O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Leonardo Antunes Cunha
Orientador(a): Ana Maria Pereira Cardoso
Banca de defesa: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova, Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Ligia Maria Moreira Dumont
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUJNR
Resumo: A pesquisa investiga o fenômeno da Hiperliteratura, uma nova forma de discurso artístico desenvolvida espedficamente para o suporte do hipertexto eletrônico (seja em disquete, CD-ROM ou na Internet). Esta análise é precedida por um estudo teórico de três questões. Em primeiro lugar, as possibilidades proporcionadas pela publicação eletrônica - como a grande facilidade de alteração do conteúdo, a grande capacidade de recuperação da informação, a rapidez da publicação, a interatividade, o uso do hipertexto e da escrita não-linear, o uso da multimídia - e as possíveis contribuições que tais recursos trazem para textos literários e não-literários. Em seguida, os desafios que o mundo contemporâneo - envolvido em um período de "aceleração do tempo-espaço, que privilegia a rapidez, a efemeridade, a dispersão e o apelo imagético, segundo autores como David Harvey, e cuja comunicação entra num período de predomínio do hipertexto e do "pólo informático-midiático, segundo Pierre Lévy - apresenta ao objeto livro e, mais especificamente, ao discurso literário. A pesquisa busca, ainda, apresentar o contexto em que surgiu o fenômeno da Hiperliteratura e, com base na leitura de teóricos como Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Lévy delinear algumas tendências marcantes de seu discurso: não-linearidade, auto-referência, escrita topográfica, interatividade e uso da multimídia. Tais tendências configuram, enfim, o roteiro que fundamenta a última etapa, aplicada, da pesquisa: a análise de quatro obras da Hiperliteratura: "its name was Penelope", de Judi Malloy, "Hegirascope 2", de Stuart Moulthrop, "Twilight, a Symphony", de Michael Joyce e "I have said nothing", de Jane Yellowlees Douglas. Como conclusão, a pesquisa aponta para o surgimento, efetivamente, de uma nova forma artística, que alia elementos da literatura e de outras artes, e cujo discurso revela um desprendimento da narração linear, encadeada, e uma primazia de aspectos espaciais.
id UFMG_ad87f04daa3c581eaddc44fa2b46dbea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9PUJNR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Maria Pereira CardosoVera Lucia de Carvalho Casa NovaPaulo Bernardo Ferreira VazLigia Maria Moreira DumontLeonardo Antunes Cunha2019-08-11T22:35:31Z2019-08-11T22:35:31Z1999-01-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUJNRA pesquisa investiga o fenômeno da Hiperliteratura, uma nova forma de discurso artístico desenvolvida espedficamente para o suporte do hipertexto eletrônico (seja em disquete, CD-ROM ou na Internet). Esta análise é precedida por um estudo teórico de três questões. Em primeiro lugar, as possibilidades proporcionadas pela publicação eletrônica - como a grande facilidade de alteração do conteúdo, a grande capacidade de recuperação da informação, a rapidez da publicação, a interatividade, o uso do hipertexto e da escrita não-linear, o uso da multimídia - e as possíveis contribuições que tais recursos trazem para textos literários e não-literários. Em seguida, os desafios que o mundo contemporâneo - envolvido em um período de "aceleração do tempo-espaço, que privilegia a rapidez, a efemeridade, a dispersão e o apelo imagético, segundo autores como David Harvey, e cuja comunicação entra num período de predomínio do hipertexto e do "pólo informático-midiático, segundo Pierre Lévy - apresenta ao objeto livro e, mais especificamente, ao discurso literário. A pesquisa busca, ainda, apresentar o contexto em que surgiu o fenômeno da Hiperliteratura e, com base na leitura de teóricos como Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Lévy delinear algumas tendências marcantes de seu discurso: não-linearidade, auto-referência, escrita topográfica, interatividade e uso da multimídia. Tais tendências configuram, enfim, o roteiro que fundamenta a última etapa, aplicada, da pesquisa: a análise de quatro obras da Hiperliteratura: "its name was Penelope", de Judi Malloy, "Hegirascope 2", de Stuart Moulthrop, "Twilight, a Symphony", de Michael Joyce e "I have said nothing", de Jane Yellowlees Douglas. Como conclusão, a pesquisa aponta para o surgimento, efetivamente, de uma nova forma artística, que alia elementos da literatura e de outras artes, e cujo discurso revela um desprendimento da narração linear, encadeada, e uma primazia de aspectos espaciais.This dissertation investigates the phenomenon of Hypertext Fiction, a new form of artistic discourse which has been created specifically for the médium of electronic hypertext (whether on diskette, CD-ROM or the Internet). This study is preceeded by a theoretical analysis of three issues. First, the possibilities enabled by electronic publishing - such as the great facility to alter the content of a text or document, the remarkable capacity of information retrieval, the celerity of publication, the interactivity, the use of hypertext and non-linear writing, the use of multimedia - as well as the possible contributions that these resources bring to fiction and non-fiction texts. Second, the challenges that the contemporary world - involved in a period of "acceleration of the time-space relations", which favors quickness, ephemerality, dispersion and visual appeals, according to David Harvey, among other authors, a world that faces a period of proeminence of hypertext and Computer mediated communication, according to Pierre Lévy - 'present to the book, and namely to the literary discourse. This research also seeks to present the context in which the phenomenon of Hypertext Fiction was engendered, and - based in studies of authors such as Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Lévy - point out the most distinctive tendencies of its discourse: non-linearity, self-reference, topographical writing, interactivity and the use of multimedia. These tendencies will form the grounds for the last part of the research: the analysis of four Hypertext Fictions: "its name was Penelope", by Judi Malloy, "Hegirascope 2", by Stuart Moulthrop, "Twilight, a Symphony", by Michael Joyce and "I have said nothing", by Jane Yellowlees Douglas. The conclusion points to the eífective emergence of a new art form, which allies elements of Literature and of other arts, and whose discourse reveals a disingagement of linear narra ti ve and a primacy of spatial elements.