Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Joao Paulo Ferreira Campos
Orientador(a): Fausto Borem de Oliveira
Banca de defesa: Alexandre Silva Rosa, Valdir Claudino, Oiliam Jose Lanna
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B7MNF3
Resumo: Na segunda metade do séc. XX, o contrabaixo se adapta e absorve tanto elementos composicionais inovadores da música erudita quanto práticas de performance da música popular. Este trabalho, de natureza exploratória e criativa, busca associar essas duas vias de linguagem (erudita e popular) por meio da aplicação de técnicas estendidas na composição de arranjos crossover¹ para o contrabaixo de câmara, a partir de releituras de obras consagradas da canção popular brasileira. O estudo é precedido de uma revisão de tratados sobre o contrabaixo contemporâneo e envolveu os seguintes passos metodológicos: (1) seleção e descrição de técnicas estendidas do contrabaixo, que pudessem ser utilizadas na elaboração de arranjos de canções tradicionais da música popular brasileira, bem como apresentar um padrão de notação musical consistente a ser usado na (2) criação e descrição de novas técnicas estendidas no contrabaixo, ou combinação de técnicas já conhecidas, que traduzissem intenções específicas buscadas no processo de composição e arranjo; (3) seleção de três canções populares brasileiras (Canto para minha morte, No Morro da Casa Verde e Metal contra as nuvens) com atmosferas diversificadas com base no Modelo Circumplexo dos Afetos (RUSSELL, 1980) adaptado à música (BORÉM e TAGLIANETTI, 2016); (4) criação de três arranjos originais para contrabaixo de câmara sem acompanhamento, a partir de canções populares brasileiras; (5) apresentação de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisuais) e trechos de EdiPAs (Edições de Performance Audiovisuais) (BORÉM 2016; 2014) dos três arranjos, com vistas à utilização como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo e (6) apresentação dos três arranjos em forma de recital
id UFMG_b65333f16015edc3044c639d4b0ffa88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B7MNF3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraAlexandre Silva RosaValdir ClaudinoOiliam Jose LannaJoao Paulo Ferreira Campos2019-08-10T00:45:37Z2019-08-10T00:45:37Z2018-08-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B7MNF3Na segunda metade do séc. XX, o contrabaixo se adapta e absorve tanto elementos composicionais inovadores da música erudita quanto práticas de performance da música popular. Este trabalho, de natureza exploratória e criativa, busca associar essas duas vias de linguagem (erudita e popular) por meio da aplicação de técnicas estendidas na composição de arranjos crossover¹ para o contrabaixo de câmara, a partir de releituras de obras consagradas da canção popular brasileira. O estudo é precedido de uma revisão de tratados sobre o contrabaixo contemporâneo e envolveu os seguintes passos metodológicos: (1) seleção e descrição de técnicas estendidas do contrabaixo, que pudessem ser utilizadas na elaboração de arranjos de canções tradicionais da música popular brasileira, bem como apresentar um padrão de notação musical consistente a ser usado na (2) criação e descrição de novas técnicas estendidas no contrabaixo, ou combinação de técnicas já conhecidas, que traduzissem intenções específicas buscadas no processo de composição e arranjo; (3) seleção de três canções populares brasileiras (Canto para minha morte, No Morro da Casa Verde e Metal contra as nuvens) com atmosferas diversificadas com base no Modelo Circumplexo dos Afetos (RUSSELL, 1980) adaptado à música (BORÉM e TAGLIANETTI, 2016); (4) criação de três arranjos originais para contrabaixo de câmara sem acompanhamento, a partir de canções populares brasileiras; (5) apresentação de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisuais) e trechos de EdiPAs (Edições de Performance Audiovisuais) (BORÉM 2016; 2014) dos três arranjos, com vistas à utilização como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo e (6) apresentação dos três arranjos em forma de recitalIn the second half of the 20th century, the double bass adapts and absorbs innovative compositional elements of classical music and performance practices of popular music. The present research, of exploratory and creative nature, aims to associating seeks to associate these two languages (classical and popular) by applying extended techniques in the composition of crossover arrangements for chamber double bass, based on a new reading (arrangements) of three consecrated Brazilian popular songs. The study is preceded by a review of treatises on the contemporary double bass and involves six methodological steps: (1) selection and description of extended double bass techniques that can be used in the elaboration of arrangements of traditional Brazilian popular music, as well as presenting a consistent musical notation for such techniques to be used in the (2) creation and description of new extended techniques in double bass, or combination of techniques already known, that translate specific intentions sought in the process of composition and arrangement; (3) selection of three popular Brazilian songs Canto para minha morte [Song for my death], No Morro da Casa Verde [On the Green House Hill] and Metal contra as nuvens [Metal against the clouds] with diversified atmospheres based on the Circumplex Model of Affects (RUSSELL, 1980) adapted to field of music (BORÉM and TAGLIANETTI, 2016); (4) creation of three original arrangements of popular Brazilian songs for chamber bass without accompaniment; (5) the presentation of MaPAs (Performance Audiovisual Maps) and excerpts from EdiPAs (Performance Audiovisual Editions) (BORÉM 2016; 2014) of the three arrangements as pedagogical tool in the teaching of double bass and (6) the presentation of the three arrangements in recitalUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGContrabaixoPerformance musicalMusicaMusica ExecuçãoMúsica popular brasileiramúsica erudita e música popularpedagogia da performancetécnicas estendidas do contrabaixoarranjo de música crossoverTécnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdfapplication/pdf9300790https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B7MNF3/1/disserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdf3d3980413ecd393683f41371b6e7c8deMD51TEXTdisserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdf.txtdisserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain164526https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B7MNF3/2/disserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdf.txt28d6a04d550341f2855cff7c4a28cd1fMD521843/AAGS-B7MNF32019-11-14 11:58:04.83oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B7MNF3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:58:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
title Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
spellingShingle Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
Joao Paulo Ferreira Campos
música erudita e música popular
pedagogia da performance
técnicas estendidas do contrabaixo
arranjo de música crossover
Contrabaixo
Performance musical
Musica
Musica Execução
Música popular brasileira
title_short Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
title_full Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
title_fullStr Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
title_full_unstemmed Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
title_sort Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares
author Joao Paulo Ferreira Campos
author_facet Joao Paulo Ferreira Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Silva Rosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valdir Claudino
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oiliam Jose Lanna
dc.contributor.author.fl_str_mv Joao Paulo Ferreira Campos
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Alexandre Silva Rosa
Valdir Claudino
Oiliam Jose Lanna
dc.subject.por.fl_str_mv música erudita e música popular
pedagogia da performance
técnicas estendidas do contrabaixo
arranjo de música crossover
topic música erudita e música popular
pedagogia da performance
técnicas estendidas do contrabaixo
arranjo de música crossover
Contrabaixo
Performance musical
Musica
Musica Execução
Música popular brasileira
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Contrabaixo
Performance musical
Musica
Musica Execução
Música popular brasileira
description Na segunda metade do séc. XX, o contrabaixo se adapta e absorve tanto elementos composicionais inovadores da música erudita quanto práticas de performance da música popular. Este trabalho, de natureza exploratória e criativa, busca associar essas duas vias de linguagem (erudita e popular) por meio da aplicação de técnicas estendidas na composição de arranjos crossover¹ para o contrabaixo de câmara, a partir de releituras de obras consagradas da canção popular brasileira. O estudo é precedido de uma revisão de tratados sobre o contrabaixo contemporâneo e envolveu os seguintes passos metodológicos: (1) seleção e descrição de técnicas estendidas do contrabaixo, que pudessem ser utilizadas na elaboração de arranjos de canções tradicionais da música popular brasileira, bem como apresentar um padrão de notação musical consistente a ser usado na (2) criação e descrição de novas técnicas estendidas no contrabaixo, ou combinação de técnicas já conhecidas, que traduzissem intenções específicas buscadas no processo de composição e arranjo; (3) seleção de três canções populares brasileiras (Canto para minha morte, No Morro da Casa Verde e Metal contra as nuvens) com atmosferas diversificadas com base no Modelo Circumplexo dos Afetos (RUSSELL, 1980) adaptado à música (BORÉM e TAGLIANETTI, 2016); (4) criação de três arranjos originais para contrabaixo de câmara sem acompanhamento, a partir de canções populares brasileiras; (5) apresentação de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisuais) e trechos de EdiPAs (Edições de Performance Audiovisuais) (BORÉM 2016; 2014) dos três arranjos, com vistas à utilização como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo e (6) apresentação dos três arranjos em forma de recital
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T00:45:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T00:45:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B7MNF3
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B7MNF3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B7MNF3/1/disserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B7MNF3/2/disserta__o_jo_o_paulo_campos_final__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d3980413ecd393683f41371b6e7c8de
28d6a04d550341f2855cff7c4a28cd1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797972998760693760