O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Erika Gomes Teixeira lattes
Orientador(a): Arnaldo Leite de Alvarenga. lattes
Banca de defesa: Maria Ana Azevedo de Oliveira, Giselle da Cruz Moreira, Mariana de Lima e Muniz, Ana Cristina Carvalho Pereira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/47004
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a Técnica do Sapateado, com o objetivo principal de investigar o fenômeno da instalação e disseminação da prática do estilo de sapateado americano na cidade de Belém do Pará, em uma perspectiva historiográfica, considerando sua inserção em diversos espaços de formação da cidade, desde escolas chegando à UFPA - Universidade Federal do Pará e dinamizando sua cena artística de dança em espetáculos cênicos. Identifico os precursores e fomentadores do sapateado nessa cidade e seus locais de atuação e ensino desta prática. Também apresento a Noite do Sapateado, um evento criado por mim no Colégio Marista de Belém, no qual era possível mapear os colégios, escolas e companhias de dança que trabalhavam com o sapateado. E, por último, apresento o ensino do sapateado nas dependências da universidade, o qual é oferecido por meio de um projeto de extensão. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, tendo como suporte teórico os conhecimentos da História Oral, da Antropologia, da Arte, da Educação e do Sapateado. Nesse sentido, elegi alguns autores principais, entre outros, que dialogam com as teorias acima descritas. Na história, utilizo Arnaldo Alvarenga (2007), Giselle Moreira (2014), Verena Alberti (2003-2004), Holanda e Meihy (2018); na antropologia Roberto DaMatta (2010), Néstor Canclini (2010) e Viveiro de Castro (2009); na arte, no que se refere a processos de criação, Fayga Ostrower (2009); no campo educacional da dança, Isabel Marques (2007-2010-2014); no sapateado Machado e Nobre (2003), Lisa Lewis (2016), Cíntia Martin (2004) e Oliveira e Teixeira (2016). A investigação se deu a partir dos dados coletados, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas e livres e a partir de questionários e entrevistas presenciais com os professores e fomentadores desta prática, alunos e ex-alunos do projeto de extensão Oficina de Sapateado da UFPA e demais artistas envolvidos. A análise dos vídeos, das fotos e de todo material gráfico como jornais, livros, folders, banners e portfólios, bem como materiais virtuais, produzidos sobre os pesquisados, corroboraram com a construção desta historiografia. Por fim, apresento a história do sapateado em Belém do Pará no período compreendido entre 1977 a 2019, de acordo com os critérios estabelecidos nesta pesquisa.
id UFMG_9aed2140d5a56eb148d9e2c9fd7ec006
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47004
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arnaldo Leite de Alvarenga.http://lattes.cnpq.br/0737216092823558Maria Ana Azevedo de OliveiraGiselle da Cruz MoreiraMariana de Lima e MunizAna Cristina Carvalho Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9466840297559561Erika Gomes Teixeira2022-11-08T13:10:11Z2022-11-08T13:10:11Z2020-02-28http://hdl.handle.net/1843/47004Esta tese tem como objeto de estudo a Técnica do Sapateado, com o objetivo principal de investigar o fenômeno da instalação e disseminação da prática do estilo de sapateado americano na cidade de Belém do Pará, em uma perspectiva historiográfica, considerando sua inserção em diversos espaços de formação da cidade, desde escolas chegando à UFPA - Universidade Federal do Pará e dinamizando sua cena artística de dança em espetáculos cênicos. Identifico os precursores e fomentadores do sapateado nessa cidade e seus locais de atuação e ensino desta prática. Também apresento a Noite do Sapateado, um evento criado por mim no Colégio Marista de Belém, no qual era possível mapear os colégios, escolas e companhias de dança que trabalhavam com o sapateado. E, por último, apresento o ensino do sapateado nas dependências da universidade, o qual é oferecido por meio de um projeto de extensão. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, tendo como suporte teórico os conhecimentos da História Oral, da Antropologia, da Arte, da Educação e do Sapateado. Nesse sentido, elegi alguns autores principais, entre outros, que dialogam com as teorias acima descritas. Na história, utilizo Arnaldo Alvarenga (2007), Giselle Moreira (2014), Verena Alberti (2003-2004), Holanda e Meihy (2018); na antropologia Roberto DaMatta (2010), Néstor Canclini (2010) e Viveiro de Castro (2009); na arte, no que se refere a processos de criação, Fayga Ostrower (2009); no campo educacional da dança, Isabel Marques (2007-2010-2014); no sapateado Machado e Nobre (2003), Lisa Lewis (2016), Cíntia Martin (2004) e Oliveira e Teixeira (2016). A investigação se deu a partir dos dados coletados, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas e livres e a partir de questionários e entrevistas presenciais com os professores e fomentadores desta prática, alunos e ex-alunos do projeto de extensão Oficina de Sapateado da UFPA e demais artistas envolvidos. A análise dos vídeos, das fotos e de todo material gráfico como jornais, livros, folders, banners e portfólios, bem como materiais virtuais, produzidos sobre os pesquisados, corroboraram com a construção desta historiografia. Por fim, apresento a história do sapateado em Belém do Pará no período compreendido entre 1977 a 2019, de acordo com os critérios estabelecidos nesta pesquisa.This thesis has as object of study the Tap Dance Technique, with the main objective of investigating the phenomenon of the installation and dissemination of American tap dance in the city of Belém (Pará State, Brazil), in a historiographical perspective, considering its insertion in several formations spaces of the city: from schools, to UFPA - Federal University of Pará and dynamizing its artistic scene of dance in scenic spectacles. I identify the precursors and developers of tap dance in this city and their performing and teaching places of this practice. I also present “Noite do Sapateado” (Tap Dance Night), an event created by me at the Marista School of Belém, in which it was possible to map the formal schools, dance schools and dance companies that worked with the tap dance. And finally, I present the tap dance teaching on the university facilities, which is offered through an extension project. The methodology used was based on a qualitative descriptive approach, having as theoretical support the knowledge of oral