Engajamento de estudantes em atividade de Investigação: estudo em aula de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Alexandre Fagundes Faria
Orientador(a): Arnaldo de Moura Vaz da Silva
Banca de defesa: Adelson Fernandes Moreira, Oto Neri Borges
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHTF
Resumo: Investigamos o engajamento comportamental e o engajamento cognitivo de estudantes que se reuniram em pequenos grupos, com três ou quatro integrantes, para solucionar uma atividade investigativa de Física composta por pequenos problemas abertos. Identificamos os elementos do contexto que contribuíram e os que inibiram o engajamento dos estudantes na atividade. Investigamos de que maneira esses elementos contextuais exerceram influência sobre o engajamento. Pesquisamos a relação entre a dimensão comportamental e a dimensão cognitiva do engajamento dos estudantes no ambiente investigado. Participaram da pesquisa 22 alunos de duas turmas da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal de Belo Horizonte. Eles tinham entre 15 e 16 anos. Acompanhamos uma seqüência de cinco atividades práticas desenvolvidas pelos grupos de estudantes. Essas atividades foram planejadas e programadas pela coordenação de Física da 1ª série sem nossa interferência. Registramos o desenvolvimento das atividades em áudio, vídeo e diário de campo. Na aula seguinte a determinada atividade, aplicamos um questionário para investigar a compreensão dos estudantes sobre os objetivos da mesma. Não introduzimos modificações na estrutura e organização do laboratório em função da coleta dos dados. O ambiente permaneceu inalterado. A partir da categorização das anotações feitas em diário de campo e das respostas ao questionário, selecionamos uma das atividades acompanhadas para investigar o engajamento dos estudantes de quatro grupos. Os registros em áudio, vídeo e diário de campo foram utilizados na investigação do engajamento dos estudantes. Buscamos indícios de engajamento comportamental e engajamento cognitivo dos estudantes através da observação das gravações em áudio e vídeo e da leitura das notas de campo. Triangulamos essas três fontes de dados em busca dos indícios. Observamos como os estudantes se relacionaram com a atividade proposta, a organização deles durante o processo de resolução dos problemas que compuseram a atividade, as discussões dos estudantes entre si e as discussões dos estudantes com o professor. Nossos resultados sugerem que a associação do engajamento comportamental e do engajamento cognitivo ocorre somente quando os estudantes demonstram compreender os objetivos da atividade. Encontramos que as relações entre os colegas de grupo, o suporte dos professores aos estudantes e a compreensão dos estudantes sobre os objetivos da atividade foram elementos de contexto que influenciaram o engajamento no ambiente investigado. Interpretamos e discutimos como esses elementos contextuais influenciaram o engajamento dos estudantes na atividade. Nossos resultados poderão auxiliar professores que planejam e desenvolvem atividades de investigação em sala de aula. O conceito de engajamento pode ser útil a professores e pesquisadores na avaliação do desenvolvimento de atividades escolares por estudantes. Esse conceito permite olhar para a maneira como os estudantes se relacionam com a atividade de forma diferenciada.
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Acompanhamos uma seqüência de cinco atividades práticas desenvolvidas pelos grupos de estudantes. Essas atividades foram planejadas e programadas pela coordenação de Física da 1ª série sem nossa interferência. Registramos o desenvolvimento das atividades em áudio, vídeo e diário de campo. Na aula seguinte a determinada atividade, aplicamos um questionário para investigar a compreensão dos estudantes sobre os objetivos da mesma. Não introduzimos modificações na estrutura e organização do laboratório em função da coleta dos dados. O ambiente permaneceu inalterado. A partir da categorização das anotações feitas em diário de campo e das respostas ao questionário, selecionamos uma das atividades acompanhadas para investigar o engajamento dos estudantes de quatro grupos. Os registros em áudio, vídeo e diário de campo foram utilizados na investigação do engajamento dos estudantes. Buscamos indícios de engajamento comportamental e engajamento cognitivo dos estudantes através da observação das gravações em áudio e vídeo e da leitura das notas de campo. Triangulamos essas três fontes de dados em busca dos indícios. Observamos como os estudantes se relacionaram com a atividade proposta, a organização deles durante o processo de resolução dos problemas que compuseram a atividade, as discussões dos estudantes entre si e as discussões dos estudantes com o professor. Nossos resultados sugerem que a associação do engajamento comportamental e do engajamento cognitivo ocorre somente quando os estudantes demonstram compreender os objetivos da atividade. Encontramos que as relações entre os colegas de grupo, o suporte dos professores aos estudantes e a compreensão dos estudantes sobre os objetivos da atividade foram elementos de contexto que influenciaram o engajamento no ambiente investigado. Interpretamos e discutimos como esses elementos contextuais influenciaram o engajamento dos estudantes na atividade. Nossos resultados poderão auxiliar professores que planejam e desenvolvem atividades de investigação em sala de aula. O conceito de engajamento pode ser útil a professores e pesquisadores na avaliação do desenvolvimento de atividades escolares por estudantes. Esse conceito permite olhar para a maneira como os estudantes se relacionam com a atividade de forma diferenciada.We investigated the behavioral engagement and the cognitive engagement of students who gathered in small groups, with tree or four members, to solve an investigative activity of Physics composed by open problems. We identified the contexts elements that contributed or inhibited the students engagement in the activity. We investigated how contextual elements exerted influence on students engagement. We Reseached the relationship between the comportamental and the cognitive dimension of students engagement in the investigated environment. Twenty-two pupils of two classes of first year high school (15 to 16 years old) in a Belo Horizontes federal public school participed in the research. We Followed a sequence of five practical activities undertaken by students groups. These activities were planned and programmed by Physics teachers of first year high school without our interference. Data gathering involved audio and video recordings and field notes of the development of activities by students group. We applied a questionnaire to investigate the students comprehension of the activities goals always in the beginning of the next laboratorys session. We do not change laboratorys structure and organization for data gathering. The environment remained unchanged. From the field notes categorization and the questionnaires answers categorization we selected one of the five activities to investigate the students engagement in four groups. The records in audio and video and field notes were utilized in the students engagement investigation. We sought sings of students behavioral and cognitive engagement from the observation of audio and video recordings, and field notes. We triangulated these three data source to search the engagements sings. We strive to observe how the students related to the proposed activity, the organization of them during the problems process solving, student-student discussions and student-teacher discussions. Our results suggest that the association between the behavioral engagement and the cognitive engagement occurs only when students comprehended activitys goals. We found that the relations between peers group, the teachers support and students comprehension of activitys goal were contextual elements that influenced the engagement in the reseached environment. We interpreted and discussed how thes contextual elements influenced students engagemente in the activity. Our results will help teachers to plan and to develop investigatives activities in the classroom. The engagement concept can be useful to teacher and to researchers evaluate the development of school activities by students. This concept allow particular manners to look how students relate to activity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiências (Ensino médio) Estudo e ensinoEstudantes do ensino médioEnsino de segundo grauFísica Estudo e ensinoEngajamento corporalEngajamento cognitivoEngajamento de estudantes em atividade de Investigação: estudo em aula de física do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_faria_a_f.pdfapplication/pdf581959https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XHTF/1/dissertacao_faria_a_f.pdf25450799a2007a8c24fd950c500b4d26MD51TEXTdissertacao_faria_a_f.pdf.txtdissertacao_faria_a_f.pdf.txtExtracted texttext/plain311176https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XHTF/2/dissertacao_faria_a_f.pdf.txt9120c9003443de5d2b1a2185387f2986MD521843/FAEC-84XHTF2019-11-14 15:20:25.254oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XHTFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:20:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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