Vieira e Bach: uma retórica do espelhamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Henrique Romaniello Passos
Orientador(a): Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Banca de defesa: Moacyr Laterza, Sergio Alves Peixoto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEHSE
Resumo: A partir de comparações entre elementos presentes no Sermão da Sexagésima, no Sermão do Demônio Mudo e ao longo do sermonário do Padre Antônio Vieira, e de determinadas características das fugas de Bach, especialmente no que tange às chamadas "fugas-espelho", o presente trabalho procura realizar um diálogo intersemiótico que aponte semelhanças entre as mencionadas obras. Com a ajuda de bibliografia crítica e especializada sobre o assunto, pretende-se demonstrar como as estruturas do sermão e da fuga podem coincidir em vários níveis. Estratégias de espelhamentos parecem surgir enquanto práticas constitutivas do texto literário e do musical.
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