Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Lorenzo Lanzetta Natale
Orientador(a): Vitor Geraldi Haase
Banca de defesa: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHG4W
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo adaptar e investigar um conjunto de tarefas executivas que foram utilizadas para avaliar o desempenho de uma amostra aleatorizada e demograficamente representativa de crianças pré-escolares (4, 5 e 6 anos de idade). O projeto foi dividido em dois estudos. Um primeiro estudo, piloto, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo como objetivos principais: a construção de um protocolo para a aplicação e a correção das tarefas (padronização do material de testagem, dos procedimentos de aplicação, das instruções de aplicação e do ambiente da testagem) e a construção de um banco de dados e normas preliminares. O segundo e principal estudo foi realizado na cidade de Timóteo/MG e objetivou levantar evidências de precisão e validade dos escores por meio das normas intragrupo (baseadas no desenvolvimento cognitivo). Para a obtenção das normas intragrupo, utilizou-se o fator idade como critério de norma. Os principais resultados encontrados foram: 1) a obtenção de normas locais para um conjunto de oito tarefas executivas; 2) as tarefas executivas selecionadas, em sua maioria, são sensíveis ao desempenho da amostra com relação aos fatores de idade, de sexo e tipo de escola; 3) o desempenho das crianças em tarefas de funções executivas melhora com a idade. Adicionalmente, os dados obtidos permitiram traçar um esboço sobre as mudanças funcionais nas habilidades executivas, decorrentes do desenvolvimento em uma faixa etária de 4 a 6 anos de idade, indicando que o desenvolvimento das FE não é linear, apresentando trajetórias de desenvolvimento distintas para cada um dos seus subcomponentes
id UFMG_9d2a324c551cb00117dec2be0464471d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8MHG4W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vitor Geraldi HaaseMárcia Maria Peruzzi Elia da MotaLorenzo Lanzetta Natale2019-08-12T08:19:26Z2019-08-12T08:19:26Z2007-10-01http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHG4WEste trabalho teve como principal objetivo adaptar e investigar um conjunto de tarefas executivas que foram utilizadas para avaliar o desempenho de uma amostra aleatorizada e demograficamente representativa de crianças pré-escolares (4, 5 e 6 anos de idade). O projeto foi dividido em dois estudos. Um primeiro estudo, piloto, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo como objetivos principais: a construção de um protocolo para a aplicação e a correção das tarefas (padronização do material de testagem, dos procedimentos de aplicação, das instruções de aplicação e do ambiente da testagem) e a construção de um banco de dados e normas preliminares. O segundo e principal estudo foi realizado na cidade de Timóteo/MG e objetivou levantar evidências de precisão e validade dos escores por meio das normas intragrupo (baseadas no desenvolvimento cognitivo). Para a obtenção das normas intragrupo, utilizou-se o fator idade como critério de norma. Os principais resultados encontrados foram: 1) a obtenção de normas locais para um conjunto de oito tarefas executivas; 2) as tarefas executivas selecionadas, em sua maioria, são sensíveis ao desempenho da amostra com relação aos fatores de idade, de sexo e tipo de escola; 3) o desempenho das crianças em tarefas de funções executivas melhora com a idade. Adicionalmente, os dados obtidos permitiram traçar um esboço sobre as mudanças funcionais nas habilidades executivas, decorrentes do desenvolvimento em uma faixa etária de 4 a 6 anos de idade, indicando que o desenvolvimento das FE não é linear, apresentando trajetórias de desenvolvimento distintas para cada um dos seus subcomponentesEste trabalho teve como principal objetivo adaptar e investigar um conjunto de tarefas executivas que foram utilizadas para avaliar o desempenho de uma amostra aleatorizada e demograficamente representativa de crianças pré-escolares (4, 5 e 6 anos de idade). O projeto foi dividido em dois estudos. Um primeiro estudo, piloto, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo como objetivos principais: a construção de um protocolo para a aplicação e a correção das tarefas (padronização do material de testagem, dos procedimentos de aplicação, das instruções de aplicação e do ambiente da testagem) e a construção de um banco de dados e normas preliminares. O segundo e principal estudo foi realizado na cidade de Timóteo/MG e objetivou levantar evidências de precisão e validade dos escores por meio das normas intragrupo (baseadas no desenvolvimento cognitivo). Para a obtenção das normas intragrupo, utilizou-se o fator idade como critério de norma. Os principais resultados encontrados foram: 1) a obtenção de normas locais para um conjunto de oito tarefas executivas; 2) as tarefas executivas selecionadas, em sua maioria, são sensíveis ao desempenho da amostra com relação aos fatores de idade, de