Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Frederico José Gervasio Aburachid
Orientador(a): Fabiana de Menezes Soares
Banca de defesa: Guilherme Wagner Ribeiro, Onofre Alves Batista Junior
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8Y9NX8
Resumo: Os limites da função normativa exercida pelo Executivo são matéria de grande polêmica, principalmente quando se discute a elaboração e aplicação de normas afetas ao subsistema do Direito Ambiental. Além das leis formais, o Direito Ambiental contempla mais de 15 (quinze) tipos de atos normativos, tais como Decretos, Resoluções, Deliberações Normativas, Portarias, Instruções etc. Esses atos normativos regulam o uso e a fruição da propriedade, assim como limitam o exercício de atividades econômicas e a exploração de recursos naturais etc. A Administração Pública está cada vez mais presente na integração dos sistemas normativos, editando atos gerais e abstratos antes reservados apenas à lei formal. A despeito dessa realidade, o Direito Administrativo tradicional (presente na maioria dos Manuais dos Cursos de Graduação em Direito) conserva as bases teóricas fundadas em conceitos rígidos de princípio da legalidade e tripartição do Poder Estatal. Nesse sentido, não são poucos os intérpretes, dentre os quais Advogados, Juizes de Direito, Promotores de Justiça e Professores Universitários, que defendem a ideia de que, ao Executivo, é defeso inovar em direitos e obrigações. Desse modo, a pesquisa ocupa-se de um tema extremamente atual, qual seja a definição dos limites dessa prefalada função normativa desempenhada pelo Executivo, notadamente no subsistema do Direito Ambiental brasileiro. Por fim, este trabalho aponta o instrumental da Legística, domínio do conhecimento que estuda a qualidade das normas postas, como forma de se obter a justificação racional no processo elaborativo dos atos normativos ambientais, passando pela releitura do princípio da legalidade e da separação das funções estatais para o respaldo de suas conclusões.
id UFMG_aa9344840aa130a2fddf8484bde4f649
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8Y9NX8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fabiana de Menezes SoaresGuilherme Wagner RibeiroOnofre Alves Batista JuniorFrederico José Gervasio Aburachid2019-08-10T10:51:04Z2019-08-10T10:51:04Z2012-08-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8Y9NX8Os limites da função normativa exercida pelo Executivo são matéria de grande polêmica, principalmente quando se discute a elaboração e aplicação de normas afetas ao subsistema do Direito Ambiental. Além das leis formais, o Direito Ambiental contempla mais de 15 (quinze) tipos de atos normativos, tais como Decretos, Resoluções, Deliberações Normativas, Portarias, Instruções etc. Esses atos normativos regulam o uso e a fruição da propriedade, assim como limitam o exercício de atividades econômicas e a exploração de recursos naturais etc. A Administração Pública está cada vez mais presente na integração dos sistemas normativos, editando atos gerais e abstratos antes reservados apenas à lei formal. A despeito dessa realidade, o Direito Administrativo tradicional (presente na maioria dos Manuais dos Cursos de Graduação em Direito) conserva as bases teóricas fundadas em conceitos rígidos de princípio da legalidade e tripartição do Poder Estatal. Nesse sentido, não são poucos os intérpretes, dentre os quais Advogados, Juizes de Direito, Promotores de Justiça e Professores Universitários, que defendem a ideia de que, ao Executivo, é defeso inovar em direitos e obrigações. Desse modo, a pesquisa ocupa-se de um tema extremamente atual, qual seja a definição dos limites dessa prefalada função normativa desempenhada pelo Executivo, notadamente no subsistema do Direito Ambiental brasileiro. Por fim, este trabalho aponta o instrumental da Legística, domínio do conhecimento que estuda a qualidade das normas postas, como forma de se obter a justificação racional no processo elaborativo dos atos normativos ambientais, passando pela releitura do princípio da legalidade e da separação das funções estatais para o respaldo de suas conclusões.The boundaries of the regulatory function exercised by the Executive is a matter of great controversy, especially when discussing the development and implementation of the Environmental Law. Besides the formal laws, the Environmental Law includes more than fifteen (15) types of acts, such as decrees, resolutions, Normative Resolutions, Ordinances, Instructions, etc.. These normative acts are edited to regulate the use of property, economic activities and exploitation of natural resources etc. It is a fact. Public Administration is increasingly present in the integration of normative systems, publishing general and abstract acts previously reserved only for formal law. Despite this fact, the traditional administrative law (present in most manuals of academic programs in Law) retains the theoretical concepts based on strict principle of legality and tripartition of State Power. In this sense, there are interpreters, among them lawyers, Judges, Prosecutors and University Professors who still support the idea that the Executive cannot innovate in rights and obligations. The research deals with a very current issue, what is the definition of the limits of this regulatory function performed by the