Práticas informacionais para a construção da cidadania: um estudo de caso sobre os atores sindicais da rede Municipal de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Meyke Vilas Boas Pinto
Orientador(a): Marta Pinheiro Aun
Banca de defesa: Regina Maria Marteleto, Juliana do Couto Bemfica
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/VALA-692NCJ
Resumo: A pesquisa direcionou-se pelas questões referentes a partilha social da informação e do conhecimento na sociedade, tendo, como principal objetivo, analisar como os atores sindicais da educação da Rede Municipal de Ensino Belo Horizonte percebem e organizam suas práticas informacionais, para construção da cidadania. Empiricamente, foi realizado um estudo de caso em um sindicato, por ser esse um espaço onde os atores sociais criam formas de partilhar e construir conhecimentos e informações. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e, na pesquisa de campo, técnicas de observação e de entrevista semi-estruturada, além da análise de vários documentos. Os resultados obtidos apontam para a relevância da interação entre os atores sociais como forma de promover uma ampla partilha da informação e do conhecimento na sociedade.
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