Vieira e Bach: uma retórica do espelhamento
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
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Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEHSE |
Resumo: | A partir de comparações entre elementos presentes no Sermão da Sexagésima, no Sermão do Demônio Mudo e ao longo do sermonário do Padre Antônio Vieira, e de determinadas características das fugas de Bach, especialmente no que tange às chamadas "fugas-espelho", o presente trabalho procura realizar um diálogo intersemiótico que aponte semelhanças entre as mencionadas obras. Com a ajuda de bibliografia crítica e especializada sobre o assunto, pretende-se demonstrar como as estruturas do sermão e da fuga podem coincidir em vários níveis. Estratégias de espelhamentos parecem surgir enquanto práticas constitutivas do texto literário e do musical. |
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Vera Lucia de Carvalho Casa NovaMoacyr LaterzaSergio Alves PeixotoHenrique Romaniello Passos2019-08-14T00:29:18Z2019-08-14T00:29:18Z2006-03-09http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEHSEA partir de comparações entre elementos presentes no Sermão da Sexagésima, no Sermão do Demônio Mudo e ao longo do sermonário do Padre Antônio Vieira, e de determinadas características das fugas de Bach, especialmente no que tange às chamadas "fugas-espelho", o presente trabalho procura realizar um diálogo intersemiótico que aponte semelhanças entre as mencionadas obras. Com a ajuda de bibliografia crítica e especializada sobre o assunto, pretende-se demonstrar como as estruturas do sermão e da fuga podem coincidir em vários níveis. Estratégias de espelhamentos parecem surgir enquanto práticas constitutivas do texto literário e do musical.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNarrativa (Retórica)Música Séc XVII/XVIIIBach, Johann Sebastian, 1685-1750 Arte da fuga Crítica e interpretaçãoLiteratura barrocaVieira, Antonio, Padre, 1608-1697 Sermão da sexagésima Crítica e interpretaçãoVieira, Antonio, Padre, 1608-1697 Sermão do demônio mudo Crítica e interpretaçãoSemióticaMúsica e literaturaFuga (Música)Antônio VieirasermõesBachfugasespelhamentoVieira e Bach: uma retórica do espelhamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_agrupada_pdf.pdfapplication/pdf737898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6WEHSE/1/disserta__o_vers_o_agrupada_pdf.pdfc933cc0b47955fe429162f616047f437MD51TEXTdisserta__o_vers_o_agrupada_pdf.pdf.txtdisserta__o_vers_o_agrupada_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain263233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6WEHSE/2/disserta__o_vers_o_agrupada_pdf.pdf.txt320fbbd478f33c47d3491f81ee3b789eMD521843/ALDR-6WEHSE2019-11-14 16:12:11.642oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6WEHSERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:12:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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