A escola e a formação do sujeito-leitor: analisando a produção de leitura no ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí - CEFET - PI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Francisca da Rocha Barros Batista
Orientador(a): Ligia Maria Moreira Dumont
Banca de defesa: Maria Beatriz A Sathler Bretas, Ana Maria Rezende Cabral
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69VPAM
Resumo: Diante da relevância da formação do sujeito-leitor no contexto da sociedade atual e do papel da escola pública como responsável por este processo, verifica-se que, apesar do avanço das tecnologias de informação, o livro persiste como elemento essencial à introdução do aluno no mundo da escrita. Assim, propõe-se a verificar se as atividades de leitura no ensino e Língua Portuguesa (LP) no Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI) contribuem para a formação de um sujeito-leitor, capaz de posicionar-se criticamente frente às informações do mundo contemporâneo. Para tanto, observam-se os seguintes aspectos: concepção de leitura que norteia a prática dos professores de LP; relevância dada ao conhecimento prévio do aluno e ao seu background; interação entre os docentes de LP; a relevância atribuída ao livro didático e paradidático; a análise da leitura como atividade de lazer dos alunos e sua contribuição para a formação de um leitor crítico; estratégias adotadas no processo de avaliação da leitura. O universo compreende os alunos matriculados no Ensino Médio no ano 2000 e os professores de LP que ministram aulas neste nível de ensino. Enquanto a coleta de dados abrangeu todos os docentes, no caso dos discentes, através da técnica de amostra probabilística simples, foram sorteados o total de 200. Para eles recorreu-se ao questionário misto. As técnicas de entrevista semi-estruturada e de observação participante foram utilizadas para os dados relativos aos professores. Mediante à análise de conteúdo e revisão de literatura, procedeu-se à análise dos dados, concluindo-se que, em termos genéricos, os docentes carecem de maior interação no desenvolvimento das atividades comuns. Formam eles dois grupos. O primeiro mantém relação dialógica como concepção norteadora de sua prática e, por conseguinte, valoriza o conhecimento prévio do aluno, explora o livro didático e o paradidático de forma adequada, promovendo, além da mera verificação da leitura, atividades que avaliam o crescimento do aluno enquanto leitor. O outro grupo desconsidera a função social da leitura e, portanto, não valoriza as experiências dos alunos, limitando-se, quase sempre, à interpretação unívoca do livro didático e à subutilização do paradidático. Como decorrência, quando da avaliação, restringe-se apenas a verificar se o aluno fez a leitura.
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Para tanto, observam-se os seguintes aspectos: concepção de leitura que norteia a prática dos professores de LP; relevância dada ao conhecimento prévio do aluno e ao seu background; interação entre os docentes de LP; a relevância atribuída ao livro didático e paradidático; a análise da leitura como atividade de lazer dos alunos e sua contribuição para a formação de um leitor crítico; estratégias adotadas no processo de avaliação da leitura. O universo compreende os alunos matriculados no Ensino Médio no ano 2000 e os professores de LP que ministram aulas neste nível de ensino. Enquanto a coleta de dados abrangeu todos os docentes, no caso dos discentes, através da técnica de amostra probabilística simples, foram sorteados o total de 200. Para eles recorreu-se ao questionário misto. As técnicas de entrevista semi-estruturada e de observação participante foram utilizadas para os dados relativos aos professores. Mediante à análise de conteúdo e revisão de literatura, procedeu-se à análise dos dados, concluindo-se que, em termos genéricos, os docentes carecem de maior interação no desenvolvimento das atividades comuns. Formam eles dois grupos. O primeiro mantém relação dialógica como concepção norteadora de sua prática e, por conseguinte, valoriza o conhecimento prévio do aluno, explora o livro didático e o paradidático de forma adequada, promovendo, além da mera verificação da leitura, atividades que avaliam o crescimento do aluno enquanto leitor. O outro grupo desconsidera a função social da leitura e, portanto, não valoriza as experiências dos alunos, limitando-se, quase sempre, à interpretação unívoca do livro didático e à subutilização do paradidático. Como decorrência, quando da avaliação, restringe-se apenas a verificar se o aluno fez a leitura.Before the relevance of the formation of the subject-reader in the present societys context and the role of the public school as responsible for this process, it is noticed that despite the information technologies advancement, the book persists as an essential element for the introduction of the student in the written world. Thus, it is proposed to check if the reading activities in the Portuguese Language (PL) teaching at Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Federal Technological Education Center of Piauí) - CEFET-PI contribute to the formation of a subject-reader, capable of stating critically before the information of the contemporary world. Therefore, the following aspects have been noticed: the conception of reading that steers the teachers practice of the PL; the relevance given to the students previous knowledge and his/her background; interaction among the PL teachers; the relevance attributed to the course book and the supplementary literary book; the analysis of reading as a students leisure activity and its contribution to the formation of a critical reader; and the strategies adopted in the reading evaluation process. The universe studied includes the secondary school students enrolled in the year 2000 and their PL teachers. While the data collection involved all teachers, in the students case, through the simple probabilistic sampling, 200 students were cast lots. A compound questionnaire was used with the students. The semi-structured interview and the participating observation techniques were used for the data related to the teachers. The data analysis was done through the contents analysis and the literature review and it was concluded that in general terms the teachers need a greater interaction in the development of the activities which are common to all of them. They form two groups: the first one keeps a dialogue relationship as the steering conception of their pedagogical practice and therefore these teachers valorize the students previous knowledge, explore the course book and the supplementary literary book adequately, promoting, besides a simple reading check, activities that assess the development of the student viewed as a reader. The other group does not take into consideration the social function of reading, and so, it does not valorize the students experience, limiting themselves, almost always to the univocal interpretation of the course book and the underutilization of the supplementary literary book. Consequently, during the assessment, this group is limited to check whether the student read the book or not.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteresse na leitura Ensino de segundo grauInteresse na leitura EducaçãoCEFET-PILeituraEnsino de Língua PortuguesaLeitorProfessor de Língua PortuguesaProcesso de avaliaçãoLivro didáticoParadidáticoProduçãoFormação do leitorEstudo e ensinoA escola e a formação do sujeito-leitor: analisando a produção de leitura no ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí - CEFET - PIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___francisca_da_rocha_barros_batista.pdfapplication/pdf790979https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69VPAM/1/mestrado___francisca_da_rocha_barros_batista.pdf09b8500227614e49ead4f00b8173ba87MD51TEXTmestrado___francisca_da_rocha_barros_batista.pdf.txtmestrado___francisca_da_rocha_barros_batista.pdf.txtExtracted texttext/plain237520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69VPAM/2/mestrado___francisca_da_rocha_barros_batista.pdf.txt7b28d788f81cd4277d979168f8ce4fe6MD521843/LHLS-69VPAM2019-11-14 15:37:46.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69VPAMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:37:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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