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de hipertextoCiência da informaçãoInformação Sistema de armazenagem e recuperaçãoPublicações eletrônicasLiteratura e tecnologiaCiência da InformaçãoHipertextoO hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteraturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdfapplication/pdf5103544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUJNR/1/dissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf8a295467c0b2b2cffcafd869a983ca3cMD51TEXTdissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf.txtdissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf.txtExtracted texttext/plain336757https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUJNR/2/dissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf.txt64efc2b3e8373b6bc4a5c3c84c04b9c4MD521843/BUBD-9PUJNR2019-11-14 06:43:52.128oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9PUJNRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:43:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
title O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
spellingShingle O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
Leonardo Antunes Cunha
Ciência da Informação
Hipertexto
Sistemas de hipertexto
Ciência da informação
Informação Sistema de armazenagem e recuperação
Publicações eletrônicas
Literatura e tecnologia
title_short O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
title_full O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
title_fullStr O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
title_full_unstemmed O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
title_sort O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
author Leonardo Antunes Cunha
author_facet Leonardo Antunes Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Pereira Cardoso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Bernardo Ferreira Vaz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ligia Maria Moreira Dumont
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Antunes Cunha
contributor_str_mv Ana Maria Pereira Cardoso
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Paulo Bernardo Ferreira Vaz
Ligia Maria Moreira Dumont
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Informação
Hipertexto
topic Ciência da Informação
Hipertexto
Sistemas de hipertexto
Ciência da informação
Informação Sistema de armazenagem e recuperação
Publicações eletrônicas
Literatura e tecnologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de hipertexto
Ciência da informação
Informação Sistema de armazenagem e recuperação
Publicações eletrônicas
Literatura e tecnologia
description A pesquisa investiga o fenômeno da Hiperliteratura, uma nova forma de discurso artístico desenvolvida espedficamente para o suporte do hipertexto eletrônico (seja em disquete, CD-ROM ou na Internet). Esta análise é precedida por um estudo teórico de três questões. Em primeiro lugar, as possibilidades proporcionadas pela publicação eletrônica - como a grande facilidade de alteração do conteúdo, a grande capacidade de recuperação da informação, a rapidez da publicação, a interatividade, o uso do hipertexto e da escrita não-linear, o uso da multimídia - e as possíveis contribuições que tais recursos trazem para textos literários e não-literários. Em seguida, os desafios que o mundo contemporâneo - envolvido em um período de "aceleração do tempo-espaço, que privilegia a rapidez, a efemeridade, a dispersão e o apelo imagético, segundo autores como David Harvey, e cuja comunicação entra num período de predomínio do hipertexto e do "pólo informático-midiático, segundo Pierre Lévy - apresenta ao objeto livro e, mais especificamente, ao discurso literário. A pesquisa busca, ainda, apresentar o contexto em que surgiu o fenômeno da Hiperliteratura e, com base na leitura de teóricos como Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Lévy delinear algumas tendências marcantes de seu discurso: não-linearidade, auto-referência, escrita topográfica, interatividade e uso da multimídia. Tais tendências configuram, enfim, o roteiro que fundamenta a última etapa, aplicada, da pesquisa: a análise de quatro obras da Hiperliteratura: "its name was Penelope", de Judi Malloy, "Hegirascope 2", de Stuart Moulthrop, "Twilight, a Symphony", de Michael Joyce e "I have said nothing", de Jane Yellowlees Douglas. Como conclusão, a pesquisa aponta para o surgimento, efetivamente, de uma nova forma artística, que alia elementos da literatura e de outras artes, e cujo discurso revela um desprendimento da narração linear, encadeada, e uma primazia de aspectos espaciais.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-01-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:35:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUJNR
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUJNR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUJNR/1/dissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9PUJNR/2/dissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a295467c0b2b2cffcafd869a983ca3c
64efc2b3e8373b6bc4a5c3c84c04b9c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973259149377536