Letramento funcional em saúde e qualidade de vida de adolescentes do ensino médio de escolas estaduais de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Poliana Cristina Rocha
Orientador(a): Stela Maris Aguiar Lemos
Banca de defesa: Adriane Mesquita de Medeiros, Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACBNBF
Resumo: Introdução: o letramento funcional em saúde é constituído pela habilidade do indivíduo em manipular e gerir as informações de saúde necessárias para o seu autocuidado ou para o relacionamento com os profissionais de saúde. Assim, estudar o letramento funcional em saúde no adolescente pode auxiliar na elaboração de estratégias de promoção da saúde para esse ciclo de vida, melhorando a qualidade de vida desses sujeitos Objetivo: investigar a associação entre letramento funcional em saúde e qualidade de vida de adolescentes. Métodos: para cumprir o objetivo o estudo foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira constituída por uma revisão de literatura e a segunda por pesquisa de campo. A revisão integrativa de literatura foi produzida segundo os eixos temáticos letramento funcional em saúde e qualidade de vida, com busca realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde. Após a aplicação dos critérios de inclusão obteve-se 538 artigos e após a aplicação dos critérios de exclusão foram selecionados 11 artigos sendo nove estudos internacionais e dois nacionais. A revisão constou de compilação e construção de linha histórica das publicações e análise metodológica dos estudos observacionais. A pesquisa de campo teve delineamento observacional analítico transversal com amostra probabilística aleatória estratificada por escola composta por 384 adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, cursando o ensino médio em 16 das 131 escolas estaduais de Belo Horizonte, Minas Gerais, distribuídas pelas regionais administrativas (Centro-Sul, Oeste, Pampulha, Nordeste, Leste, Noroeste, Venda Nova, Barreiro e Norte). Para a coleta de dados, foram utilizados questionários de caracterização dos adolescentes, de qualidade de vida (PedsQL Versão 4.0), de letramento funcional em saúde e autopercepção da saúde e da violência. Para a análise dos dados foram realizadas análise descritiva da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão para variáveis contínuas. As variáveis com associações estatisticamente significantes ao nível de 20% (p< 0,20) na análise bivariada, na qual utilizaram-se os testes T, Quiqudrado de Pearson e não paramétrico de Mann Whitney, foram consideradas nos modelos de regressão logística múltipla. Em seguida foi realizada análise de regressão logística múltipla com entrada hierarquizada dos dados segundo o nível de determinação do modelo teórico estabelecido. Para avaliação das associações nos modelos de regressão logística foi considerado o nível de significância de 5%. Como medida de magnitude das associações foi utilizado o Odds Ratio e seu respectivo intervalo de confiança de 95%. A adequação dos modelos foi avaliada pelo teste de Hosmer e Lemeshow. Resultados: a revisão de literatura indicou associação com significância estatística entre letramento funcional em saúde e variáveis sócio-demográficas (sexo, idade e escolaridade). A maior parte dos estudos teve como objetivo relacionar o letramento a patologias e foi realizada em ambientes clínicos (ambulatórios e hospitais). Dos oito artigos observacionais incluídos na presente revisão apenas um atendeu totalmente aos critérios metodológicos para elaboração desse tipo de estudo. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que 51,6% dos adolescentes apresentaram letramento funcional em saúde bom. No modelo final da análise multivariada, permaneceram associadas ao bom letramento funcional em saúde as variáveis: não praticar religião (p=0,006; OR=2,108); domínio social da qualidade de vida (p=0,004; OR=1,022); e domínio escolar da qualidade de vida (p=0,009; OR=1,019). Conclusão: o estudo indicou que a maior parte das pesquisas realizadas na área evidenciam associação entre letramento funcional em saúde e aspectos sociodemográficos. Na pesquisa de campo a maioria da amostra apresentou letramento funcional em saúde bom. As variáveis que se associaram com significância estatística ao letramento funcional em saúde foram não praticar alguma religião e os domínios social e escolar da qualidade de vida, demonstrando que adolescentes adequadamente ajustados ao ambiente e escolar e ao convívio social tendem a apresentar melhor letramento funcional em saúde.
