A implementação das experiências Proformar pela Universidade do Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: André Luiz Nunes Zogahib
Orientador(a): Ivan Beck Ckagnazaroff
Banca de defesa: Marcio Augusto Goncalves, Marta Mendes da Rocha, Ricardo Carneiro, Vicente Riccio Neto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VEJBC
Resumo: O objetivo desta tese de doutorado é estudar o Programa de Formação de Professores (PROFORMAR), realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na capital do Estado (Manaus) e em outros 61 municípios interioranos. Escolhendo um município perto e outro longe, considerando que a distância da capital foi representativa para que se apresentassem problemas logísticos, definiuse a amostra de pesquisa incluindo Manaus (capital) e outros 08 municípios do interior (Manacapuru, Benjamim Constant, Iranduba, Eirunepé, Novo Airão, Ipixuna, Careiro da Várzea e Guajará) procurando evidências positivas e negativas sobre e implementação desta política pública. Para tanto realizou-se pesquisa quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa foi realizada juntos aos alunos egressos, professores titulares e professores assistentes. A pesquisa qualitativa foi realizada junto aos diretores de escolas beneficiadas com profissionais de nível superior e responsáveis pelo programa junto à UEA. Procurou-se, assim, verificar como seu deu a construção do planejamento e a organização dos procedimentos administrativo para execução do PROFORMAR. Apesar das restrições de tempo e espaço (além de socioeconômica, culturais e políticas) específicos do Amazonas, apresentam-se evidências de que houve na implementação desta política pública de educação superior, através de uso do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, custos significativamente baixos, efetividade por ter seguido, rigidamente, cronograma apertado e eficácia oferecendo soluções educacionais para professores atuantes em regiões de difícil acesso do Amazonas, além da validação da perspectiva Top-Down.
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