A rádio sociedade e a educação para Roquette-Pinto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mariana Vieira da Rocha
Orientador(a): Bernardo Jefferson de Oliveira
Banca de defesa: Marcus Vinicius Correa Carvalho, Silvania Sousa Nascimento
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PKLTQ
Resumo: Tendo como objeto de estudo as iniciativas de Roquette-Pinto para educar a população brasileira por meio da Rádio Sociedade, esta pesquisa se propôs responder como era vista a educação para Roquette-Pinto. No primeiro capítulo abordamos o contexto da educação e da ciência no Brasil. O segundo capítulo tratou das influências sob o trabalho de Roquette-Pinto, suas preocupações sociais e as crenças na radiodifusão. O terceiro capítulo, e central, trouxe as experiências vividas por ele na Rádio Sociedade, suas expectativas em relação à educação da população brasileira, buscando retratar seu público e as tentativas para educá-lo. Para isso, o trabalho se utilizou da epistolografia, analisando 700 imagens disponibilizadas pelo site da Rádio Sociedade na internet, o qual foi produzido pela equipe da Casa da Ciência/ Fundação Oswaldo Cruz, - FIOCRUZ -. Essas imagens representam cartas, telegramas, documentos oficiais, atas de reuniões, programações, anúncios, enviados e recebidos por Roquette-Pinto. Fizemos perguntas aos documentos na medida em que eles nos ofereceram pistas importantes sobre nosso objeto. Foram feitas perguntas sobre quem era esse púbico? Como funcionava a Rádio Sociedade? Como era a relação com os ouvintes? Qual era o contexto e que idéias estavam sendo discutidas? Muitas respostas foram complementadas e certificadas com a ajuda das informações presentes em algumas edições das revistas publicadas pela Rádio Sociedade, a Electron e a Radio, recortes de alguns jornais da época, também disponibilizados pelo site. Ainda foram utilizados materiais bibliográficos, comentários de terceiros, pesquisas sobre instituições e sujeitos da primeira metade do século XX, documentos institucionais e alguns exemplares da Revista Nacional de Educação, referentes aos anos de 1932 e 1933. O trabalho procurou mostrar como o ideal de educar a população no Brasil de Roquette-Pinto foi sendo construído, e a representatividade da Rádio Sociedade neste contexto, a qual, sob uma visão de melhorar os meios de comunicação e integrar culturalmente as populações isoladas, doentes e com baixa escolaridade do país , foi criada como principal ferramenta para educar. Deste modo, nascia a a primeira rádio educadora no Brasil, em 1923, como um meio rápido, de baixo custo e simples para levar a cultura, as informações, o ensino prático elementar e o civismo a uma população sem contato com a cultura vivenciada nas capitais urbanizadas. Dentre os assuntos que a Rádio Sociedade procuraria reforçar estavam a educação científica, as relações entre higiene, saúde e moral e identidade nacional. Foi através da Rádio Sociedade que educar passou pela divulgação da ciência e da tecnologia, mas também pela divulgação da música popular e clássica, da arte, da literatura, da transmissão de noticiários e das histórias infantis. Houve uma preocupação constante em contribuir para o fortalecimento do sentimento de nacionalidade da população brasileira. Vimos que Roquette-Pinto não falava de uma educação orientada apenas pelos currículos escolares nem pelas produções científicas. Entendemos com a pesquisa que ele falava de uma educação promovida como inicial. No entanto, o significado de inicial para ele e para seu público muitas vezes se difere, exigindo uma constante negociação sobre a proposta de educar
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Para isso, o trabalho se utilizou da epistolografia, analisando 700 imagens disponibilizadas pelo site da Rádio Sociedade na internet, o qual foi produzido pela equipe da Casa da Ciência/ Fundação Oswaldo Cruz, - FIOCRUZ -. Essas imagens representam cartas, telegramas, documentos oficiais, atas de reuniões, programações, anúncios, enviados e recebidos por Roquette-Pinto. Fizemos perguntas aos documentos na medida em que eles nos ofereceram pistas importantes sobre nosso objeto. Foram feitas perguntas sobre quem era esse púbico? Como funcionava a Rádio Sociedade? Como era a relação com os ouvintes? Qual era o contexto e que idéias estavam sendo discutidas? Muitas respostas foram complementadas e certificadas com a ajuda das informações presentes em algumas edições das revistas publicadas pela Rádio Sociedade, a Electron e a Radio, recortes de alguns jornais da época, também disponibilizados pelo site. Ainda foram utilizados materiais bibliográficos, comentários de terceiros, pesquisas sobre instituições e sujeitos da primeira metade do século XX, documentos institucionais e alguns exemplares da Revista Nacional de Educação, referentes aos anos de 1932 e 1933. O trabalho procurou mostrar como o ideal de educar a população no Brasil de Roquette-Pinto foi sendo construído, e a representatividade da Rádio Sociedade neste contexto, a qual, sob uma visão de melhorar os meios de comunicação e integrar culturalmente as populações isoladas, doentes e com baixa escolaridade do país , foi criada como principal ferramenta para educar. Deste modo, nascia a a primeira rádio educadora no Brasil, em 1923, como um meio