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A revisão integrativa de literatura foi produzida segundo os eixos temáticos letramento funcional em saúde e qualidade de vida, com busca realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde. Após a aplicação dos critérios de inclusão obteve-se 538 artigos e após a aplicação dos critérios de exclusão foram selecionados 11 artigos sendo nove estudos internacionais e dois nacionais. A revisão constou de compilação e construção de linha histórica das publicações e análise metodológica dos estudos observacionais. A pesquisa de campo teve delineamento observacional analítico transversal com amostra probabilística aleatória estratificada por escola composta por 384 adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, cursando o ensino médio em 16 das 131 escolas estaduais de Belo Horizonte, Minas Gerais, distribuídas pelas regionais administrativas (Centro-Sul, Oeste, Pampulha, Nordeste, Leste, Noroeste, Venda Nova, Barreiro e Norte). Para a coleta de dados, foram utilizados questionários de caracterização dos adolescentes, de qualidade de vida (PedsQL Versão 4.0), de letramento funcional em saúde e autopercepção da saúde e da violência. Para a análise dos dados foram realizadas análise descritiva da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão para variáveis contínuas. As variáveis com associações estatisticamente significantes ao nível de 20% (p< 0,20) na análise bivariada, na qual utilizaram-se os testes T, Quiqudrado de Pearson e não paramétrico de Mann Whitney, foram consideradas nos modelos de regressão logística múltipla. Em seguida foi realizada análise de regressão logística múltipla com entrada hierarquizada dos dados segundo o nível de determinação do modelo teórico estabelecido. Para avaliação das associações nos modelos de regressão logística foi considerado o nível de significância de 5%. Como medida de magnitude das associações foi utilizado o Odds Ratio e seu respectivo intervalo de confiança de 95%. A adequação dos modelos foi avaliada pelo teste de Hosmer e Lemeshow. Resultados: a revisão de literatura indicou associação com significância estatística entre letramento funcional em saúde e variáveis sócio-demográficas (sexo, idade e escolaridade). A maior parte dos estudos teve como objetivo relacionar o letramento a patologias e foi realizada em ambientes clínicos (ambulatórios e hospitais). Dos oito artigos observacionais incluídos na presente revisão apenas um atendeu totalmente aos critérios metodológicos para elaboração desse tipo de estudo. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que 51,6% dos adolescentes apresentaram letramento funcional em saúde bom. No modelo final da análise multivariada, permaneceram associadas ao bom letramento funcional em saúde as variáveis: não praticar religião (p=0,006; OR=2,108); domínio social da qualidade de vida (p=0,004; OR=1,022); e domínio escolar da qualidade de vida (p=0,009; OR=1,019). Conclusão: o estudo indicou que a maior parte das pesquisas realizadas na área evidenciam associação entre letramento funcional em saúde e aspectos sociodemográficos. Na pesquisa de campo a maioria da amostra apresentou letramento funcional em saúde bom. As variáveis que se associaram com significância estatística ao letramento funcional em saúde foram não praticar alguma religião e os domínios social e escolar da qualidade de vida, demonstrando que adolescentes adequadamente ajustados ao ambiente e escolar e ao convívio social tendem a apresentar melhor letramento funcional em saúde.Introduction: the functional literacy on health is made by the individual's ability to handle and manage health information necessary for his/her self-care or relationships with healthcare professionals. So, studying the functional literacy in health in adolescents can help develop health promotion strategies for this cycle of life. Objective: to investigate the association between functional health literacy and quality of life of adolescents. Methods: to accomplish the objective, the study was conducted in two steps, the first being constituted by a literature review and the second, a field search. The integrative review of literature was produced according to the functional literacy themes in health and quality of life, with search performed in the databases PubMed, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde. After applying the inclusion criteria, yielded 538 articles, and after the application of the exclusion criteria 11 articles were selected, nine being international and two national studies. The review consisted of compilation and historical line construction of publications and methodological analysis of observational studies. The field search was a cross-sectional analytical observational design with simple random probability sample of adolescents aged between 15 and 19 years old, attending high school in one of the 131 state schools in Belo Horizonte, Minas Gerais, distributed by the regional administrates (Centro-Sul, Oeste, Pampulha, Nordeste, Leste, Noroeste, Venda Nova, Barreiro e Norte). For data collection were used questionnaires of adolescents characterization, quality of life (PedsQL version 4.0), functional literacy in health and self-perception of health and violence. For the analysis of data, descriptive analysis of the frequency distribution of categorical variables and analysis of central tendency and dispersion for continuous variables were performed. Then multivariate logistic regression analysis with hierarchical data entry according to the level of determination of the established theoretical model was performed. The variables with statistically significant associations at the level of 20% (p <0.20) in the bivariate analysis were considered in models of multiple logistic regression. To evaluate the associations in logistic regression models, the significance level of 5% was considered. As a measure of the magnitude of the associations we used the Odds Ratio and its respective 95% confidence interval. The adequacy of the models was assessed using the Hosmer and Lemeshow test. Results: the literature review indicated a statistically significant association between functional literacy in health and socio-demographic variables (gender, age and education). Most of the studies aimed to relate literacy to pathologies and was conducted in clinical settings (clinics and hospitals). Of the eight observational articles included in this review only one fully met the methodological criteria in developing this type of study. Field survey results revealed that 51.56% of adolescents had good functional literacy in health. In the final model of multivariate analysis, the variables: not practicing religion (p = 0.006; OR = 2.108); social domain of quality of life (p = 0.004; OR = 1,022); and school field of quality of life (p = 0.009; OR = 1.019) remained associated with functional literacy in health. Conclusion: The study indicated that most of the research conducted in the area show association between functional literacy in health and sociodemographic characteristics. In the field search, most of the sample showed good functional health literacy. The variables associated with statistical significance to functional literacy on health were not been practicing any religion and social and educational domains of quality of life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNível de saúdeServiços de saúde/utilizaçãoLinguagemComportamentos saudáveisQualidade de vidaAculturaçãoAlfabetização em saúdeCompetência em informaçãoAdolescenteCuidados primários de saúdeLetramento funcional em saúdeLetramento em saúdeQualidade de vidaAlfabetização em saúdeLetramento funcional em saúde e qualidade de vida de adolescentes do ensino médio de escolas estaduais de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1974986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACBNBF/1/disserta__o.pdf79cb1577f2d106d6133d2666ae10c844MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain190090https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACBNBF/2/disserta__o.pdf.txt5778fe1aa531b909fead631af8520573MD521843/BUBD-ACBNBF2020-01-30 16:42:24.319oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ACBNBFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:42:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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