Letramento literário no ensino médio: o que propõem livros didáticos?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Luciana Mara Torres
Orientador(a): Maria Zelia Versiani Machado
Banca de defesa: Livia Suassuna, Marta Passos Pinheiro, Aracy Alves Martins Evangelista, Carlos Augusto Novais, Gilcinei Teodoro Carvalho
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACFETB
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) completou, em 2015, dez anos de execução, com quatro edições. A presente pesquisa se pautou nas discussões acerca do letramento literário, da formação de leitores e da função social da literatura, para refletir sobre o ensino da literatura no Ensino Médio, a partir de livros didáticos que chegam às escolas públicas por meio do PNLEM. Assim, através da análise desses materiais, nosso objetivo foi nos aproximarmos de uma resposta à seguinte pergunta: Que propostas de formação literária têm apresentado livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio nos últimos anos? Para responder a essa questão, analisamos os documentos oficiais orientadores do Ensino Médio no Brasil, como os Parâmetros Curriculares (1999) e as Orientações Curriculares (2006), focalizando o ensino da literatura. Tal análise mostrou que a literatura foi ganhando espaço nas discussões entre os pesquisadores e elaboradores desses documentos. O termo letramento literário passou a ser destaque e o ensino da literatura focado em escolas literárias deve, segundo os especialistas, ceder lugar à leitura literária. Analisamos ainda os guias do PNLEM de duas edições, 2006 e 2015, a fim de verificar quais critérios relativos ao Ensino da Literatura foram utilizados na escolha dos livros didáticos resenhados e colocados à disposição das instituições públicas de ensino. A partir deles estabelecemos as categorias de análise dos livros didáticos: organização; coletânea textual; atividades; diálogo da literatura com outras artes. Considerando essas categorias, estudamos os capítulos voltados para o ensino de literatura de duas diferentes edições de coleções didáticas aprovadas nas edições do PNLEM de 2006 e 2015. Apresentamos as aproximações e os distanciamentos entre elas, mostrando que houve algumas mudanças, mas que também persistiram algumas tradições. Entre otros, percebeu-se que o livro didático, no que diz respeito à literatura, continua a ter uma organização cronologicamente linear, privilegia autores e obras canônicas e deixa ocultas manifestações culturais mais populares. Entretanto, a presença do maior diálogo da literatura com outras artes e uma abordagem mais sincrônica também foram resultados relevantes encontrados.
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Para responder a essa questão, analisamos os documentos oficiais orientadores do Ensino Médio no Brasil, como os Parâmetros Curriculares (1999) e as Orientações Curriculares (2006), focalizando o ensino da literatura. Tal análise mostrou que a literatura foi ganhando espaço nas discussões entre os pesquisadores e elaboradores desses documentos. O termo letramento literário passou a ser destaque e o ensino da literatura focado em escolas literárias deve, segundo os especialistas, ceder lugar à leitura literária. Analisamos ainda os guias do PNLEM de duas edições, 2006 e 2015, a fim de verificar quais critérios relativos ao Ensino da Literatura foram utilizados na escolha dos livros didáticos resenhados e colocados à disposição das instituições públicas de ensino. A partir deles estabelecemos as categorias de análise dos livros didáticos: organização; coletânea textual; atividades; diálogo da literatura com outras artes. 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Its research was based on discussions about literary literacy, training players and the social function of literature to reflect on the teaching of literature in high school, from textbooks that come to public schools through The National Textbook Program for High School. Thus, by analyzing these materials, our goal was to get closer to an answer to the following question: What proposals of literary education have shown Portuguese textbooks to high school in the last years? To answer this question, we analyzed the official guiding documents of high school in Brazil, like the Curriculum Standards (1999) and the Curriculum Guidelines (2006), focusing on the literature of education. This analysis showed that literature was gaining ground in discussions among researchers and developers of these documents. The literary literacy term became prominent and the teaching of literature focused on literary schools, should, according to the experts, give way to the literary reading. In addition, we analyzed The National Textbook Program for High School guides from two editions, in 2006 and 2015 in order to verify which criteria for Literature Education were used choosing textbooks and made available to the public education. From them we established categories of analysis of the textbooks: Organization; textual collection; activities, literature dialogue with another arts. Given these categories, we study the chapters focused on the teaching of literature in two different editions of textbook collections approved in the 2006 and 2015 editions. We presented the approaches and the distances between them, showing what has changed and what has remained in literatures teaching in the space of ten years, also considering the changes in the official documents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosLeituraLiteratura Estudo e ensinoEducaçãoLetramentoEnsino médioEnsino MédioLivro didáticoLeitura literáriaLetramento literárioLetramento literário no ensino médio: o que propõem livros didáticos?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciana_buccini.disserta__o.final.pdfapplication/pdf12535565https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACFETB/1/luciana_buccini.disserta__o.final.pdf006dd20e03b3e0ba72313a6401b1d8e4MD51TEXTluciana_buccini.disserta__o.final.pdf.txtluciana_buccini.disserta__o.final.pdf.txtExtracted texttext/plain324120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACFETB/2/luciana_buccini.disserta__o.final.pdf.txt89efb5308efa43f219361494e5459532MD521843/BUBD-ACFETB2019-11-14 09:08:25.212oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ACFETBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:08:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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