Rádio, educação e formação da identidade nacional: um estudo da Rádio Inconfidência de Minas Gerais (1930-1950)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Leide Mara da Conceicao Cota
Orientador(a): Ana Maria de Oliveira Galvao
Banca de defesa: Maria Ângela Borges Salvadori, Thais Nivia de Lima e Fonseca
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5HD3
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender por meio de quais instrumentosmúsica, evocação de símbolos nacionais, difusão de valores cívico-patrióticos, entre outros- a Rádio Inconfidência de Minas Gerais pode ser identificada como locus de difusão da educação para a formação de uma identidade nacional, no período de 1936 a 1945. Na pesquisa, foram utilizadas como fontes principais os periódicos Minas Gerais, Folha de Minas, Revista Alterosa, Revista Bello Horizonte e Revista do Ensino e outros documentos emanados da esfera estatal. A organização dos dados foi feita, inicialmente, por meio da elaboração dos quadros da programação da Rádio Inconfidência no período em estudo, a partir dos quais foi possível identificar os programas, os organizadores, horários de transmissão e tempo de duração, e, em alguma medida, os conteúdos irradiados. Em seguida, os programas foram categorizados com base nas classificações de gênero e formato radiofônicos. Os referenciais teórico-metodológicos que nortearam a pesquisa foram compostos pelos estudos sobre imaginário social e representações políticas, com base em autores como Bronislaw Bazcko, Pierre Bourdieu e Eliana Regina de Freitas Dutra e Maria Helena Rolim Capelato. O estudo mostrou a dinâmica do mercado de aparelhos e do movimento artístico-cultural na cidade de Belo Horizonte, nos anos 1930 e 1940. Foi possível constatar que o governo de Minas buscou estabelecer contato com a população por meio de programas organizados pelas secretarias de Estado e de programas que se colocavam em favor do desenvolvimento econômico estadual. Igualmente verificou-se a presença de programas que se mostraram em consonância com a política nacionalista do governo Vargas, sobretudo, no que diz respeito à formação física, intelectual e moral de um novo homem brasileiro, tanto voltados para o público adulto quanto para o infantil.
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