Orkut.com.escol@: currículos e ciborguização juvenil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Shirlei Rezende Sales
Orientador(a): Marlucy Alves Paraiso
Banca de defesa: Juarez Tarcisio Dayrell, Luciola Licinio de C P Santos, DAGMAR ELIZABETH ESTERMANN MEYER, EDVALDO SOUZA COUTO
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4H42
Resumo: Esta tese trata do processo de produção das subjetividades juvenis na interface entre o currículo de uma escola pública de ensino médio profissionalizante e o currículo do Orkut (site de relacionamentos). Para seu desenvolvimento, a pesquisa articulou elementos e procedimentos da etnografia, da netnografia e da análise discursiva de inspiração foucaultiana. A investigação foi feita com base nos estudos de Michel Foucault e nos trabalhos do campo dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-crítica, e problematiza as condutas juvenis divulgadas, julgadas, reforçadas ou desvalorizadas nos discursos analisados. Com base em perspectivas pós-estruturalistas, são analisadas as estratégias acionadas no processo de subjetivação da juventude conectada. O argumento geral da tese é o de que na interface entre currículo escolar e currículo do Orkut engendra-se um processo de ciborguização da juventude que tem efeitos nas maneiras de as/os jovens conduzirem suas condutas. Ciborguização expressa não apenas na íntima relação jovem-máquina, mas também nos modos de conduzir a vida, em que as fronteiras culturais são permanentemente contestadas. Por meio da negociação dos sentidos divulgados no currículo escolar e no currículo do Orkut, da disputa e da articulação entre eles, da invasão e transposição das fronteiras, produzem-se diferentes modos de ser jovem. Nesta tese foram analisados os modos juvenis de agir marcados pelas questões de gênero, da profissionalização e da sexualidade. Embora os discursos investigados acionem diversificadas técnicas e proponham exercícios para a produção de determinadas subjetividades juvenis, que estão impregnadas de valorações do que é bom e mau, do que é adequado e inadequado na conduta de cada um/a e de todas/os amplamente divulgada em nossa sociedade e que atua no governo da juventude, há também, nesses discursos, uma infinidade de práticas que escapam, resistem e entram em conflito com os modos de ser considerados apropriados. A tese mostra que, na conexão entre os discursos do currículo escolar e do Orkut, encontra-se uma multiplicidade de práticas, técnicas e estratégias que ora se combinam para que as/os jovens sejam constituídas/os de determinado modo, ora divergem nas demandas que apresentam. Desse modo, o processo de produção de subjetividades juvenis acontece em meio a relações de poder que instauram uma série de conflitos e disputas. Esse processo tem como efeito a produção de múltiplas possibilidades de subjetivação juvenil marcadas pela provisoriedade, dinamismo, fluidez, impermanência e também pela contestação, transgressão e confusão de fronteiras culturais. A tese discute, portanto, algumas subjetividades juvenis divulgadas na interface analisada como: ciborgue, NERD/CDF, fundão, a jogadora de Dota, a jogadora de futebol, loira linda, gostosa e burra, o jovem sarado, o jovem emotivo, a técnica em eletrônica, o jovem macho, a jovem difícil.