History, Anthropology, Art, education and tapping . In this sense, I elected some leading authors, among others, who dialogue with the theories described above. In the story, I use Arnaldo Alvarenga (2007), Giselle Moreira (2014), Verena Alberti (2003-2004), Holanda and Meihy (2018); in anthropology Roberto DaMatta (2010), Néstor Canclini (2010) and Viveiro de Castro (2009); in art, with regard to creative processes, Fayga Ostrower (2009); in the educational field of dance, Isabel Marques (2007-2010-2014); in tap dance; Machado and Nobre (2003), Lisa Lewis (2016), Cíntia Martin (2004) and Oliveira and Teixeira (2016). The research was based on the collected data, mainly through semi-structured free interviews from questionnaires and face-to-face interviews with teachers and developers of the tap dance, students and ex-students of the extension project UFPA Tap Dance Workshop and other artists involved. The analysis of the videos, photos and all graphic material such as newspapers, books, folders, banners and portfolios, as well as virtual materials, produced on the researched ones, corroborated the construction of this historiography. Finally I present the history of tap dancing in Belém, in the period of 1977 to 2019, according to the criterion established in this research.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESDança - Estudo e ensinoDança - Belém (PA)Dança na educaçãoSapateadoHistóriaBelémEscolaUniversidadeO sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Doutorado - Erika Gomes Teixeira - PPGARTES - UFMG 2020.pdfTese Doutorado - Erika Gomes Teixeira - PPGARTES - UFMG 2020.pdfapplication/pdf7859610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47004/1/Tese%20Doutorado%20-%20Erika%20Gomes%20Teixeira%20-%20PPGARTES%20-%20UFMG%202020.pdfc7c51f7903ee1772363868c45a0812bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47004/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/470042022-11-08 10:10:11.445oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T13:10:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
title O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
spellingShingle O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
Erika Gomes Teixeira
Sapateado
História
Belém
Escola
Universidade
Dança - Estudo e ensino
Dança - Belém (PA)
Dança na educação
title_short O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
title_full O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
title_fullStr O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
title_full_unstemmed O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
title_sort O sapateado em Belém do Pará: das escolas à universidade
author Erika Gomes Teixeira
author_facet Erika Gomes Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0737216092823558
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Ana Azevedo de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Giselle da Cruz Moreira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ana Cristina Carvalho Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9466840297559561
dc.contributor.author.fl_str_mv Erika Gomes Teixeira
contributor_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga.
Maria Ana Azevedo de Oliveira
Giselle da Cruz Moreira
Mariana de Lima e Muniz
Ana Cristina Carvalho Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sapateado
História
Belém
Escola
Universidade
topic Sapateado
História
Belém
Escola
Universidade
Dança - Estudo e ensino
Dança - Belém (PA)
Dança na educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança - Estudo e ensino
Dança - Belém (PA)
Dança na educação
description Esta tese tem como objeto de estudo a Técnica do Sapateado, com o objetivo principal de investigar o fenômeno da instalação e disseminação da prática do estilo de sapateado americano na cidade de Belém do Pará, em uma perspectiva historiográfica, considerando sua inserção em diversos espaços de formação da cidade, desde escolas chegando à UFPA - Universidade Federal do Pará e dinamizando sua cena artística de dança em espetáculos cênicos. Identifico os precursores e fomentadores do sapateado nessa cidade e seus locais de atuação e ensino desta prática. Também apresento a Noite do Sapateado, um evento criado por mim no Colégio Marista de Belém, no qual era possível mapear os colégios, escolas e companhias de dança que trabalhavam com o sapateado. E, por último, apresento o ensino do sapateado nas dependências da universidade, o qual é oferecido por meio de um projeto de extensão. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, tendo como suporte teórico os conhecimentos da História Oral, da Antropologia, da Arte, da Educação e do Sapateado. Nesse sentido, elegi alguns autores principais, entre outros, que dialogam com as teorias acima descritas. Na história, utilizo Arnaldo Alvarenga (2007), Giselle Moreira (2014), Verena Alberti (2003-2004), Holanda e Meihy (2018); na antropologia Roberto DaMatta (2010), Néstor Canclini (2010) e Viveiro de Castro (2009); na arte, no que se refere a processos de criação, Fayga Ostrower (2009); no campo educacional da dança, Isabel Marques (2007-2010-2014); no sapateado Machado e Nobre (2003), Lisa Lewis (2016), Cíntia Martin (2004) e Oliveira e Teixeira (2016). A investigação se deu a partir dos dados coletados, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas e livres e a partir de questionários e entrevistas presenciais com os professores e fomentadores desta prática, alunos e ex-alunos do projeto de extensão Oficina de Sapateado da UFPA e demais artistas envolvidos. A análise dos vídeos, das fotos e de todo material gráfico como jornais, livros, folders, banners e portfólios, bem como materiais virtuais, produzidos sobre os pesquisados, corroboraram com a construção desta historiografia. Por fim, apresento a história do sapateado em Belém do Pará no período compreendido entre 1977 a 2019, de acordo com os critérios estabelecidos nesta pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T13:10:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T13:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47004
url http://hdl.handle.net/1843/47004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47004/1/Tese%20Doutorado%20-%20Erika%20Gomes%20Teixeira%20-%20PPGARTES%20-%20UFMG%202020.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47004/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c51f7903ee1772363868c45a0812bd
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973033213755392