Avaliação da visita domiciliar nas unidades Estratégia Saúde da Família: adesão e empoderamento das práticas de autocuidado em diabetes mellitus tipo 2

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Débora Aparecida Silva Souza
Orientador(a): Heloisa de Carvalho Torres
Banca de defesa: Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Valéria Conceição de Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-ANAJ4L
Resumo: O diabetes Mellitus tipo 2 e uma condicao cronica de saude que apresenta baixas taxas de adesao ao tratamento uma vez que impoe desafios diarios de autocuidado. O controle do diabetes, assim como a prevencao das complicacoes agudas e cronicas pode ser realizadopor meio da estrategia educativa visita domiciliar pautada na abordagem do empoderamento que permite auxiliar o usuario no desenvolvimento de habilidades e a tomar decisoes informadas para melhorar o manejo da sua condicao cronica de saude. Objetivo: Avaliar os efeitos da visita domiciliar na adesao e empoderamento do usuario com diabetes tipo 2 para as praticas de autocuidado. Método: Trata-se de um ensaio clinico randomizado por clusters, com a participacao de 145 usuarios com diabetes tipo 2, sendo 34 do grupo intervencao e 111 do grupo controle. Todos os usuarios eram vinculados as Unidades Estrategia Saude daFamilia de um municipio mineiro. A visita domiciliar foi realizada em tres ciclos (1, 2 e 3), com um intervalo de tres meses entre os ciclos. No ciclo 1 foram realizados tres encontros, um por semana. Nos ciclos 2 e 3 foram realizados dois encontros com intervalo de 15 dias entre eles. Os assuntos discutidos na visita domiciliar referiam-se as praticas de autocuidado relacionadas aos sentimentos e as emocoes sobre viver com diabetes, alimentacao saudavel, pratica de atividade fisica, prevencao das complicacoes do diabetes e as barreiras que osusuarios identificavam que interferiam nos cuidados com a saude. Foram aplicados dois instrumentos: Questionario Autocuidado com Diabetes (ESM), e o Diabetes Empowerment ScaleShort Form (DES-SF) no tempo inicial (T0) e no tempo final (TF). Os testes utilizadosforam t de Student e Mann-Whitney para comparacao de medias e medianas de grupos independentes. Proporcoes foram comparadas por meio do teste qui quadrado de Pearson. A avaliacao dos efeitos da intervencao foi realizada por meio dos testes t de Student pareado oude Wilcoxon, para comparar medias e medianas. Para as variaveis autocuidado e empoderamento, o efeito do experimento foi definido como a diferenca entre seus valores no periodo final e periodo inicial (W), divididos pelo valor inicial. Para todas as analises, utilizouse um nivel de significancia de 5% (p<0,05). Resultados: Na analise de comparacao dos periodos pre e pos educacao, o grupo intervencao apresentou um aumento estatisticamente significativo do escore mediano nesse grupo (p<0,05). Entre os usuarios do grupo controle, omesmo nao aconteceu. Na comparacao entre grupo intervencao e grupo controle, o efeito no escore do autocuidado (WESM) no grupo intervencao foi considerado estatisticamente diferente do efeito no grupo controle (p<0,001). Em relacao ao empoderamento, medido pela escala DES-SF, obteve-se um aumento estatisticamente significativo do escore mediano apos o estudo tanto no grupo intervencao quanto no grupo controle (p<0,05). Contudo, esse aumento nao foi considerado estatisticamente diferente entre os dois grupos (p=0,607). Conclusão: A estrategia educativa visita domiciliar teve efeito benefico na melhoria daadesao as praticas de autocuidado em diabetes Mellitus tipo 2.