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O argumento geral da tese é o de que na interface entre currículo escolar e currículo do Orkut engendra-se um processo de ciborguização da juventude que tem efeitos nas maneiras de as/os jovens conduzirem suas condutas. Ciborguização expressa não apenas na íntima relação jovem-máquina, mas também nos modos de conduzir a vida, em que as fronteiras culturais são permanentemente contestadas. Por meio da negociação dos sentidos divulgados no currículo escolar e no currículo do Orkut, da disputa e da articulação entre eles, da invasão e transposição das fronteiras, produzem-se diferentes modos de ser jovem. Nesta tese foram analisados os modos juvenis de agir marcados pelas questões de gênero, da profissionalização e da sexualidade. Embora os discursos investigados acionem diversificadas técnicas e proponham exercícios para a produção de determinadas subjetividades juvenis, que estão impregnadas de valorações do que é bom e mau, do que é adequado e inadequado na conduta de cada um/a e de todas/os amplamente divulgada em nossa sociedade e que atua no governo da juventude, há também, nesses discursos, uma infinidade de práticas que escapam, resistem e entram em conflito com os modos de ser considerados apropriados. A tese mostra que, na conexão entre os discursos do currículo escolar e do Orkut, encontra-se uma multiplicidade de práticas, técnicas e estratégias que ora se combinam para que as/os jovens sejam constituídas/os de determinado modo, ora divergem nas demandas que apresentam. Desse modo, o processo de produção de subjetividades juvenis acontece em meio a relações de poder que instauram uma série de conflitos e disputas. Esse processo tem como efeito a produção de múltiplas possibilidades de subjetivação juvenil marcadas pela provisoriedade, dinamismo, fluidez, impermanência e também pela contestação, transgressão e confusão de fronteiras culturais. A tese discute, portanto, algumas subjetividades juvenis divulgadas na interface analisada como: ciborgue, NERD/CDF, fundão, a jogadora de Dota, a jogadora de futebol, loira linda, gostosa e burra, o jovem sarado, o jovem emotivo, a técnica em eletrônica, o jovem macho, a jovem difícil.This thesis concerns about the production process of youthful subjectivities in interface between the technical public high school curriculum and Orkut curriculum (relationship entertainment site). For its developing, this research joined elements and procedures from ethnography, netnography and discursive analyze inspired in Foucault studies. The investigation was made based on Michael Foucault studies and on Culture Studies area, specifically post-criticism line, and query the youthful conduct spread, judged, reinforced or devaluated in the analyzed discourses. Based on post-structuralism perspectives, its analyzed the utilized strategies in subjectivation process of the connected youthful. The general argument from this thesis is about the interface between the school curriculum and the Orkut curriculum that engender a cyborguization process of youthful and have effects on the youth manners lead their conductions. The concept of cyborguization expresses not only the close relation youth-machine, but also shows particularly the ways of conduction the life, in which cultural borders are constantly questioned. By the negotiation sense spread on school curriculum and Orkut curriculum, the dispute and articulation between them, the invasion and overstep of borders, product different manners of being youth. On this thesis, It was analyzed the youth manners of act marked by gender, professionalization and sexuality signs. Although, the investigated discourses show several techniques and suggest exercises for the production of some youth subjectivities, that are infused of judgment value some good and bad things, some suitable and inappropriate things related with the conduct of each one and all- widely spread in our society and act in youth rule, there is also, in these discourses, several practices that escape, endure and conflict with the considered suitable manners. The thesis shows that, in the connection between the discourses of the school curriculum and Orkut, there is multiplicity of practices, techniques and strategies that sometimes are joined for compose the youth in a way, and sometimes dissent in the way they are showed. In face of it, the production process of youth subjectivities happens inside of power relations, which establish a batch of conflicts and disputes. This process has as an effect the production of multiple youth subjectivation possibilities, marked by provisionality, dynamism, fluidity, impermanence and also by contest, transgression and confusion of cultural borders. This thesis discusses, therefore, some youth subjectivities spread on the analyzed interface, like: cyborg; NERD; back classroom group; Dota female player; soccer female player; beautiful, stunning, dumb blond; the well-fit boy; the emotional boy; the electronic technician girl; straight male boy; the hard girl to get.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosEducaçãoJuventudeOrkut (Conversação eletrônica)escolaciborguecurrículoOrkutjuventudesubjetividadeOrkut.com.escol@: currículos e ciborguização juvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALorkut.com.escol__curr_culos_e_ciborguiza__o_juvenil.pdfapplication/pdf1674951https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4H42/1/orkut.com.escol__curr_culos_e_ciborguiza__o_juvenil.pdf9ee6c9d592e7dcbeb3e6f27de9a5a104MD51TEXTorkut.com.escol__curr_culos_e_ciborguiza__o_juvenil.pdf.txtorkut.com.escol__curr_culos_e_ciborguiza__o_juvenil.pdf.txtExtracted texttext/plain570879https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4H42/2/orkut.com.escol__curr_culos_e_ciborguiza__o_juvenil.pdf.txt224c214878f75a8160e2390e7637dbbdMD521843/FAEC-8M4H422019-11-14 11:10:43.145oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M4H42Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:10:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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