Executive, especially in the brazilian subsystem of the Environmental Law. Finally, the Legistics, field of knowledge that studies the quality of law, is adopted as a way to get the rationality in the elaborative process of environmental normative acts, within a reinterpretation of the principle of legality to the support of its conclusions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProteção ambiental BrasilDireito ambiental BrasilAdministração pública BrasilFunção normativaAdministração públicaPrincípio da legalidadeSeparação das funções legística Direito AmbientalPoder executivoFunção normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___frederico_aburachid.pdfapplication/pdf1231935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8Y9NX8/1/dissertacao___frederico_aburachid.pdfe7c123e826716b054c80fbaf1b501722MD51TEXTdissertacao___frederico_aburachid.pdf.txtdissertacao___frederico_aburachid.pdf.txtExtracted texttext/plain516598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8Y9NX8/2/dissertacao___frederico_aburachid.pdf.txt686c5bebad50159d75c068cec8f7b363MD521843/BUOS-8Y9NX82019-11-14 07:51:08.879oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8Y9NX8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:51:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
title Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
spellingShingle Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
Frederico José Gervasio Aburachid
Função normativa
Administração pública
Princípio da legalidade
Separação das funções legística Direito Ambiental
Poder executivo
Proteção ambiental Brasil
Direito ambiental Brasil
Administração pública Brasil
title_short Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
title_full Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
title_fullStr Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
title_full_unstemmed Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
title_sort Função normativa do executivo e seus limites: a legística aplicada ao Direito Ambiental
author Frederico José Gervasio Aburachid
author_facet Frederico José Gervasio Aburachid
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabiana de Menezes Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme Wagner Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Onofre Alves Batista Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico José Gervasio Aburachid
contributor_str_mv Fabiana de Menezes Soares
Guilherme Wagner Ribeiro
Onofre Alves Batista Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Função normativa
Administração pública
Princípio da legalidade
Separação das funções legística Direito Ambiental
Poder executivo
topic Função normativa
Administração pública
Princípio da legalidade
Separação das funções legística Direito Ambiental
Poder executivo
Proteção ambiental Brasil
Direito ambiental Brasil
Administração pública Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Proteção ambiental Brasil
Direito ambiental Brasil
Administração pública Brasil
description Os limites da função normativa exercida pelo Executivo são matéria de grande polêmica, principalmente quando se discute a elaboração e aplicação de normas afetas ao subsistema do Direito Ambiental. Além das leis formais, o Direito Ambiental contempla mais de 15 (quinze) tipos de atos normativos, tais como Decretos, Resoluções, Deliberações Normativas, Portarias, Instruções etc. Esses atos normativos regulam o uso e a fruição da propriedade, assim como limitam o exercício de atividades econômicas e a exploração de recursos naturais etc. A Administração Pública está cada vez mais presente na integração dos sistemas normativos, editando atos gerais e abstratos antes reservados apenas à lei formal. A despeito dessa realidade, o Direito Administrativo tradicional (presente na maioria dos Manuais dos Cursos de Graduação em Direito) conserva as bases teóricas fundadas em conceitos rígidos de princípio da legalidade e tripartição do Poder Estatal. Nesse sentido, não são poucos os intérpretes, dentre os quais Advogados, Juizes de Direito, Promotores de Justiça e Professores Universitários, que defendem a ideia de que, ao Executivo, é defeso inovar em direitos e obrigações. Desse modo, a pesquisa ocupa-se de um tema extremamente atual, qual seja a definição dos limites dessa prefalada função normativa desempenhada pelo Executivo, notadamente no subsistema do Direito Ambiental brasileiro. Por fim, este trabalho aponta o instrumental da Legística, domínio do conhecimento que estuda a qualidade das normas postas, como forma de se obter a justificação racional no processo elaborativo dos atos normativos ambientais, passando pela releitura do princípio da legalidade e da separação das funções estatais para o respaldo de suas conclusões.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:51:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8Y9NX8
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8Y9NX8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8Y9NX8/1/dissertacao___frederico_aburachid.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8Y9NX8/2/dissertacao___frederico_aburachid.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e7c123e826716b054c80fbaf1b501722
686c5bebad50159d75c068cec8f7b363
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677336144248832