rápido, de baixo custo e simples para levar a cultura, as informações, o ensino prático elementar e o civismo a uma população sem contato com a cultura vivenciada nas capitais urbanizadas. Dentre os assuntos que a Rádio Sociedade procuraria reforçar estavam a educação científica, as relações entre higiene, saúde e moral e identidade nacional. Foi através da Rádio Sociedade que educar passou pela divulgação da ciência e da tecnologia, mas também pela divulgação da música popular e clássica, da arte, da literatura, da transmissão de noticiários e das histórias infantis. Houve uma preocupação constante em contribuir para o fortalecimento do sentimento de nacionalidade da população brasileira. Vimos que Roquette-Pinto não falava de uma educação orientada apenas pelos currículos escolares nem pelas produções científicas. Entendemos com a pesquisa que ele falava de uma educação promovida como inicial. No entanto, o significado de inicial para ele e para seu público muitas vezes se difere, exigindo uma constante negociação sobre a proposta de educarHaving as object of this study Roquette-Pinto´s initiatives to educate the Brazilian public through the Rádio Sociedade (Radio Society), this research has proposed to answer how education was seen by Roquette Pinto. The first chapter addressed the context of education and science in Brazil. The second chapter dealt with the influences on Roquette-Pinto´s work, his social concerns and beliefs in broadcasting. The third chapter, and the central one, brought in his experiences in the Rádio Sociedade (Radio Society), his expectations related to the promotion of Brazilian people education, seeking to portray his public and the attempts to provide people with education. To that end this work used the epistolography, analyzing 700 images available in the Radio Society´s website in the internet, which was produced by the team of the Casa da Ciência/ Fundação Oswaldo Cruz, - FIOCRUZ. These images represent letters, telegrams, official documents, meeting minutes, programmes, announcements sent and received by Roquette Pinto. We asked the questions as long as the documents offered relevant clues about our object. Questions were made about: Whom this public was, How the Radio society worked, How the relationship with the listeners was, What the context was and What ideas were being discussed. Many answers were complemented and certified with the help of the existing information found in some editions of the magazines published by the Radio Sociedade, such as the Electron and Radio, some newspaper clippings from that time, also available in the site. Some bibliographic material, comments from other people, researches about institutions and people from the first half of the XX th century, institutional documents and some copies of the Revista Nacional de Educação, referring to 1932 and 1933, were also used. The work sought to show how Roquette-Pinto´s ideal of providing education for the Brazilian people was being built, and the Radio Sociedade representativeness in this context, which under a view of improving communication media and culturally integrate the isolated populations, sick people and those with low education level in the country, has been created as the main tool for educating people. Thus the first educational radio was born in Brazil, in 1923, as a fast, low cost and simple way to bring culture, information, the elementary practical teaching and civism to a population with no contact with the living culture of the urbanized capital cities. Among the matters that the Radio Sociedade would try to strengthen there was the scientific education, the relationship between hygiene, health and morals and national identity. It was through the Radio Sociedade that to educate passed by the dissemination of science and technology, but also by the dissemination of popular and classical music, arts, literature, news broadcast and children´s stories. There was a constant concern in contributing for the strengthening of the Brazilian people´s nationality feeling. It was realized then that Roquette Pinto was not talking about an education oriented just by the school curricula or by the scientific products. With this research it was found that he talked about an education promoted as basic. However, the meaning of basic for him and his public often differs, requiring a constant negotiation about the proposal of educationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  HistoriaDivulgaçao cientifica Radio na educação    História da educaçãoRádioDivulgação científicaEducaçãoComunicaçãoCulturaA rádio sociedade e a educação para Roquette-Pintoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta____o.pdfapplication/pdf457930https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PKLTQ/1/disserta____o.pdfcc0f5b085bece2b71586cfb983fd1c5bMD51TEXTdisserta____o.pdf.txtdisserta____o.pdf.txtExtracted texttext/plain182044https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PKLTQ/2/disserta____o.pdf.txt37caf60b01fc0c96374bcf360b3c46baMD521843/BUOS-8PKLTQ2019-11-14 21:03:03.272oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8PKLTQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:03:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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