A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8C4G79 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa obras cinematográficas relevantes que fazem referência à contracultura, na visão do cineasta tcheco Milos Forman: seus três primeiros filmes norteamericanos, que tratam direta ou indiretamente o tema Procura insaciável (Taking off EUA 1971); Um estranho no ninho (One flew over the cuckoos nest EUA 1975) e Hair (EUA / Alemanha 1979). Analisados em seus aspectos cinematográficos e temáticos, ressalta-se sua importância como realizações audiovisuais que levam para o grande público um pouco do que foi a contracultura. Assim, busca-se compreender como esse movimento tão marcante da década de 1960 foi refletido nas telas, tanto no conteúdo, quanto na forma desses filmes, a partir da visão e sensibilidade deste cineasta específico. |
id |
UFMG_b763ea82fc13dd28376c655db519844c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8C4G79 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lucia Menezes de AndradeHeitor Capuzzo FilhoClaudiney Rodrigues CarrascoMarcella Furtado Rodrigues2019-08-10T04:50:11Z2019-08-10T04:50:11Z2008-11-18http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8C4G79Esta pesquisa analisa obras cinematográficas relevantes que fazem referência à contracultura, na visão do cineasta tcheco Milos Forman: seus três primeiros filmes norteamericanos, que tratam direta ou indiretamente o tema Procura insaciável (Taking off EUA 1971); Um estranho no ninho (One flew over the cuckoos nest EUA 1975) e Hair (EUA / Alemanha 1979). Analisados em seus aspectos cinematográficos e temáticos, ressalta-se sua importância como realizações audiovisuais que levam para o grande público um pouco do que foi a contracultura. Assim, busca-se compreender como esse movimento tão marcante da década de 1960 foi refletido nas telas, tanto no conteúdo, quanto na forma desses filmes, a partir da visão e sensibilidade deste cineasta específico.This study analyzes relevant films that make reference to the concept of counterculture. It does so within the production of the Czech film director Milos Forman. We deal, specifically, with his first three American films, all of them related, directly or indirectly, to this subject matter: Taking off (USA 1971); One flew over the cuckoos nest (USA 1975) and Hair (USA / West Germany 1979). These three films will be analyzed from acinematographic and thematic standpoint, emphasizing their importance as audiovisual productions that gave the general public an idea of what the counterculture was. This way, well try to understand how this landmark decade of the 1960s was reflected in the screens, both in content, as in the form of these films, from the vision and sensibility of this specific filmmaker.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGForman, Milos, 1932- Crítica e interpretaçãoDiretores e produtores de cinema TchecoslováquiaCritica cinematograficaContraculturaobras cinematográficasaspectos cinematográficosMilos FormanA contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hairinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdfapplication/pdf800196https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8C4G79/1/a_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdf5c2404a6f89551af6b802885c60d36c4MD51TEXTa_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdf.txta_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain282730https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8C4G79/2/a_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdf.txtf3da23db53eb42aebf7b8f3c4b77e6adMD521843/JSSS-8C4G792019-11-14 07:17:18.836oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8C4G79Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:17:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
title |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
spellingShingle |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair Marcella Furtado Rodrigues obras cinematográficas aspectos cinematográficos Milos Forman Forman, Milos, 1932- Crítica e interpretação Diretores e produtores de cinema Tchecoslováquia Critica cinematografica Contracultura |
title_short |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
title_full |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
title_fullStr |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
title_full_unstemmed |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
title_sort |
A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair |
author |
Marcella Furtado Rodrigues |
author_facet |
Marcella Furtado Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Heitor Capuzzo Filho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Claudiney Rodrigues Carrasco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcella Furtado Rodrigues |
contributor_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade Heitor Capuzzo Filho Claudiney Rodrigues Carrasco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
obras cinematográficas aspectos cinematográficos Milos Forman |
topic |
obras cinematográficas aspectos cinematográficos Milos Forman Forman, Milos, 1932- Crítica e interpretação Diretores e produtores de cinema Tchecoslováquia Critica cinematografica Contracultura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Forman, Milos, 1932- Crítica e interpretação Diretores e produtores de cinema Tchecoslováquia Critica cinematografica Contracultura |
description |
Esta pesquisa analisa obras cinematográficas relevantes que fazem referência à contracultura, na visão do cineasta tcheco Milos Forman: seus três primeiros filmes norteamericanos, que tratam direta ou indiretamente o tema Procura insaciável (Taking off EUA 1971); Um estranho no ninho (One flew over the cuckoos nest EUA 1975) e Hair (EUA / Alemanha 1979). Analisados em seus aspectos cinematográficos e temáticos, ressalta-se sua importância como realizações audiovisuais que levam para o grande público um pouco do que foi a contracultura. Assim, busca-se compreender como esse movimento tão marcante da década de 1960 foi refletido nas telas, tanto no conteúdo, quanto na forma desses filmes, a partir da visão e sensibilidade deste cineasta específico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T04:50:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T04:50:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8C4G79 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8C4G79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8C4G79/1/a_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8C4G79/2/a_contracultura_no_cinema_segundo_milos_forman_dissertacao_de_marcella__furtado_rodrigues.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c2404a6f89551af6b802885c60d36c4 f3da23db53eb42aebf7b8f3c4b77e6ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890824061190144 |