O exercício da docência e a preservação da saúde mental do professor: um estudo a partir de suas condições de trabalho e existência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Valéria Maria da Conceição Mota
Orientador(a): Wanderley Codo
Banca de defesa: Antonia Vitoria Soares Aranha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8H9JR7
Resumo: A presente pesquisa teve o propósito inicial de investigar possíveis relações entre as condições do trabalho docente e o adoecimento mental dos professores. Seu ponto de partida foi um levantamento de cunho epidemiológico realizado em prontuários de pacientes do Hospital Espírita André Luiz. Os resultados desse levantamento apontavam para uma possível relação entre o trabalho docente e oadoecimento mental. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso em uma escola municipal de Belo Horizonte, visando não apenas conhecer uma experiência bem-sucedida, como aprofundar no conhecimento a respeito das causas do alto índice de adoecimento verificado nessa categoria profissional. Na segunda etapa, foram utilizados observações clínicas do trabalho e o método biográfico proposto por Louis Le Guillant (2006). Os resultados apontam que apreservação da saúde do professor depende da associação entre suascaracterísticas individuais e uma determinada forma de organização do trabalho que lhe permita criar formas inovadoras de realizar o seu trabalho a partir dos meios disponíveis e estabelecer trocas de experiências com seus pares.
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