A emergência dos processos primários no TAT da Escola de Paris em adultos com diagnóstico de esquizofrenia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Álvaro José Lelé
Orientador(a): Carmen Elvira Flores-mendoza
Banca de defesa: Valeria Barbieri, Luis Flavio Silva Couto, Angela Maria Resende Vorcaro, Delba Teixeira Rodrigues Barros
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FVGWH
Resumo: A presente investigação enfocou os processos primários de pensamento e como se expressam no Teste de Apercepção Temática (TAT), relevante instrumento projetivo empregado na avaliação do funcionamento psíquico, desde que foi proposto na década de trinta por Henry Murray e Christiana Morgan. O processo primário é um conceito básico nas teorias psicanalíticas com referência aos aspectos inconscientes do funcionamento psíquico, cujas principais características são tanto a ausência de coerência e de relações lógicas, quanto o desconhecimento das relações temporais e do princípio de realidade. Esse modo de funcionamento é característico e atuante, na maior parte do tempo, em esquizofrênicos. O TAT permite diferentes formas de avaliação e é apontado como instrumento eficaz na identificação desses processos, devido à constituição de seu material e o tipo de análise proposto pela Escola de Paris. Este foi o método empregado no presente estudo. O objetivo foi o de investigar as emergências dos processos primários por meio do TAT em adultos esquizofrênicos. Participaram do estudo trinta e dois sujeitos de ambos os sexos de 24 a 60 anos, divididos em dois grupos de dezesseis participantes cada um: o grupo clínico composto de sujeitos diagnosticados pela equipe médica como portadores de esquizofrenia e o grupo não-clínico constituído sem essa condição. Todos foram submetidos a aplicações individuais do TAT em uma única sessão. O estudo incidiu sobre os procedimentos da Série A, B, C e E da Folha de Cotação do TAT, adotada pela Escola de Paris. As médias obtidas a partir de ambos os grupos foram comparadas usando uma técnica não-paramétrica chamada Mann- Whitney e uma análise discriminante foi estimada. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos na Série E. Além disso, oito sub-critérios da Série E classificaram corretamente 90% da amostra. Concluiu-se que a Série E da Folha de Cotação do TAT constitui um indicativo válido para diferenciação entre o grupo clínico, composto por pacientes esquizofrênicos, e o grupo não-clínico constituído de pessoas sem essa patologia.
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O TAT permite diferentes formas de avaliação e é apontado como instrumento eficaz na identificação desses processos, devido à constituição de seu material e o tipo de análise proposto pela Escola de Paris. Este foi o método empregado no presente estudo. O objetivo foi o de investigar as emergências dos processos primários por meio do TAT em adultos esquizofrênicos. Participaram do estudo trinta e dois sujeitos de ambos os sexos de 24 a 60 anos, divididos em dois grupos de dezesseis participantes cada um: o grupo clínico composto de sujeitos diagnosticados pela equipe médica como portadores de esquizofrenia e o grupo não-clínico constituído sem essa condição. Todos foram submetidos a aplicações individuais do TAT em uma única sessão. O estudo incidiu sobre os procedimentos da Série A, B, C e E da Folha de Cotação do TAT, adotada pela Escola de Paris. As médias obtidas a partir de ambos os grupos foram comparadas usando uma técnica não-paramétrica chamada Mann- Whitney e uma análise discriminante foi estimada. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos na Série E. Além disso, oito sub-critérios da Série E classificaram corretamente 90% da amostra. Concluiu-se que a Série E da Folha de Cotação do TAT constitui um indicativo válido para diferenciação entre o grupo clínico, composto por pacientes esquizofrênicos, e o grupo não-clínico constituído de pessoas sem essa patologia.The present study aims to investigate the primary processes of thoughts and how these are expressed in the Thematic Apperception Test (TAT). The TAT is a significant projective instrument used to make assessments of psychological functioning since the 1930s. It was developed by Henry Murray and Christiana Morgan. The primary process is an essential concept in the psychoanalytic theories as regards the unconscious aspects of psychic functioning. Its main characteristics are the absence of coherence and logical relations, the lack of knowledge of temporal relations and of the reality principle. This way of functioning is characteristic and most often seen in schizophrenic individuals. The TAT allows for different types of assessments and is recognized as an efficient tool in identifying these processes. In the present study, the results were analyzed according to the Parisian School. Specifically, the emergences of the primary processes by utilizing the TAT with schizophrenic adults were analyzed. 32 individuals, aged 24 to 60, of both genders, have taken part in the present study and have been divided into two groups of 16 each: a clinical group diagnosed as schizophrenic patients by medical teams, and a non-clinical group. The TAT was administered individually, during a single session. The study focused on the procedures of the Series A, B, C and E of the Test Scoring Sheet, adopted by the Parisian School. The means obtained from both groups were compared using a non-parametric technique called Mann-Whitney and then, discriminant analysis was estimated. The results showed statistically significant differences between the groups in the E Series. In addition, eight sub-criterions from E Series correctly classified 90% of sample. It has been concluded that the E Series of TAT constitutes a valid indicative of differentiation between the clinical group comprised of patients diagnosed with schizophrenia, and the non-clinical groups, comprised of individuals outside this pathology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicosesEsquizofreniaPsicanáliseTeste de apercepção temáticaParis, Escola dePsicologiaTeste de Apercepção Temática TATEscola de ParisEsquizofreniaProcessos primáriosA emergência dos processos primários no TAT da Escola de Paris em adultos com diagnóstico de esquizofreniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Álvaro José Lelé.pdfTese_Álvaro José Lelé.pdfapplication/pdf1434266https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FVGWH/1/Tese_%c3%81lvaro%20Jos%c3%a9%20Lel%c3%a9.pdff4012e415d340eef409b2c698aad1f1bMD511843/BUBD-9FVGWH2023-03-07 17:34:37.329oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FVGWHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-07T20:34:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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