sexo e tipo de escola; 3) o desempenho das crianças em tarefas de funções executivas melhora com a idade. Adicionalmente, os dados obtidos permitiram traçar um esboço sobre as mudanças funcionais nas habilidades executivas, decorrentes do desenvolvimento em uma faixa etária de 4 a 6 anos de idade, indicando que o desenvolvimento das FE não é linear, apresentando trajetórias de desenvolvimento distintas para cada um dos seus subcomponentesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGNeuropsicologiaPsicometriaPsicodiagnosticoDesenvolvimento humanoPsicologiaCrianças DesenvolvimentoNeuropsicologiaFunções executivasPsicometriaDesenvolvimentoAdaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdfapplication/pdf868672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MHG4W/1/disserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdf7cc5ae4a42ec20ccce230fca20a7d9bcMD51TEXTdisserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdf.txtdisserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdf.txtExtracted texttext/plain271203https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MHG4W/2/disserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdf.txt5c4cc610867a26dd9e15f552750e477eMD521843/BUOS-8MHG4W2019-11-14 14:18:21.361oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8MHG4WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:18:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
title Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
spellingShingle Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
Lorenzo Lanzetta Natale
Neuropsicologia
Funções executivas
Psicometria
Desenvolvimento
Neuropsicologia
Psicometria
Psicodiagnostico
Desenvolvimento humano
Psicologia
Crianças Desenvolvimento
title_short Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
title_full Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
title_fullStr Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
title_full_unstemmed Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
title_sort Adaptação e investigação psicométrica de um conjunto de tarefas para a avaliação das funções executivas em pré-escolares: um estudo transversal
author Lorenzo Lanzetta Natale
author_facet Lorenzo Lanzetta Natale
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitor Geraldi Haase
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzo Lanzetta Natale
contributor_str_mv Vitor Geraldi Haase
Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Funções executivas
Psicometria
Desenvolvimento
topic Neuropsicologia
Funções executivas
Psicometria
Desenvolvimento
Neuropsicologia
Psicometria
Psicodiagnostico
Desenvolvimento humano
Psicologia
Crianças Desenvolvimento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Neuropsicologia
Psicometria
Psicodiagnostico
Desenvolvimento humano
Psicologia
Crianças Desenvolvimento
description Este trabalho teve como principal objetivo adaptar e investigar um conjunto de tarefas executivas que foram utilizadas para avaliar o desempenho de uma amostra aleatorizada e demograficamente representativa de crianças pré-escolares (4, 5 e 6 anos de idade). O projeto foi dividido em dois estudos. Um primeiro estudo, piloto, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo como objetivos principais: a construção de um protocolo para a aplicação e a correção das tarefas (padronização do material de testagem, dos procedimentos de aplicação, das instruções de aplicação e do ambiente da testagem) e a construção de um banco de dados e normas preliminares. O segundo e principal estudo foi realizado na cidade de Timóteo/MG e objetivou levantar evidências de precisão e validade dos escores por meio das normas intragrupo (baseadas no desenvolvimento cognitivo). Para a obtenção das normas intragrupo, utilizou-se o fator idade como critério de norma. Os principais resultados encontrados foram: 1) a obtenção de normas locais para um conjunto de oito tarefas executivas; 2) as tarefas executivas selecionadas, em sua maioria, são sensíveis ao desempenho da amostra com relação aos fatores de idade, de sexo e tipo de escola; 3) o desempenho das crianças em tarefas de funções executivas melhora com a idade. Adicionalmente, os dados obtidos permitiram traçar um esboço sobre as mudanças funcionais nas habilidades executivas, decorrentes do desenvolvimento em uma faixa etária de 4 a 6 anos de idade, indicando que o desenvolvimento das FE não é linear, apresentando trajetórias de desenvolvimento distintas para cada um dos seus subcomponentes
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:19:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHG4W
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHG4W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MHG4W/1/disserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MHG4W/2/disserta__o_mestrado_lorenzo_l_natale.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cc5ae4a42ec20ccce230fca20a7d9bc
5c4cc610867a26dd9e15f552750e477e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891031839670272