O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Roberta Ellen Canuto
Orientador(a): Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Banca de defesa: Julio Cesar Machado Pinto, Leda Maria Martins
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WDRMK
Resumo: Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswald de Andrade e todo o panorama artístico e cultural das décadas de 1920 e 1960, buscando aprofundar na abordagem da produção cinematográfica deste último período, no Brasil. Além dessas influências da cultura brasileira, este trabalho analisa a presença decisiva da obra de cineastas como Jean-Luc Godard e Orson Welles, na produção de Rogério Sganzerla, em especial, em O Bandido da luz vermelha, que de acordo cm a conclusão desta pesquisa, consolidou-se como uma síntese experimental do pensamento do seu criador.
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