"Modernidades" moçambicanas, crise de referências e a ética no programa de filosofia para o ensino médio
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Z8JRX |
Resumo: | O trabalho apresenta o resultado das reflexões que fizemos no âmbito da nossa proposta de Doutorado em Educação, que versa sobre a relação entre Ética e Educação, olhando especificamente o contexto moçambicano. Concebida como reflexão filosófica sobre a moral, a Ética foi incluída no ensino da Filosofia para resolver o que os documentos oficiais denominam de "déficit moral" que se vive no país. O referido déficit, ainda de acordo com do discurso oficial, teria resultado da ausência da Filosofia no ensino médio, banido após a independência (1975).Sustentamos que em Moçambique, mais do que "déficit moral", vive-se uma crise de referências ético-normativas, como consequência, além da influência da modernidade ocidental, também das duas modernidades implementadas no país: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal ainda em curso. Para sustentarmos a tese, primeiro, fizemos uma pesquisa documental em torno do processo de reintrodução do ensino da filosofia, buscando examinar, nesses documentos, o lugar pedagógico da Ética. Depois procedemos a uma revisão bibliográfica em torno da modernidade e as suas consequências éticas dessas modernidades. No domínio empírico, entrevistamos, na cidade de Maputo, entre setembro a dezembro de 2007, os principais intelectuais envolvidos no processo de reintrodução da Filosofia no ensino médio. Os resultados da pesquisa sugerem que a concepção de Ética naquele programa é difusa, senão mesmo contraditória: de uma proposta Filosófica, o programa de Filosofia aponta para uma educação moral que, entretanto, é recusada no discurso dos intelectuais entrevistados. |
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Maria de Lourdes Rocha de LimaLeoncio Jose Gomes SoaresBernardo Jefferson de OliveiraJoao Augusto Amazonas Mac DowellJose de Sousa Miguel LopesAntonio Cipriano Parafino Goncalves2019-08-10T09:33:53Z2019-08-10T09:33:53Z2009-06-25http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Z8JRXO trabalho apresenta o resultado das reflexões que fizemos no âmbito da nossa proposta de Doutorado em Educação, que versa sobre a relação entre Ética e Educação, olhando especificamente o contexto moçambicano. Concebida como reflexão filosófica sobre a moral, a Ética foi incluída no ensino da Filosofia para resolver o que os documentos oficiais denominam de "déficit moral" que se vive no país. O referido déficit, ainda de acordo com do discurso oficial, teria resultado da ausência da Filosofia no ensino médio, banido após a independência (1975).Sustentamos que em Moçambique, mais do que "déficit moral", vive-se uma crise de referências ético-normativas, como consequência, além da influência da modernidade ocidental, também das duas modernidades implementadas no país: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal ainda em curso. Para sustentarmos a tese, primeiro, fizemos uma pesquisa documental em torno do processo de reintrodução do ensino da filosofia, buscando examinar, nesses documentos, o lugar pedagógico da Ética. Depois procedemos a uma revisão bibliográfica em torno da modernidade e as suas consequências éticas dessas modernidades. No domínio empírico, entrevistamos, na cidade de Maputo, entre setembro a dezembro de 2007, os principais intelectuais envolvidos no processo de reintrodução da Filosofia no ensino médio. Os resultados da pesquisa sugerem que a concepção de Ética naquele programa é difusa, senão mesmo contraditória: de uma proposta Filosófica, o programa de Filosofia aponta para uma educação moral que, entretanto, é recusada no discurso dos intelectuais entrevistados.The work presents the resulties of studies that we have been conducting, regarding the proposal of our Doctoral Thesis in Education; it discusses the relation between Ethics and Education, focusing on Mozambique.Conceived as a philosophical reflection about Morals, Ethics was included in the Philosophy program to solve what the official documents name as a 'moral deficit', which would be ubiquitous in the country. This would be the result of the absence of Philosophy in the local High School, banned after the independence (1975). We allege that in Mozambique, more than in a moral deficit, one lives in a crisis of ethical-normative references, as a consequence of, beyond the influence of western modernity, the two modernities, through which the country has gone: the socialist revolutionary and the on going capitalist neoliberal. To support the thesis, we firstly did a documental research on the process of reintroduction the teaching of Philosophy , trying to examine the pedagogical place of Ethics. Then we proceeded to a bibliographical revision on modernity and its ethical consequences, so as to examine the Mozambican modernities and their ethical consequences. In the empirical domain, we interviewed in Maputo, from September to December 2007, the main intellectuals involved in the process of reintroduction of Philosophy in the country's High School. The results suggest that there is a contradiction in the Ethics conception wich is present in that Philosophy programm: from philosophical reflection about moral, the Ethics ends in moral education, a way refused by the main intellectuals involved in the process of reintroduction of Philosophy in the country's High School.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMoçambique EducaçãoÉticaFilosofia Estudo e ensinoModernidadeEnsino médioÉticaMoçambiqueModernidadeEnsino de Filosofia"Modernidades" moçambicanas, crise de referências e a ética no programa de filosofia para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000180.pdfapplication/pdf2519582https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Z8JRX/1/2000000180.pdfb10b4a65b1f6ccab818ddcd85114ad57MD51TEXT2000000180.pdf.txt2000000180.pdf.txtExtracted texttext/plain753444https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Z8JRX/2/2000000180.pdf.txt361b8cdafebeba6a1ed7009b917ae3cbMD521843/VCSA-7Z8JRX2019-11-14 11:37:55.942oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7Z8JRXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:37:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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