O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Dilys Karen Rees
Orientador(a): Carlos Alberto Gohn
Banca de defesa: Maria Clara Bonetti Paro, Francisco José Quaresma de Figueire, Vera Lucia M de Oliveira e Paiva, Emilio Cesar Pereira Rezende
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SCQRY
Resumo: O presente trabalho focaliza a compreensão intelectual de textos literários de língua inglesa em um a sala de aula de uma universidade públic do Centro Oeste. É um estudo qualitativo que usa conceitos da etnografia, como a observação participativa (Erickso, 1986; Spindler e spindler, 1992) para o estudo da sala de aula. Dezessete alunos da disciplina Literatura Americanoa II do quinto ano do curso de Letras Português/Inglês participaram da pesquisa. Teve a duração de dois semestres de um ano letivo em que a aula foi observada por meio de anotaçõe de campo, gravaçoes em áudio e coleta de documentos. Alguns alunos também foram entrev istados. O conceito de domínio cultural da etnografia (spraddley, 1980) foi usado na análise inicial dos dados que se deu durante o ano da observaçao. conceitos da filosofia hermenéutica de Gadamer (1999) como a conversão hermenêutica que leva á compreensão que se define como a fusão de horizontes foram usados na análise dos dados subsequente á coleta . Conceitos da teoria da recepção de leitura Iser (1978 ) como visão errante do leitor, o primeito e o segundo plano na leitura, o significado e a significância da leitura também foram usados na análise. a pesquisa se caracteriza como interdisciplinar, buscando integração entre a linguística aplicada, pois estuda a língua em uso; a antropologia etnográfica, pois sua conceitos
id UFMG_9759bf070b5e1292ed5ab3f2b58c8b38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5SCQRY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto GohnMaria Clara Bonetti ParoFrancisco José Quaresma de FigueireVera Lucia M de Oliveira e PaivaEmilio Cesar Pereira RezendeDilys Karen Rees2019-08-13T02:57:51Z2019-08-13T02:57:51Z2003-02-25http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SCQRYO presente trabalho focaliza a compreensão intelectual de textos literários de língua inglesa em um a sala de aula de uma universidade públic do Centro Oeste. É um estudo qualitativo que usa conceitos da etnografia, como a observação participativa (Erickso, 1986; Spindler e spindler, 1992) para o estudo da sala de aula. Dezessete alunos da disciplina Literatura Americanoa II do quinto ano do curso de Letras Português/Inglês participaram da pesquisa. Teve a duração de dois semestres de um ano letivo em que a aula foi observada por meio de anotaçõe de campo, gravaçoes em áudio e coleta de documentos. Alguns alunos também foram entrev istados. O conceito de domínio cultural da etnografia (spraddley, 1980) foi usado na análise inicial dos dados que se deu durante o ano da observaçao. conceitos da filosofia hermenéutica de Gadamer (1999) como a conversão hermenêutica que leva á compreensão que se define como a fusão de horizontes foram usados na análise dos dados subsequente á coleta . Conceitos da teoria da recepção de leitura Iser (1978 ) como visão errante do leitor, o primeito e o segundo plano na leitura, o significado e a significância da leitura também foram usados na análise. a pesquisa se caracteriza como interdisciplinar, buscando integração entre a linguística aplicada, pois estuda a língua em uso; a antropologia etnográfica, pois sua conceitosThis paper focuses on the intellectual understanding of English language literary texts in a classroom of a university públic the Midwest. It is a qualitative study using concepts of ethnography, such as participant observation (Erickso, 1986; Spindler and Spindler, 1992) for the study of the classroom. Seventeen students of the discipline Literature Americanoa II of the fifth year of Portuguese Language / English participated. It lasted two semesters of one academic year in which the class was observed by anotaçõe field, audio recordings and collecting documents. Some students also were you Interview istados. The concept of cultural ethnography domain (spraddley, 1980) was used in the initial analysis of the data took place during the year of observation. concepts of hermeneutic philosophy of Gadamer (1999) as hermeneutics conversion that leads to the understanding that defines the fusion of horizons were used in the analysis of subsequent data collection will. reading reception theory concepts Iser (1978) as errant view of the reader, the primeito and background reading, the meaning and the reading of significance were also used in the analysis. the research is characterized as interdisciplinary, seeking integration between applied linguistics, for studying the language in use; ethnographic anthropology, because its conceptsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraEtnologia EducaçãoHermenêuticaLíngua inglesa Estudo e ensinoEstudos LinguisticosO deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdfapplication/pdf11183305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5SCQRY/1/ppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf716c7f3bd93f6d955a1f384aa00cea3fMD51TEXTppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txtppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5SCQRY/2/ppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txt85e0c230dd11d55dde932c2171bc0a0dMD521843/ALDR-5SCQRY2019-11-14 20:56:25.02oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5SCQRYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:56:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
title O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
spellingShingle O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
Dilys Karen Rees
Estudos Linguisticos
Leitura
Etnologia Educação
Hermenêutica
Língua inglesa Estudo e ensino
title_short O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
title_full O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
title_fullStr O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
title_full_unstemmed O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
title_sort O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa
author Dilys Karen Rees
author_facet Dilys Karen Rees
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Gohn
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Clara Bonetti Paro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco José Quaresma de Figueire
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Emilio Cesar Pereira Rezende
dc.contributor.author.fl_str_mv Dilys Karen Rees
contributor_str_mv Carlos Alberto Gohn
Maria Clara Bonetti Paro
Francisco José Quaresma de Figueire
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Emilio Cesar Pereira Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Linguisticos
topic Estudos Linguisticos
Leitura
Etnologia Educação
Hermenêutica
Língua inglesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Etnologia Educação
Hermenêutica
Língua inglesa Estudo e ensino
description O presente trabalho focaliza a compreensão intelectual de textos literários de língua inglesa em um a sala de aula de uma universidade públic do Centro Oeste. É um estudo qualitativo que usa conceitos da etnografia, como a observação participativa (Erickso, 1986; Spindler e spindler, 1992) para o estudo da sala de aula. Dezessete alunos da disciplina Literatura Americanoa II do quinto ano do curso de Letras Português/Inglês participaram da pesquisa. Teve a duração de dois semestres de um ano letivo em que a aula foi observada por meio de anotaçõe de campo, gravaçoes em áudio e coleta de documentos. Alguns alunos também foram entrev istados. O conceito de domínio cultural da etnografia (spraddley, 1980) foi usado na análise inicial dos dados que se deu durante o ano da observaçao. conceitos da filosofia hermenéutica de Gadamer (1999) como a conversão hermenêutica que leva á compreensão que se define como a fusão de horizontes foram usados na análise dos dados subsequente á coleta . Conceitos da teoria da recepção de leitura Iser (1978 ) como visão errante do leitor, o primeito e o segundo plano na leitura, o significado e a significância da leitura também foram usados na análise. a pesquisa se caracteriza como interdisciplinar, buscando integração entre a linguística aplicada, pois estuda a língua em uso; a antropologia etnográfica, pois sua conceitos
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:57:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SCQRY
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SCQRY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5SCQRY/1/ppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5SCQRY/2/ppgestudoslinguisticos_dilyskarenrees_tesedoutorado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 716c7f3bd93f6d955a1f384aa00cea3f
85e0c230dd11d55dde932c2171bc0a0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589609773334528