O contexto do desenvolvimento de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Renato Melo Ferreira
Orientador(a): Luiz Carlos Couto de A Moraes
Banca de defesa: Dante de Rose Júnior, Dietmar Martin Samulski
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-85KRDS
Resumo: Expertise é um campo de conhecimento de um grupo de expoentes, que estuda as diferentes competências dos experts em seu campo de proficiências, em determinada área, como no esporte. Diversos modelos avaliam fatores que influenciam no desenvolvimento de indivíduos excepcionais, a partir da perspectiva ambiental. O objetivo deste estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento expert de medalhistas olímpicos da natação brasileira, de acordo com a perspectiva desses atletas, por meio de entrevistas retrospectivas de aprofundamento e análise de conteúdo. Além disso, objetivou-se identificar as principais diferenças entre as características do treinamento realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, voltada para o conteúdo colhido, denominado de mini-unidade (Meaning Units), o qual se submeteu ao exame de três experts neste tipo de análise. As transcrições das entrevistas geraram 473 mini-unidades, as quais obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva e principais influências, Características do treinador, Suporte e reconhecimento, Principais diferenças entre Brasil x EUA, Prática deliberada e Recursos contextuais. O apoio da família, do treinador especialista, a prática deliberada e os recursos fundamentais foram os fatores necessários que compuseram o contexto dos medalhistas olímpicos. As principais diferenças encontradas entre Brasil x Estados Unidos foram a viabilidade do estudo e do treinamento em alto nível, o elevado nível dos companheiros de treinamento, a tecnologia acessível, entre outras. Concluiu-se que o contexto, a partir de realidades múltiplas, indica que existe um sistema, que varia de acordo com as relações contextuais de cada país. As características do treinamento realizado nos Estados Unidos possibilitaram, com maior facilidade, o desenvolvimento dos atletas analisados, devido principalmente pela utilização de recursos tecnológicos. As similaridades dos entre os contextos desses atletas são os principais motivos de início á prática, a presença da família, aos treinadores especializados e em relação às diferenças nas características de treinamento entre Brasil e Estados Unidos.
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Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, voltada para o conteúdo colhido, denominado de mini-unidade (Meaning Units), o qual se submeteu ao exame de três experts neste tipo de análise. As transcrições das entrevistas geraram 473 mini-unidades, as quais obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva e principais influências, Características do treinador, Suporte e reconhecimento, Principais diferenças entre Brasil x EUA, Prática deliberada e Recursos contextuais. O apoio da família, do treinador especialista, a prática deliberada e os recursos fundamentais foram os fatores necessários que compuseram o contexto dos medalhistas olímpicos. As principais diferenças encontradas entre Brasil x Estados Unidos foram a viabilidade do estudo e do treinamento em alto nível, o elevado nível dos companheiros de treinamento, a tecnologia acessível, entre outras. Concluiu-se que o contexto, a partir de realidades múltiplas, indica que existe um sistema, que varia de acordo com as relações contextuais de cada país. As características do treinamento realizado nos Estados Unidos possibilitaram, com maior facilidade, o desenvolvimento dos atletas analisados, devido principalmente pela utilização de recursos tecnológicos. As similaridades dos entre os contextos desses atletas são os principais motivos de início á prática, a presença da família, aos treinadores especializados e em relação às diferenças nas características de treinamento entre Brasil e Estados Unidos.Expertise involves possessing vast knowledge about many factors in a particular field, for example, in sports. Various models evaluate the factors that influence these exceptional people, from the perspective of the ambient. The aim of the study was to evaluate the environment in which the expert developed; specifically those of Olympic medal-winning Brazilian swimmers. The study is based on personal interviews with the swimmers, as well as a thorough analysis of the interview. The study also explores the differences between those athletes who trained in the USA, and those that trained in Brazil. Eight Brazilian swimmers, all of whom had won at least one Olympic medal, were interviewed. The interviews were recorded and transcribed, and then analyzed by three leading experts in the field. The results of the interviews indicated that there were 473 MU.s (Meaning Units . MU.s), where the following classifications were set: Begging to have a swimming career, influential people, quality characteristics in their coach, support and recognition, major differences between being trained in the USA vs. Brail, deliberated practices and resources. Having family support, a specialized coach, deliberated practices and fundamental resources were the factors that helped those swimmers. The major differences between Brazil and USA were the availability of the studies done on the high-level practice programs, the high quality of the swimmers on the team, the accessibility of technology, etc. In conclusion, the differences in realities indicate there is not a rigid pattern needed for the development of excellence. Also important to note is that the training in the USA was of a higher quality, although two of the athletes had success training in Brazil aloneUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGOlimpiadasAtletasNadadoresNatação Treinamento técnicoExpertContexto de desenvolvimentoO contexto do desenvolvimento de nadadores medalhistas olímpicos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_contexto_do_desenvolvimento_de_nadadores_medalhistas_olimp.pdfapplication/pdf1137435https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-85KRDS/1/o_contexto_do_desenvolvimento_de_nadadores_medalhistas_olimp.pdfb79e2113d723cf2b98bc6e0960c0f111MD51TEXTo_contexto_do_desenvolvimento_de_nadadores_medalhistas_olimp.pdf.txto_contexto_do_desenvolvimento_de_nadadores_medalhistas_olimp.pdf.txtExtracted texttext/plain184961https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-85KRDS/2/o_contexto_do_desenvolvimento_de_nadadores_medalhistas_olimp.pdf.txte6ad6e4473bd424183cdcb65bb9d6758MD521843/KMCG-85KRDS2019-11-14 16:19:54.486oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCG-85KRDSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:19:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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