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Método: Trata-se de um ensaio clinico randomizado por clusters, com a participacao de 145 usuarios com diabetes tipo 2, sendo 34 do grupo intervencao e 111 do grupo controle. Todos os usuarios eram vinculados as Unidades Estrategia Saude daFamilia de um municipio mineiro. A visita domiciliar foi realizada em tres ciclos (1, 2 e 3), com um intervalo de tres meses entre os ciclos. No ciclo 1 foram realizados tres encontros, um por semana. Nos ciclos 2 e 3 foram realizados dois encontros com intervalo de 15 dias entre eles. Os assuntos discutidos na visita domiciliar referiam-se as praticas de autocuidado relacionadas aos sentimentos e as emocoes sobre viver com diabetes, alimentacao saudavel, pratica de atividade fisica, prevencao das complicacoes do diabetes e as barreiras que osusuarios identificavam que interferiam nos cuidados com a saude. Foram aplicados dois instrumentos: Questionario Autocuidado com Diabetes (ESM), e o Diabetes Empowerment ScaleShort Form (DES-SF) no tempo inicial (T0) e no tempo final (TF). Os testes utilizadosforam t de Student e Mann-Whitney para comparacao de medias e medianas de grupos independentes. Proporcoes foram comparadas por meio do teste qui quadrado de Pearson. A avaliacao dos efeitos da intervencao foi realizada por meio dos testes t de Student pareado oude Wilcoxon, para comparar medias e medianas. Para as variaveis autocuidado e empoderamento, o efeito do experimento foi definido como a diferenca entre seus valores no periodo final e periodo inicial (W), divididos pelo valor inicial. Para todas as analises, utilizouse um nivel de significancia de 5% (p<0,05). Resultados: Na analise de comparacao dos periodos pre e pos educacao, o grupo intervencao apresentou um aumento estatisticamente significativo do escore mediano nesse grupo (p<0,05). Entre os usuarios do grupo controle, omesmo nao aconteceu. Na comparacao entre grupo intervencao e grupo controle, o efeito no escore do autocuidado (WESM) no grupo intervencao foi considerado estatisticamente diferente do efeito no grupo controle (p<0,001). Em relacao ao empoderamento, medido pela escala DES-SF, obteve-se um aumento estatisticamente significativo do escore mediano apos o estudo tanto no grupo intervencao quanto no grupo controle (p<0,05). Contudo, esse aumento nao foi considerado estatisticamente diferente entre os dois grupos (p=0,607). Conclusão: A estrategia educativa visita domiciliar teve efeito benefico na melhoria daadesao as praticas de autocuidado em diabetes Mellitus tipo 2.The diabetes mellitus type 2 is a chronic health condition that presents low adherence rates because it imposes daily self-care challenges. Diabetes control as well as the prevention of acute and chronic complications can be accomplished through the home visitingeducational strategy based on the empowerment approach that allows the user to assist in the development of skills and to make informed decisions to improve the management of their condition Chronic health. Objective: To evaluate the effects of home visits on adherence andempowerment of the user with diabetes type 2 for self-care practices. Method: This is a cluster-randomized clinical trial involving 145 users with diabetes type 2, 34 in the intervention group and 111 in the control group. All users were linked to the Family Health Strategy Units of a Minas Gerais municipality. The home visit was performed in three cycles(1, 2 and 3), with an interval of three months between cycles. In cycle 1 three meetings were held, one per week. In cycles 2 and 3 two encounters with a 15 day interval between them were performed. Subjects discussed at the home visit referred to self-care practices related to feelings and emotions about living with diabetes, healthy eating, physical activity practice, prevention of diabetes complications, and barriers that users identified that interfered with health care. Two instruments were applied: Self-Care Questionnaire on Diabetes (ESM), and Diabetes Empowerment Scale-Short Form (DES-SF) at initial time (T0) and end of time (Tf). The tests used were t test and Mann Whitney student for comparison of means and medians of independent groups. Proportions were compared using the chi-square test of Pearson. Toevaluate the effectiveness of the intervention, the student t test were used and paired Wilcoxon for comparison of means and medians. For self-care and empowerment variables, the effect of the experiment was defined as the difference between their values in the final period and initial period (W), divided by the initial value. For all analyzes, a significance level of 5% (p<0.05). Results: In the comparison analysis of pre and post education periods, the intervention group presented a statistically significant increase of the median score in this group (p<0.05). Among users of the control group, the same did not happen. In the comparison between the intervention group and the control group, the effect on the self-cmare score (WESM) in the intervention group was considered statistically different from the effect in the control group (p<0.001). Regarding empowerment, measured by the DES-SF scale, astatistically significant increase of the median score after the study was obtained in both the intervention and control groups (p<0.05). However, this increase was not considered statistically different between the two groups (p=0.607). Conclusion: The home visiting educational strategy had a beneficial effect in improving adherence to self-care practices indiabetes mellitus type 2.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamíliaPoder (Psicologia)Cooperação do Paciente/psicologiaFatores SocioeconômicosDiabetes Mellitus Tipo 2/psicologiaEnfermagemQuestionáriosEducação de Pacientes como AssuntoAutocuidadoVisita DomiciliarDiabetes MellitusAutocuidadoEducacao em SaudeVisita DomiciliarAvaliação da visita domiciliar nas unidades Estratégia Saúde da Família: adesão e empoderamento das práticas de autocuidado em diabetes mellitus tipo 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdebora_aparecida_silva_souza.pdfapplication/pdf1185180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-ANAJ4L/1/debora_aparecida_silva_souza.pdf36e05d8a0f280eb5d093bf5cc6b7e9d5MD51TEXTdebora_aparecida_silva_souza.pdf.txtdebora_aparecida_silva_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain154016https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-ANAJ4L/2/debora_aparecida_silva_souza.pdf.txt97717f0804e3cf43b5afe58fb1b73ea9MD521843/ANDO-ANAJ4L2019-11-14 22:08:44.737oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-ANAJ4LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:08:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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