducaçãoVisitas escolaresEducação em astronomiaDivulgação cientificaEducação não formalObservatórios astronômicosOs objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdfapplication/pdf7001516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSMEA/1/disserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdf37767629164046ee19ab1563f5abee6cMD51TEXTdisserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain597256https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSMEA/2/disserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdf.txtc85c1aae8272c429a7a7bf6254e494e4MD521843/FAEC-8MSMEA2019-11-14 04:42:18.862oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSMEARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:42:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
title Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
spellingShingle Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
Fernando Roberto da Costa Linhares
Visitas escolares
Educação em astronomia
Divulgação cientifica
Educação não formal
Observatórios astronômicos
Observatorios astronomicos
Astronomia Estudo e ensino
Educação
title_short Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
title_full Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
title_fullStr Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
title_full_unstemmed Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
title_sort Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
author Fernando Roberto da Costa Linhares
author_facet Fernando Roberto da Costa Linhares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvania Sousa Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Orlando Gomes de Aguiar Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PETER LEROY FARIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Roberto da Costa Linhares
contributor_str_mv Silvania Sousa Nascimento
Orlando Gomes de Aguiar Junior
PETER LEROY FARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Visitas escolares
Educação em astronomia
Divulgação cientifica
Educação não formal
Observatórios astronômicos
topic Visitas escolares
Educação em astronomia
Divulgação cientifica
Educação não formal
Observatórios astronômicos
Observatorios astronomicos
Astronomia Estudo e ensino
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Observatorios astronomicos
Astronomia Estudo e ensino
Educação
description Dentre os diversos temas que museus, centros de ciência e outros espaços de divulgação científica podem abordar, a Astronomia é uma das áreas que mais desperta curiosidade e fascínio em pessoas de todas as idades. Neste sentido, locais que promovem o ensino e a divulgação desta ciência, para diversos públicos, como os observatórios astronômicos, se tornam importantes como alternativas que contribuam para sanar as deficiências detectadas no ensino desta disciplina em espaços formais. No entanto, estes locais possuem, na maioria das vezes, algumas características que acabam dificultando a sua utilização por parte da comunidade escolar, como: o pequeno número dos locais destinados a esse fim, tendo em vista a grande extensão territorial do país; a falta de divulgação, fazendo com que muitos professores ainda não conheçam ou não saibam onde tais espaços estão localizados; e o restrito horário de funcionamento, geralmente noturno, que acaba prejudicando o acesso de muitas escolas. Além disso, a Astronomia não constitui uma disciplina escolar e tampouco é cobrada em provas e vestibulares. Ainda assim, o que se observa é uma grande procura por parte dos professores, que enfrentam todas as dificuldades impostas, inclusive toda a responsabilidade a que eles se submetem ao realizar uma viagem escolar noturna a outra cidade, com crianças e adolescentes. Sendo assim, esta pesquisa procurou investigar os objetivos dos professores que realizam regularmente visitas escolares ao Observatório Astronômico Frei Rosário, um importante local de ensino, divulgação e popularização de Astronomia, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tomando como base de dados todas as fichas de inscrição referentes às visitas escolares que ocorreram no período de 1997 a 2009, foi possível fazer um estudo quantitativo das escolas visitantes e das visitas escolares no referido período, bem como, a partir dele, identificar alguns professores que realizaram visitas regulares ao local. Em seguida, entrevistando dez destes professores, identificamos quais eram os objetivos que os levaram a visitar o local com seus alunos. Percebemos que todos eles possuíam claramente um objetivo direto, e vários outros objetivos indiretos, que mostravam a finalidade das saídas escolares e o modo como eles percebiam e utilizavam aquele espaço. Um dos resultados obtidos foi que, para esse conjunto de dez professores, o observatório astronômico tem a função de um espaço de ensino ou divulgação de Astronomia, sendo que para oito é um espaço onde ocorre ensino (educação formal) de Astronomia, ou de Ciências em geral, e para apenas dois é um espaço onde ocorre divulgação (educação não-formal) de Astronomia. Através deste estudo, foi possível ainda discutir outras questões relevantes a este campo de estudo, que ainda não foram muito exploradas por pesquisadores da área, de forma a indicar melhorias para o ensino de Astronomia em observatórios astronômicos e outros espaços não-formais, a fim de popularizar a sua utilização por parte dos professores e, assim, ampliar o potencial educativo de tais espaços.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:58:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSMEA
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSMEA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSMEA/1/disserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSMEA/2/disserta__o_de_mestrado___vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37767629164046ee19ab1563f5abee6c
c85c1aae8272c429a7a7bf6254e494e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677175380770816