Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Julio Cezar Matos Pereira
Orientador(a): Leoncio Jose Gomes Soares
Banca de defesa: Analise de Jesus da Silva, Luiz Alberto Oliveira Goncalves, Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes, Nelson De Luca Pretto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores.
id UFMG_c01e1dc01e5c5f6b6387e602a34c6b3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24N2U
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leoncio Jose Gomes SoaresAnalise de Jesus da SilvaLuiz Alberto Oliveira GoncalvesSheilla Alessandra Brasileiro de MenezesNelson De Luca PrettoJulio Cezar Matos Pereira2019-08-12T14:00:42Z2019-08-12T14:00:42Z2017-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2UEsta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores.This research was carried out with Young and Adults Education (YAE) teachers and students, in a municipal public school, a federal public school and two private schools, all in Belo Horizonte. The main objective was to learn about the use of mobile technologies by YAE teachers and students, from the school, to understand how they appropriate these technologies and how they use them in their daily lives in research, learning, communication and socialization situations. Thus, a small questionnaire was used and documentary researches, field observations and interviews were conducted to try to know if the uses of these technologies are related to the educational process of the students who are in the YAE schools and to the developed pedagogical work. It was hypothesized that the use of these technologies can help in the education of YAE students, both those who frequent classes and those who cannot frequent school because of their life and work rhythms. In the end, it is intended that the thesis confirm whether mobile technologies are used as learning resources in YAE schools and whether they bring students closer to school. A literature review was made about YAE and technologies in general, to assist in the researched data analysis and in the understanding of these themes. For that, we tried to establish a dialogue with the contributions of Adam Schaff, André Lemos and Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick and Zygmunt Bauman, among others authors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoTecnologias digitaisTecnologia móvelEducação de jovens e adultos (eja)InternetEscolaOs usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdfapplication/pdf15043649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/1/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf5e049b1b0d546ee0d2e60c8d50a1acacMD51TEXTtese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txttese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain1219711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/2/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txtd0cc31fda214609cd452df7dc926ed2eMD521843/BUOS-B24N2U2019-11-14 18:06:16.829oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24N2URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:06:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
title Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
spellingShingle Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
Julio Cezar Matos Pereira
Tecnologias digitais
Tecnologia móvel
Educação de jovens e adultos (eja)
Internet
Escola
Educação
title_short Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
title_full Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
title_fullStr Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
title_sort Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
author Julio Cezar Matos Pereira
author_facet Julio Cezar Matos Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Analise de Jesus da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Nelson De Luca Pretto
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Cezar Matos Pereira
contributor_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
Analise de Jesus da Silva
Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes
Nelson De Luca Pretto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Tecnologia móvel
Educação de jovens e adultos (eja)
Internet
Escola
topic Tecnologias digitais
Tecnologia móvel
Educação de jovens e adultos (eja)
Internet
Escola
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:00:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/1/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/2/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e049b1b0d546ee0d2e60c8d50a1acac
d0cc31fda214609cd452df7dc926ed2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890820283170816