A criação como ferramenta pedagógica no ensino do piano: dando voz ao professor-compositor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Eduardo Dias de Barros Filho lattes
Orientador(a): Carla Silva Reis lattes
Banca de defesa: Marcos Edson Cardoso Filho, Oiliam José Lanna
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/32216
Resumo: As práticas criativas – composição, improvisação e elaboração de arranjos – integram os novos paradigmas da pedagogia do piano. Tendo como pano de fundo a relevância das discussões sobre esses novos paradigmas, somadas às especificidades e variedade no perfil do alunado contemporâneo, este trabalho procurou investigar e discutir a importância da figura do professor-compositor no cenário atual do ensino do piano. Para tanto, foram utilizadas três diferentes abordagens metodológicas. Inicialmente, foi feita uma revisão de literatura sobre a formação do professor, sua atuação profissional e os novos paradigmas da pedagogia do piano. Em seguida, foram realizadas entrevistas com três importantes professores-compositores da atualidade: Laura Longo (Brasil), Hudson Neves Carvalho (Brasil) e June Armstrong (Irlanda). No terceiro momento, que se configura como uma pesquisa artística autoetnográfica, um produto artístico autoral foi apresentado, acompanhado da narrativa do processo de composição e aplicação das obras, bem como o entrelaçamento das vozes dos três professores-compositores com a voz e experiência músico-didática do pesquisador. A análise das entrevistas revelou que os três professores-compositores não reproduzem a formação que tiveram, e que o uso das práticas criativas em sua atuação profissional emergiu das demandas levantadas por diferentes contextos e pela variedade do perfil do aluno contemporâneo, o que exige uma maior versatilidade do educador musical. O Modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick foi apresentado como um modelo ideal não apenas para a formação integral do aluno, mas também como modelo para a formação e atuação do professor de piano na contemporaneidade.
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Em seguida, foram realizadas entrevistas com três importantes professores-compositores da atualidade: Laura Longo (Brasil), Hudson Neves Carvalho (Brasil) e June Armstrong (Irlanda). No terceiro momento, que se configura como uma pesquisa artística autoetnográfica, um produto artístico autoral foi apresentado, acompanhado da narrativa do processo de composição e aplicação das obras, bem como o entrelaçamento das vozes dos três professores-compositores com a voz e experiência músico-didática do pesquisador. A análise das entrevistas revelou que os três professores-compositores não reproduzem a formação que tiveram, e que o uso das práticas criativas em sua atuação profissional emergiu das demandas levantadas por diferentes contextos e pela variedade do perfil do aluno contemporâneo, o que exige uma maior versatilidade do educador musical. O Modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick foi apresentado como um modelo ideal não apenas para a formação integral do aluno, mas também como modelo para a formação e atuação do professor de piano na contemporaneidade.The creative practices – composition, improvisation and arrangements elaboration – integrate the new paradigms of piano’s pedagogy. With the relevance of the discussions about these new paradigms, the specificities and variety in the profile of contemporary students as background, this research sought to investigate and discuss the importance of the figure of teacher-composer in the current scenario of piano teaching. For this, three different methodological approaches were used. In the first moment, a literature review was made about the teacher's formation, his professional performance and the new paradigms of piano pedagogy. Then, interviews were conducted with three important teacher-composers of the present time: Laura Longo (Brazil), Hudson Neves Carvalho (Brazil) and June Armstrong (Ireland). In the last stage, which is configured as a self-ethnographic artistic research, an authorial artistic product was presented, followed by the narrative of the process of composition and application of the pieces, as well as the interweaving of the voices of three teacher-composers with the voice and the experience music-didactic of the researcher. The analysis of the interviews revealed that the three teacher-composers are not reproducing their training, and that the use of creative practices in their professional practice emerged from the demands raised by different contexts and the variety of the contemporary student profile, which requires greater versatility of the music educator. The Keith Swanwick's C(L)A(S)P Model was presented as an ideal model not only for the integral formation of the student, but also as a model for the formation and performance of the contemporary piano teacher.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsicaEducação musicalPiano - Instrução e ensinoCriação - ArteFormação profissionalPedagogia do pianoPráticas criativasNovos paradigmas da educação musicalModelo C(L)A(S)PA criação como ferramenta pedagógica no ensino do piano: dando voz ao professor-compositorThe creation as a pedagogical tool for piano teaching: giving voice to the teacher-composerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Versão Final - Eduardo Barros - Educação Musical.pdfDissertação Versão Final - Eduardo Barros - Educação Musical.pdfapplication/pdf4218119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32216/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Eduardo%20Barros%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20Musical.pdf1b1db63feb0e171aa1e4e6bdc1427b97MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32216/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação Versão Final - Eduardo Barros - Educação Musical.pdf.txtDissertação Versão Final - Eduardo Barros - Educação Musical.pdf.txtExtracted texttext/plain356439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32216/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Eduardo%20Barros%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20Musical.pdf.txt4b76efd17b465a7aca51e625d3ad5303MD531843/322162020-01-25 03:34:09.254oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-25T06:34:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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